queria editar um erro ortográfico na mensagem anterior e enganei-me... 
Crómio Escreveu:A verdade é que a crise actual que na minha opinião é a continuação da loucura iniciada em 1999/2000, vai forçosamente implicar mudanças radicais em muitas áreas, sendo agora o seu foco centrada no mercado financeiro. Porque quer queiramos quer não a verdade é que esta crise é financeira. Foi provocada pelos financeiros e será paga por todos.
Acerca disso, recomendo-te o Excelente artigo do Djovarius - Um longo caminho, assim como a leitura do artigo que ele aponta no final do seu post.
Dos futuros, acho que já percebeste a ideia, que é a maior recompensa que posso ter por resumir nalgumas linhas o que aprendi em alguns meses acerca deles.
Acerca das vendas a descoberto, poderás descobrir ao longo da tua jornada que não se consegue encontrar nenhuma relação entre shorts e a crise em que se vive, ou a sua agravante, sendo as proibições de shorts medidas simplesmente políticas e populistas, pois o povo tem que ter bodes expiatórios que não os seus responsáveis governamentais e monetários.
Da alavancagem, essa sim pertencente ao problema, não por ser nefasta em si mas por ter sido utilizada massivamente em produtos "martelados" pela alta finança, sem controlo e baseadas em crédito de alto risco patrocinado pelo governo americano através das fannies e freddies, que foram criadas para isso mesmo, garantir a segurança sobre crédito de altíssimo risco.
Resumo, alavancagem aplicada a produtos "martelados".
É o mesmo que proibir as facas porque uns tipos malucos andaram a matar com elas.
Lê o artigo do Dj, vale mesmo a pena.
Abraço
EDIT: Erro ortográfico
Excelente o artigo. Obrigado pelo link. Vou ler com mais calma, mas já retive o seguinte:
- O problema é financeiro, já tem vários anos, e a alavancagem só o piorou;
- O estouro está apenas no início. Não tenham qualquer dúvida.
- Citação: "Mas misturando a parte "estragada" do bolo com a parte "saborosa" tornou-se possível vender esse mesmo bolo. Até um belo dia..."; Olha os tóxicos !!
- Excesso de liquidez levou todos em manada no filão do crude; Felizes, e alavancados.
- O post do ulrich.
Por fim acrescentaria o seguinte:
No não longínquo ano 2000, a meio de uma pós graduação numa faculdade das ditas “melhores faculdades de gestão” deste país, no tópico avaliação de empresas, o mote era: Esqueçam todos os métodos de avaliação (VAL, VALA,…) o que conta agora é o valor futuro das acções. A nova economia vai reescrever os manuais.
Para espanto meu, apenas dois de um grupo de 20 discordamos dessa aproximação e fomos considerados velhos do Restelo. Meses depois caiu tudo. Foi-se a nova economia.
Se não me engano estamos novamente lá. Isto vai cair tudo. A economia virtual, da geração fictícia de valor, acabou. Agora não são apenas as dot.com que vão ao charco. Vão todas porque entraram no barco do dinheiro fácil, do dinheiro virtual. Como são os financeiros que estão no centro de todos os negócios, já não é o “produto”, a “coisa” que interessa, mas a rapidez com que se consegue obter lucro do nada. Puro jogo especulativo que nada produz.
EDIT: Quote: "The problem isn’t the tools,”. “It’s who is using the tools. Derivatives are like guns."
Malic X