CerealKiler Escreveu:as PMes negoceiam na sua maioria salarios líquidos, o empregado quer saber quanto vai ganhar, os impostos são pagos pela empresa um funcionário custo à empresa=salario liquido + impostos
é um assunto ENORME para discutir só numa ou noutra vertente.
e quanto ao IRS pago pelos particulares, ao contrário das empresas:
têm assistência médica, reformas, educação...etc.
Boas!
Tens razão o assunto é demasiado complexo e tem várias vertentes. Se fogem ao fisco é porque durantes anos a administração fiscal foi incompetente, concordo contigo.
Sobre a negociação de salarios é irrelevante se negoceias o liquido ou o iliquido, pedir 2500€ iliquidos ou o equivalente depois de pagar os impostos é a mesma coisa. Alem disso o liquido é variavel em função de varios factores, se é casado, se tem filhos, se o conjugue trabalha, etc...não consegues controlar estes factores, por isso nunca aceitei esse tipo de proposta quando tive que contratar colaboradores.
As reformas, doença e segurança social saiem dos 11% dos trabalhadores e dos 22,5% das empresas. O IRS e IRC, entre outras coisas, paga as estradas, segurança, educação, etc...
As PME's são mais importantes pelo numero de postos de trabalho que representam e criam e não pelos impostos que pagam. Já que a maior parte delas quase nunca dá lucros ou são lucros marginais.
Alem disso sempre que há um problema estão sempre a pedir apoios ao Estado ou subsidios à UE, por isso não me parece que haja qualquer tipo de injustiça, penso que se todos cumprissem as suas obrigações, provavelmente pagavamos todos um pouco menos.
Um abraço
Alexandre Santos