Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bp1511 » 11/11/2009 11:59

Cultureclub Escreveu:C’um catano Elias. Não esperava que fizesses uma dissertação tão exaustiva sobre a minha simples pergunta. :lol:
Mas desde já obrigado porque foram bastante esclarecedoras e instrutivas. :wink: :wink:
Perguntas porque não mudo de cavalo? Por uma razão óbvia: os meus 2 anteriores trades foram negativos (embora com perdas muito residuais) e muito honestamente não queria que acontecesse o mesmo a este, caso contrário em vez de ir tirar dinheiro ao mercado, estou a “injectar” lá o meu capital.
Eu bem sei que já por inúmeras vezes se discutiu este tema aqui no fórum ( que só se perde quando se vende = totalmente errado), mas não posso nem devo andar constantemente a saltar de cavalo em cavalo pois corro o risco de desbaratar o meu capital.
Deste o exemplo que devia mudar de papel, pois poderiam haver outros sectores com maior potencial de subida no mesmo período temporal. De acordo, mas acho que com a pontaria que tenho o mais certo era correr mal e assim que saísse da EDP-R ela começava a trepar (acho que tenho esse “poder sobrenatural”).
Em relação aos stop loss tens razão ao dizer que se deve definir um valor e cumpri-lo escrupulosamente. No entanto eu normalmente utilizo stop’s mentais . Quando acho que a coisa vai correr mal vendo sem pestanejar, depois, imediatamente a seguir, a cotação começa a subir, é a vida.

Um abraço


Olá

Começo a achar-te piada, (não interpretes mal as minhas palavras).
Se tens esse dão, diz quanto queres para sair do papel, que se calhar quem está longo no papel paga o valor. :wink:

Fica bem companheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por Elias » 11/11/2009 11:54

Cultureclub Escreveu:Quando acho que a coisa vai correr mal vendo sem pestanejar, depois, imediatamente a seguir, a cotação começa a subir, é a vida.


Mas não tem de ser assim.

Acima de tudo tens de definir um método e cumpri-lo.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Cultureclub » 11/11/2009 11:44

C’um catano Elias. Não esperava que fizesses uma dissertação tão exaustiva sobre a minha simples pergunta. :lol:
Mas desde já obrigado porque foram bastante esclarecedoras e instrutivas. :wink: :wink:
Perguntas porque não mudo de cavalo? Por uma razão óbvia: os meus 2 anteriores trades foram negativos (embora com perdas muito residuais) e muito honestamente não queria que acontecesse o mesmo a este, caso contrário em vez de ir tirar dinheiro ao mercado, estou a “injectar” lá o meu capital.
Eu bem sei que já por inúmeras vezes se discutiu este tema aqui no fórum ( que só se perde quando se vende = totalmente errado), mas não posso nem devo andar constantemente a saltar de cavalo em cavalo pois corro o risco de desbaratar o meu capital.
Deste o exemplo que devia mudar de papel, pois poderiam haver outros sectores com maior potencial de subida no mesmo período temporal. De acordo, mas acho que com a pontaria que tenho o mais certo era correr mal e assim que saísse da EDP-R ela começava a trepar (acho que tenho esse “poder sobrenatural”).
Em relação aos stop loss tens razão ao dizer que se deve definir um valor e cumpri-lo escrupulosamente. No entanto eu normalmente utilizo stop’s mentais . Quando acho que a coisa vai correr mal vendo sem pestanejar, depois, imediatamente a seguir, a cotação começa a subir, é a vida.

Um abraço
 
Mensagens: 46
Registado: 28/10/2009 18:20

por N. » 11/11/2009 11:38

Eu acho q para além dessa questão, há mais que se lhe diga. Os parque eólicos trabalham num intervalo de velocidades de vento (tipo entre 1 m/s e3 m/s - valores exemplificativos apenas).

Quando o vento está demasiado alto as ventoinhas não produzem, desligando os sistemas eléctricos para não excederem a carga para a qual foram concebidos.

Pelo menos foi o que me explicaram.
 
Mensagens: 89
Registado: 9/7/2009 18:45
Localização: 16

por Navete » 11/11/2009 11:37

Bons dias pessoal!!!

Conversas de surdos mudos... logo de manhã!!! :lol:

Pelo menos que acordem esta menina, a bela adormecida tem que apanhar o expresso até aos 6,90!!!
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por Sr_SNiper » 11/11/2009 11:33

E mesmo que seja óbvio que não sei se é ou não, é obvio que isso já esta descontado na acção...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: EDPR

por Elias » 11/11/2009 11:27

surviver Escreveu:Obviamente. Mas há duvidas quanto a isso?


Para mim não é nada óbvio. E sim, tenho as maiores dúvidas.

Podes por favor explicar porque é que consideras óbvio?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: EDPR

por surviver » 11/11/2009 11:24

Elias Escreveu:
surviver Escreveu:Acredito neste titulo, pois parece-me que o mercado ainda não considerou o facto de estarmos a iniciar um período de ventos fortes principalmente nas terras altas.


surviver, deduzo das tuas palavras que consideras que o Inverno tem em média ventos mais fortes que o Verão?


Obviamente. Mas há duvidas quanto a isso? Não sou entendido na materia mas caso esteja errado por favor corrijam-me pois gosto de aprender.
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

Re: EDPR

por Elias » 11/11/2009 11:14

surviver Escreveu:Acredito neste titulo, pois parece-me que o mercado ainda não considerou o facto de estarmos a iniciar um período de ventos fortes principalmente nas terras altas.


surviver, deduzo das tuas palavras que consideras que o Inverno tem em média ventos mais fortes que o Verão?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Sr_SNiper » 11/11/2009 11:03

Eu estou longo, mas acho que esta cotada esta a andar devagar, devagarinho, quando não anda de macha atrás...
Se continuar assim é mudar de cavalo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

EDPR

por surviver » 11/11/2009 10:53

Ao contrario dos últimos dias, não fez o movimento descendente após a abertura em alta. Será que hoje vamos ter uma dia de subida "sustentada"?

Acredito neste titulo, pois parece-me que o mercado ainda não considerou o facto de estarmos a iniciar um período de ventos fortes principalmente nas terras altas. Para além disso, a resistência tem-se mostrado muito forte e a lateralização é clara. Julgo que iremos em breve para norte mas sem aquele fulgor de viajar num topo de gama.
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

AT Edpr

por Mastergest » 10/11/2009 23:17

Boas colegas,

Deixo a minha opinião com um gráfico.

Possível cenário: o título andar a "marinar" entre os ~6,70€ e os ~7,00€. Estar atento à passagem dos ~7,00€ (com volume relevante), será um bom indicador para outros possíveis cenários.

Por outro lado se quebrar o suporte na zona dos ~6,63, que na minha opinião será relevante, certamente veremos a acção nos ~6,00€, mas isto é no cenário assinalado a vermelho.

De momento estou "neutral".

Abraço

MG
Anexos
AT EDPren 10-11-09.jpg
Possível cenário!
AT EDPren 10-11-09.jpg (65.37 KiB) Visualizado 5404 vezes
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

por careca79 » 10/11/2009 23:12

Boas.

Para dar uma achega ao que o Elias disse, sobre colocar o stop. Na minha opiniõa qualquer trade que se faça, tens de ter definido, antes de entrar e não durante:

1) Target
2) Stop loss

Evitar tomar decisões com o mercado aberto e cumprir aquele stop loss "no matter what", estudar o trade e detectar o erro ( se é que houve erro ) e voltar a tentar, sendo que se andas a parder mais do que consegues juntar por mês para reforçar a carteira, deves parar e tentar no mês seguinte ( isto se tiveres alguma estratégia de gestão de dinheiro )

Como alguém disse que já li por aqui, às vezes entras de forma correcta, ages de forma correcta e perdes dinheiro.

Outras vezes tens razão, mas cedo demais, é a vida de quem opta por investir em bolsa.

Abraço a todos.
 
Mensagens: 400
Registado: 29/11/2007 3:04
Localização: 16

por bp1511 » 10/11/2009 18:44

Continuo a ver esta imagem.
Anexos
edpr7.jpg
edpr7.jpg (83.43 KiB) Visualizado 5605 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por Navete » 10/11/2009 18:12

Cultureclub Escreveu:Navete,
prestas um enorme e útil serviço público aqui no caldeirão com as tuas excelentes análises. :wink:
Continua que estás a trabalhar bem, pena é que ela não nos "obedeça".


Obrigado Cultureclub. Decerto que existem muitos outros com as mesmas ideias que tu, aliás, não discordo de todo com o que dizes!!

Mas olha, geralmente quando os indices fazem "dodgis" ou andam a marinar, costuma quebrar esse enguiço com um movimento forte!!! agora para que lado... Os graficos parecem dizer que é para norte, pois estão em minimos... Mas já não digo nada.

No inicio da sessão ela vai lá em cima face a novos investidores. De pronto, quem quer sair, sai ao preço de mercado ou ao melhor!! Não existindo interesse em segurar o titulo, ela cai por ai a baixo, fazendo com que ao longo do dia, o pessoal esteja "escaldado" para voltar a entrar.

É necessário aqui um "milagre" para inverter esta tendencia negativa.
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por Elias » 10/11/2009 18:09

CultureClub,

Já que me pedes a opinião, vou comentar ponto por ponto.

Cultureclub Escreveu:Resta-me aguentar pacientemente, e esperar por uma tão anunciada recuperação.


Anunciada por quem? Pelos outros participantes do forum? Por algum ilustre analista? Pelas notícias? Por uma casa de investimento?

Repara que os títulos não sobem só porque alguém anuncia que vão subir. É preciso entender que o mercado se mexe ao sabor de duas forças que se chamam "oferta" e "procura" e não em função de "anúncios". Se queremos tirar o melhor partido dos movimentos do mercado temos de aprender a identificar bem estas duas forças.

Cultureclub Escreveu:Porque se vender agora terei uma perda bastante significativa.


Tu já estás a perder, independentemente de venderes os títulos ou não. E porquê? Porque o activo perdeu valor, logo vale menos. O valor actual do teu activo é o valor que o mercado paga por ele e não o valor a que o compraste.
Sei que custa imenso aceitar isto e é mais fácil fingir que não se está a perder nada, mas a realidade é um bocadinho mais amarga.

Cultureclub Escreveu:E além disso, o capital que tenho no mercado não me faz falta a curto prazo.


Esse é um argumento que é invocado frequentemente por quem detém posições perdentes, e por isso olho sempre com alguma desconfiança quando alguém diz isso. De qualquer forma, e sem pôr em dúvida o que escreves, gostaria de te convidar a reflectir no seguinte: o objectivo de aplicar dinheiro em bolsa é ganhar mais dinheiro (ou como se dizia dantes, é "pô-lo a render") e não tê-lo empatado, certo?

Ora, às vezes é mais fácil recuperar o capital perdido mudando de cavalo. Vejamos um exemplo: imagina que estás a perder 5% na EDPR. Imagina agora que tens informação suficiente para acreditar que nos próximos 3 meses se vai passar o seguinte:
- A EDPR vai continuar a andar de lado e não vai descolar dos 6,70
- A banca e as construtoras (nota que isto é um exemplo fictício, podem ser outros sectores quaisquer!) vão subir 10% nesse período de tempo

Tu gostarias de aproveitar essa subida para ganhar 10%, mas para isso tens de disponibilizar capital e para tal terias de vender as EDPR a perder 5%.

O que farias nesta situação? Mantinhas as EDPR ou trocavas por um cavalo melhor, que te permitisse recuperar mais depressa o que perdeste?

Cultureclub Escreveu:um gajo entra num papel na convicção que é agora que estão todas as condições reunidas para ele subir


Vamos com calma. Introspecção. O que é que terá falhado?
Se calhar eu começaria por rever a convicção inicial: o que é que te levou a pensar que o papel ia subir?

Cultureclub Escreveu:Isto parece que só me acontece a mim. Não há pachorra.


Entendo o teu desabafo e a tua frustração mas deixa-me dizer-te que já passei pelo mesmo, por diversas vezes.
E digo mais: duvido que haja um único participante neste forum que não tenha já vivido exactamente a sensação que descreves.

Cultureclub Escreveu:Já agora, Elias, que farias tu no meu lugar?


O que eu faria neste momento seria definir um stop loss com o objectivo de proteger o capital. O valor não é importante (pode ser 6,70 ou 6,60 ou 6,50 ou 6,40 ou mesmo 6 euros), o que é importante é que sejas rigoroso no cumprimento do teu stop loss, no caso de ele vir a ser activado.

Espero que isto ajude.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Cultureclub » 10/11/2009 18:01

Navete,
prestas um enorme e útil serviço público aqui no caldeirão com as tuas excelentes análises. :wink:
Continua que estás a trabalhar bem, pena é que ela não nos "obedeça".
 
Mensagens: 46
Registado: 28/10/2009 18:20

por Navete » 10/11/2009 17:51

Boas tardes.

Pouco há a dizer sobre o dia de hoje, igual a muitos outros anteriores em que nos faz perder o interesse.

Fechamos em cima da MA200.

A LTa está um pouco mais em baixo.

O gráfico MACD ainda não deu o tiro de partida, aliás a continuar assim, não sei se será este ano...

Mas a força a aparecer será visivel 6.80 6.90 serão transpostos de uma só vez!!!

Ainda estamos dentro da cunha.
E pronto ficam só dois gráficos, pois os outros de momento pouco mexeram, não justificando a queda de hoje, o volume foi identico ao dia de ontem. Mas hoje fez mais estrago... PQ!?
Anexos
EDP RENOVAVEISind.png
EDP RENOVAVEISind.png (21.03 KiB) Visualizado 5696 vezes
EDP RENOVAVEISdm.png
EDP RENOVAVEISdm.png (15.82 KiB) Visualizado 5683 vezes
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

AT EDP ren

por Mastergest » 10/11/2009 16:27

Boas colegas,

Na minha opinião este título vai surpreender pela positiva e penso que neste momento está a "solidificar". A qualquer momento poderá defenir tendência e penso que será ascendente ~7,00€!!!

Abraço

MG
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

Calma....

por rasteiro » 10/11/2009 16:12

também estou no mesmo barco, mas estou com positivismo na acção...
É a vida, neste momento estou dentro de 5 cotadas do PSI20, e a levar porrada da grossa.
A que mais me está a doer é a ZON. :wall:

Abraços

Cultureclub Escreveu:
Elias Escreveu:
Cultureclub Escreveu:Porque entrei perto dos 7 e como é uma quantia pessoal considerável, não devo por isso assumir, para já, as perdas.


Mas se não acreditas no título, e não queres assumir as perdas, o que pensas fazer? Ficar com elas indefinidamente?


Resta-me aguentar pacientemente, e esperar por uma tão anunciada recuperação. Porque se vender agora terei uma perda bastante significativa. E além disso, o capital que tenho no mercado não me faz falta a curto prazo.
Mas agora que ninguém nos lê/ouve: é galo, um gajo entra num papel na convicção que é agora que estão todas as condições reunidas para ele subir e vai daí é quedas atrás de quedas :!: Isto parece que só me acontece a mim. Não há pachorra.

Já agora, Elias, que farias tu no meu lugar?
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Cultureclub » 10/11/2009 16:06

Elias Escreveu:
Cultureclub Escreveu:Porque entrei perto dos 7 e como é uma quantia pessoal considerável, não devo por isso assumir, para já, as perdas.


Mas se não acreditas no título, e não queres assumir as perdas, o que pensas fazer? Ficar com elas indefinidamente?


Resta-me aguentar pacientemente, e esperar por uma tão anunciada recuperação. Porque se vender agora terei uma perda bastante significativa. E além disso, o capital que tenho no mercado não me faz falta a curto prazo.
Mas agora que ninguém nos lê/ouve: é galo, um gajo entra num papel na convicção que é agora que estão todas as condições reunidas para ele subir e vai daí é quedas atrás de quedas :!: Isto parece que só me acontece a mim. Não há pachorra.

Já agora, Elias, que farias tu no meu lugar?
 
Mensagens: 46
Registado: 28/10/2009 18:20

por Elias » 10/11/2009 14:19

Cultureclub Escreveu:Porque entrei perto dos 7 e como é uma quantia pessoal considerável, não devo por isso assumir, para já, as perdas.


Mas se não acreditas no título, e não queres assumir as perdas, o que pensas fazer? Ficar com elas indefinidamente?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

edp r

por anas » 10/11/2009 13:48

(((((((a recomendaçao ate foi positiva.))))
No que toca às energéticas, a Galp Energia (GALP.LB) ganhava 0,4% para EUR12,24 e a Energias de Portugal (EDP.LB) crescia 0,7% para EUR3,09.(( Já a EDP Renováveis (EDPR.LB) recuava 0,7% para EUR6,75, apesar de ter visto a sua recomendação revista em alta pela Nomura))
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

por Navete » 10/11/2009 13:43

Cultureclub, os gráficos podem estar todos bonitos, mas se não existir força compradora... ela vem por ai abaixo ao menor sopro/retirada de mais valias...

Já reparaste que ao inicio da sessão ela tenta manter-se em cima do suporte 6,80? Já é o 2ºdia assim.

Olha que estou pior que tu.. entrei aos 7,30!!!
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por Cultureclub » 10/11/2009 13:37

Navete Escreveu:Bons dias...

Portanto Cultureclub, acreditas em 1ºLugar, que ela não caia mais, e em 2º que suba!! :lol:

Porque senão poderias vender já. Para teres o capital empatado...


Amigo Navete, tanto eu como tu queriamos que a cotação subisse, presumo. :wink:
Mas por mais bonitos cenários (gráficos e indicadores) lhe pintem, ela teima em não nos fazer a vontade. è verdade e aquela historia de ontem "do pessoal que me caía todo em cima" e tal? :twisted:
Tens de te conformar que tenho razão.

Abraço
 
Mensagens: 46
Registado: 28/10/2009 18:20

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, PAULOJOAO e 167 visitantes