Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cultureclub » 11/11/2009 18:05

:shock: :shock:

Chiiii. Tanta ventania e tanto ruído por causa desta ilustre senhora que teima em nos empobrecer alegremente. :lol:

De facto, hoje houve umas passagens interessantes que poderão adivinhar fortes movimentos para breve, mas em que sentido?

Navete, estás envolvido nisto, eu logo vi! Estás a mudar de correctora/banco? :twisted:

Se preciasares de uma ajuda para fazeres as mudanças, apita. :wink:
 
Mensagens: 46
Registado: 28/10/2009 18:20

por aleixon » 11/11/2009 18:01

no comments
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

por Elias » 11/11/2009 17:58

aleixon Escreveu:tanto disparate seguido!!! em Portugal, por enquanto, toda a produção é entregue à rede. O que disse não faz sentido nenhum!!!


- continuas a não fornecer dados sobre a velocidade do vento e continuas a basear-te nos dados da energia produzida para tirar as tuas conclusões.

- continuas a recorrer a termos pouco apropriados, nomeadamente a classificar o que escrevi como disparates.

Ou seja, foges ao tema e partes para o ataque, dizendo que eu escrevo disparates e coisas sem sentido.


Tenho duas perguntas para ti:

- os dados do IM que apresentei sobre a velocidade do vento não te suscitam nenhum comentário?

- afinal tu tens ou não dados que sustentem a tua afirmação de que o vento é mais forte no Inverno?


Ah e já agora peço-te que moderes a linguagem, pois estás cada vez mais próximo dos limites que são aceites neste Forum.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por aleixon » 11/11/2009 17:52

Elias Escreveu:Basicamente estás a sugerir que eu sou ignorante na matéria. Não te fica muito bem, especialmente considerando que não apresentaste aqui dados nenhuns sobre a velocidade do vento. Preferia que tivesses apresentado os dados que te pedi em lugar de fazeres essas considerações.


Não estou a tentar dar-lhe nenhum tipo de qualificação. O Elias é que se classificou, por isso não coloque palavras que eu não disse.

para bom entendedor meia palavra basta. repito o que já apresentei: estude melhor a matéria e verá que os dados que apresentei são mais que suficientes.

Elias Escreveu:Que a energia produzida é maior no Inverno, é para mim evidente. No Inverno há maior procura por energia eléctrica, tanto para iluminação (o que é natural, pois os dias são mais curtos), como para aquecimento (o que também é natural, pois os dias são mais frios). Se há mais procura, é natural que se produza mais. Sempre assim foi e continuará a ser.

Deste modo, o facto de haver maior produção no Inverno tem pois a ver com maior procura e não necessariamente com a existência de vento.


tanto disparate seguido!!! em Portugal, por enquanto, toda a produção eólica é entregue à rede. O que disse não faz sentido nenhum!!!
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

por Navete » 11/11/2009 17:41

Leilão com alguma força...

Essas passagens... são muito esquesitas, ajustes de fundos?? :wink:

Volto mais logo para uma analise... agora tenho que ir espairecer...
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por anas » 11/11/2009 17:29

mais uma pasagem de de 189 mil acçoes desta menina,coisa estranha. :roll:
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

por Elias » 11/11/2009 17:16

aleixon Escreveu:se não conseguiu interpretar os dados da página 2 do link que anexei, deverá estudar melhor a matéria se pretender aprofundar o assunto.


Basicamente estás a sugerir que eu sou ignorante na matéria. Não te fica muito bem, especialmente considerando que não apresentaste aqui dados nenhuns sobre a velocidade do vento. Preferia que tivesses apresentado os dados que te pedi em lugar de fazeres essas considerações.

O Link da REN que indicaste não faz qualquer referência à velocidade do vento.

aleixon Escreveu:tente ver no site da dgge com a caracterização por zonas (pagina 19) do link: http://www.dgge.pt?cr=10701
se reparar o numero de horas entre outubro a fevereiro é sempre superior (atenção que estes dados referem-se apenas de ago/2008 a 1go/2009.


aleixon, eu pedi-te dados sobre a velocidade do vento e não sobre a energia produzida.

Que a energia produzida é maior no Inverno, é para mim evidente. No Inverno há maior procura por energia eléctrica, tanto para iluminação (o que é natural, pois os dias são mais curtos), como para aquecimento (o que também é natural, pois os dias são mais frios). Se há mais procura, é natural que se produza mais. Sempre assim foi e continuará a ser.

Deste modo, o facto de haver maior produção no Inverno tem pois a ver com maior procura e não necessariamente com a existência de vento.
aleixon Escreveu:Elias, acredite no que lhe digo porque falo com propriedade: em média, para Portugal, no longo prazo, no período de Outubro a Março, o vento é mais forte que no restante período.


Enquanto não me apresentares dados que sustentem aquilo que afirmas, não consigo acreditar no que me dizes.

Pela minha parte deixo-te aqui dois gráficos interessantes que apresentam dados sobre este assunto. Os dados foram obtidos pelo IM e estão disponíveis num relatório feito no âmbito dos estudos para o novo aeroporto (que podes ver aqui http://www.moptc.pt/tempfiles/20080114195431moptc.pdf). O primeiro gráfico refere-se à Ota e o segundo ao Montijo.

Os gráficos evidenciam aquilo que eu já achava mesmo sem os ter visto: os dias de Verão são em geral bastante mais ventosos que os dias de Inverno. Olhando para os gráficos podes verificar que nos meses de Dezembro e Janeiro predominam os dias com 1 a 5 nós (vento fraco ou calmaria) ao passo que nos meses de Verão os ventos de 6 a 10 nós (vento fraco a moderado) são os mais frequentes, havendo também uma maior frequência de ocorrência de ventos de 11 a 15 nós (vento moderado a forte) . O link que indiquei tem também dados para Fevereiro e Agosto e as conclusões são semelhantes (ventos mais intensos, em média, em Agosto do que em Fevereiro).

Estes dados podem ir no sentido contrário ao chamado “senso comum” mas a realidade é esta e os dados estão à vista.

Se por acaso dispões de dados sobre a velocidade do vento que evidenciem o contrário, por favor apresenta-os aqui.

1 abraço,
Elias
Anexos
vento ota.PNG
vento ota.PNG (86.05 KiB) Visualizado 5457 vezes
vento montijo.PNG
vento montijo.PNG (91.66 KiB) Visualizado 5437 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por aleixon » 11/11/2009 16:43

Elias Escreveu:aleixon,

Tu indicaste-me o site da REN e da DGGE mas como deves calcular não faz muito sentido eu andar a navegar pelo site à procura de uma informação que tu sabes onde está e eu não sei. Foi por isso que pedi para apresentares números.

Entretanto estive a ver o link que referes e não escreve em parte alguma que o vento é mais forte no Inverno.

Eu continuo a perguntar-te: podes apresentar números que sustentem a tua ideia de que o vento é mais forte no Inverno?


se não conseguiu interpretar os dados da página 2 do link que anexei, deverá estudar melhor a matéria se pretender aprofundar o assunto.

tente ver no site da dgge com a caracterização por zonas (pagina 19) do link: http://www.dgge.pt?cr=10701

se reparar o numero de horas entre outubro a fevereiro é sempre superior (atenção que estes dados referem-se apenas de ago/2008 a 1go/2009.

Elias, acredite no que lhe digo porque falo com propriedade: em média, para Portugal, no longo prazo, no período de Outubro a Março, o vento é mais forte que no restante período.

espero ter ajudado.
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

por ruisebas » 11/11/2009 16:41

Sr_SNiper Escreveu:
Navete Escreveu:Confirmam a quebra da MA200? :(

Não estou a prever um fecho bom... aliás vem ai o apocalipse... :twisted:

Vem ai vento chuva rais e trovões... Vou saltar fora do barco...


200.000.... Foste tu sniper? :lol:
Anexos
asd.bmp
asd.bmp (63.54 KiB) Visualizado 5536 vezes
 
Mensagens: 285
Registado: 6/12/2008 1:58
Localização: Leiria

por Navete » 11/11/2009 16:40

Acabaram de colocar um tampão nos 6,722...

É mesmo para cortar as pernas... :(
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por Sr_SNiper » 11/11/2009 16:33

Navete Escreveu:Confirmam a quebra da MA200? :(

Não estou a prever um fecho bom... aliás vem ai o apocalipse... :twisted:

Vem ai vento chuva rais e trovões... Vou saltar fora do barco...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Elias » 11/11/2009 16:27

aleixon,

Tu indicaste-me o site da REN e da DGGE mas como deves calcular não faz muito sentido eu andar a navegar pelo site à procura de uma informação que tu sabes onde está e eu não sei. Foi por isso que pedi para apresentares números.

Entretanto estive a ver o link que referes e não escreve em parte alguma que o vento é mais forte no Inverno.

Eu continuo a perguntar-te: podes apresentar números que sustentem a tua ideia de que o vento é mais forte no Inverno?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: EDPR

por aleixon » 11/11/2009 16:23

aleixon Escreveu:confirmo que existe sazonalidade na produção eólica. Em média a velocidade do vento é superior no Inverno.


podes apresentar dados concretos?[/quote]

já tinha deixado a referência para consultar o site da dgge ou da ren!!! (um link: http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT ... 202008.pdf)

posso acrescentar, que se fizer pesquisa na internet, poderá encontrar alguns estudos, para Portugal, séries de longo prazo, apresentando esta característica de sazonalidade.
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

por Navete » 11/11/2009 16:16

Confirmam a quebra da MA200? :(

Não estou a prever um fecho bom... aliás vem ai o apocalipse... :twisted:
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

Re: EDPR

por Elias » 11/11/2009 16:02

surviver Escreveu:Bem... aquilo que é obvio não costuma ter explicação. Qualquer das formas são pontos de vista... respeito.


Não me parece que seja uma questão de pontos de vista.
Ou velocidade do vento é superior no Inverno, ou não é.

aleixon Escreveu:confirmo que existe sazonalidade na produção eólica. Em média a velocidade do vento é superior no Inverno.


podes apresentar dados concretos?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Sr_SNiper » 11/11/2009 14:41

abriu bem... mas já esta quase no vermelho... Andamos a perder dinheiro devagarinho...
Ficaa o meu desabafo... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: EDPR

por surviver » 11/11/2009 13:11

aleixon Escreveu:
Elias Escreveu:
surviver Escreveu:Obviamente. Mas há duvidas quanto a isso?


Para mim não é nada óbvio. E sim, tenho as maiores dúvidas.

Podes por favor explicar porque é que consideras óbvio?


confirmo que existe sazonalidade na produção eólica. Em média a velocidade do vento é superior no Inverno. Tendo em conta que a energia corresponde ao cubo da velocidade do vento, esta sazonalidade é mais expressiva quando expressa em energia, em vez de velocidade.

podem aceder a esta informação no site da REN e da DGGE


Obrigado...

Era o que eu previa
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

por anas » 11/11/2009 13:03

eu nao sou analista mas**com a recuperaçao ai a porta como dizem a energia so tem que manter ou ate subir ou nao?è o que eu penso. :wink:
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

Re: EDPR

por aleixon » 11/11/2009 13:01

Elias Escreveu:
surviver Escreveu:Obviamente. Mas há duvidas quanto a isso?


Para mim não é nada óbvio. E sim, tenho as maiores dúvidas.

Podes por favor explicar porque é que consideras óbvio?


confirmo que existe sazonalidade na produção eólica. Em média a velocidade do vento é superior no Inverno. Tendo em conta que a energia corresponde ao cubo da velocidade do vento, esta sazonalidade é mais expressiva quando expressa em energia, em vez de velocidade.

podem aceder a esta informação no site da REN e da DGGE
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

É do Diário Económico....

por rasteiro » 11/11/2009 12:55

mas neste momento já não está disponivél...

Abraços



anas Escreveu:de quando è essa noticia???e que la diz que a edp esta a subir para os 6,70 e ela hoje nenca esteve nesse valor sempre acima.
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

edp r

por anas » 11/11/2009 12:40

ok ja vi a noticia.mas nada de mais o preço alvo ainda esta acima da cotaçao actual e nao esquecer que a edp r nao esta so em espanha esta em expançao pelo mundo fora.ja agora viram aquela passagem de 100 mil acçoes à meia hora atras.
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

por anas » 11/11/2009 12:31

de quando è essa noticia???e que la diz que a edp esta a subir para os 6,70 e ela hoje nenca esteve nesse valor sempre acima.
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

Re: EDPR

por surviver » 11/11/2009 12:17

Elias Escreveu:
surviver Escreveu:Obviamente. Mas há duvidas quanto a isso?


Para mim não é nada óbvio. E sim, tenho as maiores dúvidas.

Podes por favor explicar porque é que consideras óbvio?


Bem... aquilo que é obvio não costuma ter explicação. Qualquer das formas são pontos de vista... respeito. Quanto a já estar descontado na acção é que tenho inumeras duvidas... esse argumento retira toda a logica de analise, pois tudo o que se argumente já pode estar descontado na acção...
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

Exane BNP Paribas reduz preço-alvo e reitera "neutral&q

por rasteiro » 11/11/2009 12:16

Os analistas do Exane BNP Paribas emitiram uma nota de investimento para o mercado eólico espanhol, tendo reduzido o preço-alvo da EDP Renováveis de forma a reflectir menores ganhos por acção, com base nas estimativas de redução do preço de venda da electricidade no mercado espanhol.

O preço-alvo da eólica portuguesa desceu para 7,7 euros de 8,30 euros. A recomendação de “neutral” foi reiterada.

A redução do preço-alvo deve-se à redução do preço estimado da energia que a EDP Renováveis previa vender a 47 euros por MWh, uma vez que o mercado espanhol se encontra com excesso de oferta, segundo os analistas.

“Até agora, a empresa contratualizou [a venda de] 50% da produção de energia, a um preço de 44 euros por MWh” e “ao abrigo da regulação antiga prevê um preço de 47 euros por MWh”. Um valor que deve ser pressionado devido à situação de excesso de oferta no mercado espanhol.

Os analistas estimam que essa electricidade seja vendida abaixo dos 44 euros.

Pela positiva, os analistas destacam que a empresa “está a manter os mesmo níveis de acréscimo de capacidade para 2009 e 2010, tal como indicado pela gestão em 2008, com o objectivo de terminar 2010 com 1,3 a 1,4 GW de nova capacidade”, enquanto a Iberdrola reduziu o seu programa de despesas de capital para os anos 2009 e 2010.

O documento refere que os analistas do banco reduziram a sua estimativa de ganhos por acção em 7%, para o final de 2009 e em 9% para 2010, “de forma a reflectir os preços de venda da electricidade mais conservadores assumidos em Espanha, no próximo ano”.

As acções da EDP Renováveis sobem 0,30% para 6,70 euros e o seu novo preço-alvo confere-lhes um potencial de valorização de 14%.
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por Cultureclub » 11/11/2009 12:14

bp1511 Escreveu:Se tens esse dão


Por acaso tenho esse Dão que é um pingão, mas também tenho bons Douros e alentejanos. :P :P
 
Mensagens: 46
Registado: 28/10/2009 18:20

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 142 visitantes