Tudo o que aprendi este ano (2008) nos mercados financeiros
Re: Intraday continua a valer a pena?
cedilha Escreveu:Tiago,
Chegaste a alguma conclusão sobre este tema? Mudaste a tua estrategia ou continuas no Intraday?
Sim, cheguei. O day-trade é muito bom mas é para as corretoras.

Muito resumidamente, as fases pelas quais fui passando ao longo deste ano e meio:

Actualmente encontro-me na 6ª fase. A estratégia que estou a tentar construir é baseada em Trend Following (médio/longo prazo) pois penso que é a mais indicada para pequenos especuladores, ou seja, aquela onde a nossa vantagem é maior.
Tiago
edit: 2 erros gramaticais
galfarragem Escreveu:Tudo isto para quê? Experimenta retirar os meses de Abril e Maio de 2008 dos gráficos e retira conclusões. Um ano e meio é bastante curto para ter a noção se foi um golpe de sorte ou se foi fruto de trabalho.
Não é preciso retirar ou acrescentar meses para chegar a essa conclusão.
Aliás, se leres o relatório anual (2008) encontras escrito, entre outras, a seguinte frase: "Confesso que, ao terminar esta experiência, não atribuo qualquer importância ou valor à elevada rentabilidade que consegui pois sei que ela não vale absolutamente nada. A única vantagem objectiva é que me proporcionou mais tempo de aprendizagem. Ai sim, reside o seu verdadeiro valor."
Se há algo que eu não estou minimamente interessado é na minha rentabilidade, seja ela qual for. A única coisa em que estou interessado é no processo.
Tiago
Intraday continua a valer a pena?
Tiago,
Uma pergunta relativa ao teu relatorio de 2008:
"E o estudo resulta no seguinte: ganhei 99% nos 8 trades que duraram mais do que o intraday e nos restantes 122 (94%) perdi, em média, 5.84%.
Conclusão, estou a perder dinheiro no intraday."
Chegaste a alguma conclusão sobre este tema? Mudaste a tua estrategia ou continuas no Intraday?
BN!
Uma pergunta relativa ao teu relatorio de 2008:
"E o estudo resulta no seguinte: ganhei 99% nos 8 trades que duraram mais do que o intraday e nos restantes 122 (94%) perdi, em média, 5.84%.
Conclusão, estou a perder dinheiro no intraday."
BN!
- Registado: 15/9/2008 12:56
Tiago, li por alto este tópico e numa reacção a quente (vou ler os relatórios com atenção) aprecio bastante a tua sede de saber e cientificismo (como a minha e que a maior parte das vezes é invejada) mas ao mesmo tempo não podemos excluir a sorte (o factor random). Eu em 2007 ganhei 50% mas só em 2008 é que percebi que não percebia nada disto. Hoje em dia em 2009 quanto mais aprendo sobre o mercado mais tenho a noção que não sei nada disto e o que tenho para aprender aumenta exponencialmente. Encara isto como uma critica positiva que talvez já te tenham feito dezenas de vezes (o que te pode levar a dar algum crédito a essas críticas, dado a repetirem-se sucessivamente).
Ter sempre sorte dá muito trabalho mas não seria tão extremista a dizer que sorte é sempre igual a trabalho. Sorte é igual a trabalho no longo prazo na minha opinião.
Eu diria que a sorte e azar tende para 50%-50% . A nossa capacidade de trabalho pode fazer alterar essas percentagens nos dois sentidos e a juntar há um factor de imprevisibilidade variável que ao longo de períodos curtos pode completamente anular os pontos ganhos pelo trabalho e viceversa - a empiricamente chamada sorte de principiante.
Mas numa perspectiva de longo prazo acredito que este factor random é igual a zero e apenas o trabalho é importante.
Tudo isto para quê? Experimenta retirar os meses de Abril e Maio de 2008 dos gráficos e retira conclusões. Um ano e meio é bastante curto para ter a noção se foi um golpe de sorte ou se foi fruto de trabalho.
Apesar desta constatação acho que estás num caminho positivo. Parabéns.
Ter sempre sorte dá muito trabalho mas não seria tão extremista a dizer que sorte é sempre igual a trabalho. Sorte é igual a trabalho no longo prazo na minha opinião.
Eu diria que a sorte e azar tende para 50%-50% . A nossa capacidade de trabalho pode fazer alterar essas percentagens nos dois sentidos e a juntar há um factor de imprevisibilidade variável que ao longo de períodos curtos pode completamente anular os pontos ganhos pelo trabalho e viceversa - a empiricamente chamada sorte de principiante.
Mas numa perspectiva de longo prazo acredito que este factor random é igual a zero e apenas o trabalho é importante.
Tudo isto para quê? Experimenta retirar os meses de Abril e Maio de 2008 dos gráficos e retira conclusões. Um ano e meio é bastante curto para ter a noção se foi um golpe de sorte ou se foi fruto de trabalho.
Apesar desta constatação acho que estás num caminho positivo. Parabéns.
http://portugalstocks.co.cc/
Portugal Stocks | Selected Information - portal com os melhores links de informação sobre a bolsa e acções portuguesas
Portugal Stocks | Selected Information - portal com os melhores links de informação sobre a bolsa e acções portuguesas
- Registado: 9/5/2009 15:49
O relatório do 1º semestre de 2009 (e evolução desde 1 Janeiro de 2008) já se encontra disponível no meu blog as-minhas-operacoes.blogspot.com.
Abraço,
Tiago
Abraço,
Tiago
Thunder Escreveu:Tiago ainda não tive tempo para ler oteu relatório, mas queria dar-te os meus parabéns, como já tinha feito em outras ocasiões pela tua capacidade de organização e sistematização. Isto chega a roçar o "profissional".
E parabéns pela rentabilidade anual.... e pela tua evolução![]()
A humildade que tiveste em reconhecer os teus erros e que muitas das tuas posições iniciais não eram lúcidas, só te grangeou respeito e simpatia aqui no caldeirão![]()
Meus sinceros parabéns e que em 2009 o teu projeto continue no bom caminho
Olá Thunder, muito obrigado pelo teu comentário.

Só mesmo a roçar o profissional... Segundo a opinião de dois traders profissionais que leram o meu relatório faltam ainda umas coisinhas. Referir os níveis de alavancagem utilizados e medidas de retorno ajustadas ao risco, por exemplo.
Algumas coisas eram impossíveis pois não recolhi esses dados em 2008. Em bom rigor não havia dados sequer para recolher. Quando se opera sem STOP LOSS não se pode sequer medir o retorno ajustado ao risco, por exemplo.
Este ano já comecei a recolher mais dados e espero que o relatório de 2009 fique francamente melhor do que o do ano passado.
Um abraço,
Tiago
Olá a todos
Tiago ainda não tive tempo para ler oteu relatório, mas queria dar-te os meus parabéns, como já tinha feito em outras ocasiões pela tua capacidade de organização e sistematização. Isto chega a roçar o "profissional".
E parabéns pela rentabilidade anual.... e pela tua evolução
A humildade que tiveste em reconhecer os teus erros e que muitas das tuas posições iniciais não eram lúcidas, só te grangeou respeito e simpatia aqui no caldeirão
Grande abraço

Tiago ainda não tive tempo para ler oteu relatório, mas queria dar-te os meus parabéns, como já tinha feito em outras ocasiões pela tua capacidade de organização e sistematização. Isto chega a roçar o "profissional".
E parabéns pela rentabilidade anual.... e pela tua evolução

A humildade que tiveste em reconhecer os teus erros e que muitas das tuas posições iniciais não eram lúcidas, só te grangeou respeito e simpatia aqui no caldeirão

Grande abraço

Flying Turtle Escreveu:tmms Escreveu:Não sei quem é o autor desta frase mas é genial:
"We do not see things as they are, we see things as we are"
Também não sei, e uma rápida pesquisa na Internet não te retorna uma resposta concreta.
Já me consegui recordar onde ouvi essa frase: no excelente curso áudio do Rich Leonardi «The Squawk Trader Educational Classroom Series».
A autoria da frase genial é atribuída à filosofa Anais Nin (1903-1977).
Abraço,
Tiago
Turtle, Clinico e Emanuel!
Aproveito para deixar um excerto de um comentário meu noutras paragens a respeito das contra-partes serem vistas como inimigos, sobretudo, nos mercados de derivados.

Aproveito para deixar um excerto de um comentário meu noutras paragens a respeito das contra-partes serem vistas como inimigos, sobretudo, nos mercados de derivados.
tmms wrote:
Eu só opero em derivados. Sei perfeitamente que, excluindo comissões, a soma é nula. E, sinceramente, não consigo ver as minhas contra-partes como inimigos, como tu dizes.
Explico-te em poucas palavras como é que eu encaro as minhas operações e a minha relação com o mercado:
Encaro cada posição que abro nos mercados como se eu fosse uma seguradora que está a celebrar com um cliente uma nova apólice de seguro de vida, por exemplo. Sei, à partida, que alguns dos meus clientes (talvez até mais de 50% deles) irão falecer durante a vigência da apólice e, por isso, eu (seguradora) tenho de pagar as respectivas indemnizações aos beneficiários.
É tão simples como isto! Agora considerar os meus clientes inimigos porque morrem? E os outros são amigos?
Desculpa mas é mesmo uma questão de perspectiva. Respeito a tua mas discordo inteiramente.
Abraço,
Tiago
- Registado: 29/11/2007 3:06
O que Aprendi
Parabens Tiago pela magnifico trabalho. Sei que estou atrasado mas venho menos por aqui por razões profissionais.
Sejam quais forem as críticas (eu não tenho categoria para as fazer a ste nível), o facto incontornável é que houve uma percentagem de lucro fabulosa para o ano que foi, e houve disciplina para pôr um stop nas perdas. O resto é paisagem...
Já vi a mensagem que amávelmente me deixou e já respondi.
Abraço
Clinico
Sejam quais forem as críticas (eu não tenho categoria para as fazer a ste nível), o facto incontornável é que houve uma percentagem de lucro fabulosa para o ano que foi, e houve disciplina para pôr um stop nas perdas. O resto é paisagem...
Já vi a mensagem que amávelmente me deixou e já respondi.
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
tmms Escreveu:Não sei quem é o autor desta frase mas é genial:
"We do not see things as they are, we see things as we are"
Também não sei, e uma rápida pesquisa na Internet não te retorna uma resposta concreta. De qualquer forma, essa frase é uma das muitas que servem para ajudar a compreender a distinção entre informação e conhecimento. Outra, por exemplo, é:
“I know you believe you understand what you think I said – but I'm not sure you realise that what you heard is not what I meant!” (Arsleigh Brilliant, citado por Miller, F.J. (2002) "I = 0 (Information has no intrinsic meaning)" Information Research, 8(1), paper no. 140 [Available at http://InformationR.net/ir/8-1/paper140.html])
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
tmms Escreveu:tmms Escreveu:face aos resultados (de aprendizagem e não rentabilidade) obtidos em 2008 decidi, mais a minha mulher, dedicar também 2009 exclusivamente a esta actividade. Vai ser uma espécie de mestrado por conta própria com a diferença que está a sair um bocado mais caro.redhot Escreveu:Já agora, sei que é uma pergunta pessoal, se não quiseres não respondas, compreenderei e sei que estou a ser atrevido:
1. Vais-te dedicar em 2009 aos mercados com a tua esposa. Certo?
2. Tinham os dois empregos?
3. Se sim deixaram de ter? Por algum motivo?
4. Ou são estudantes que acabaram a faculdade e ainda não entraram na vida profissional?
As perguntas são, efectivamente, de carácter demasiado pessoal mas eu respondo porque a minha frase pode, pelos vistos, ter deixado alguma dúvida.
Eu escrevi "decidi, mais a minha mulher, dedicar":
- Eu decidi dedicar
- Decisão essa tomada com o total apoio e concordância da minha mulher
- Não decidimos dedicar-nos (ambos)
Esclarecida a questão gramatical da frase, vamos às respostas concretas:
Não. Vou dedicar 2009 à continuação desta experiência nos mercados cujo objectivo é adquirir mais conhecimento nesta área, tal como se fosse um mestrado. No final de 2009 a experiência termina. O que vou fazer a seguir? Não faço a mínima ideia, nem estou preocupado com isso.
Sim. A minha mulher tem o seu emprego onde tem vindo a alcançar sucessivamente resultados brilhantes e tem a responsabilidade de representar o nosso país junto de uma importantíssima organização internacional. Tal como eu, recebeu convites para trabalhar ainda durante a licenciatura. Eu optei por seguir uma via diferente e trabalhar por conta própria.
A minha mulher continua a carreira que iniciou há já alguns anos, ainda na faculdade, e com uma progressão notável para a idade que tem (29 anos!).
Eu, 33 anos, vendi por opção as quotas de uma empresa que criei de raiz. E foi, precisamente, nos seis meses em que estava a começar a planear qual seria o próximo projecto na minha vida que descobri os futuros financeiros (através de um anúncio da Pedro Arroja na RFM). Fui ao site, li um artigo, comprei um livro, outro livro, muitos livros (estávamos em 2007) e decidi: "Ora aqui está o meu próximo projecto! Especulação financeira"![]()
Só que, como não sou formado em gestão ou afins, tenho de aprender primeiro.
4. Ou são estudantes que acabaram a faculdade e ainda não entraram na vida profissional?
Já terminámos ambos a faculdade há alguns anos e, como disse, começámos a trabalhar ainda durante o curso. Fomos colegas. Foi assim que conheci a mulher da minha vida, já lá vão uns bons 11 anos ou 12 anos.
E "prontos", aqui fica a história da minha vida contada em 4 pontos.![]()
Abraço,
Tiago
Deves saber porque perguntei.
Porque há pessoal que "se mete na bolsa" por ter perdido o emprego. Ou porque estão com dificuldades financeiras. E necessitam de dinheiro.
E isso é o pior. Jogam na roleta em desespero com as economias que têm. Depois perdem-nas e começam a pedir emprestado aos amigos. etc...
Começam a ter trades perdedores ma a sonhar que no futuro esses trades passam a ser ganhadores. É o caminho para a ruína.
Ainda bem que não é o vosso caso.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
tmms Escreveu:face aos resultados (de aprendizagem e não rentabilidade) obtidos em 2008 decidi, mais a minha mulher, dedicar também 2009 exclusivamente a esta actividade. Vai ser uma espécie de mestrado por conta própria com a diferença que está a sair um bocado mais caro.
redhot Escreveu:Já agora, sei que é uma pergunta pessoal, se não quiseres não respondas, compreenderei e sei que estou a ser atrevido:
As perguntas são, efectivamente, de carácter demasiado pessoal mas eu respondo porque a minha frase pode, pelos vistos, ter deixado alguma dúvida.
Eu escrevi "decidi, mais a minha mulher, dedicar":
- Eu decidi dedicar
- Decisão essa tomada com o total apoio e concordância da minha mulher
- Não decidimos dedicar-nos (ambos)
Esclarecida a questão gramatical da frase, vamos às respostas concretas:
Não. Vou dedicar 2009 à continuação desta experiência nos mercados cujo objectivo é adquirir mais conhecimento nesta área, tal como se fosse um mestrado. No final de 2009 a experiência termina. O que vou fazer a seguir? Não faço a mínima ideia, nem estou preocupado com isso.
Sim. A minha mulher tem o seu emprego onde tem vindo a alcançar sucessivamente resultados brilhantes e tem a responsabilidade de representar o nosso país junto de uma importantíssima organização internacional. Tal como eu, recebeu convites para trabalhar ainda durante a licenciatura. Eu optei por seguir uma via diferente e trabalhar por conta própria.
A minha mulher continua a carreira que iniciou há já alguns anos, ainda na faculdade, e com uma progressão notável para a idade que tem (29 anos!).
Eu, 33 anos, vendi por opção as quotas de uma empresa que criei de raiz. E foi, precisamente, nos seis meses em que estava a começar a planear qual seria o próximo projecto na minha vida que descobri os futuros financeiros (através de um anúncio da Pedro Arroja na RFM). Fui ao site, li um artigo, comprei um livro, outro livro, muitos livros (estávamos em 2007) e decidi: "Ora aqui está o meu próximo projecto! Especulação financeira"

Só que, como não sou formado em gestão ou afins, tenho de aprender primeiro.
Já terminámos ambos a faculdade há alguns anos e, como disse, começámos a trabalhar ainda durante o curso. Fomos colegas. Foi assim que conheci a mulher da minha vida, já lá vão uns bons 11 anos ou 12 anos.
E "prontos", aqui fica a história da minha vida contada em 4 pontos.

Abraço,
Tiago
Olá redhot,
Ok! Tudo bem.
Mais uma vez fica provado que temos uma filosofia de vida muito diferente.
Não, eu não disse isso.
Eu disse que dediquei 2008 em exclusivo aos mercados como se estivesse a investir um mestrado, por exemplo. Face aos resultados obtidos (conhecimento adquirido e não rentabilidades) resolvi prolongar esta experiência por mais um ano. O ano da tese!
Porquê? Porque um ano está longe de chegar para adquirires os conhecimentos necessários. Pelo menos, para mim.
Quando terminar 2009 farei novo balanço e decidirei o que fazer.
Abraço,
Tiago
redhot Escreveu:Quanto ao dinheiro: Para mim os mercados financeiros são um hobby com um objectivo muito claro: tornár-me milionário. Ganância TOTAL!!!!!!
Ok! Tudo bem.
Mais uma vez fica provado que temos uma filosofia de vida muito diferente.
redhot Escreveu:Tu pelo menos também dizes que te vais dedicar a fulltime aos mercados. Então terás de ganhar dinheiro, senão não te alimentas.
Não, eu não disse isso.
Eu disse que dediquei 2008 em exclusivo aos mercados como se estivesse a investir um mestrado, por exemplo. Face aos resultados obtidos (conhecimento adquirido e não rentabilidades) resolvi prolongar esta experiência por mais um ano. O ano da tese!

Porquê? Porque um ano está longe de chegar para adquirires os conhecimentos necessários. Pelo menos, para mim.
Quando terminar 2009 farei novo balanço e decidirei o que fazer.
Abraço,
Tiago
Já agora, sei que é uma pergunta pessoal, se não quiseres não respondas, compreenderei e sei que estou a ser atrevido:
Vais-te dedicar em 2009 aos mercados com a tua esposa. Certo?
Tinham os dois empregos?
Se sim deixaram de ter? Por algum motivo?
Ou são estudantes que acabaram a faculdade e ainda não entraram na vida profissional?
Vais-te dedicar em 2009 aos mercados com a tua esposa. Certo?
Tinham os dois empregos?
Se sim deixaram de ter? Por algum motivo?
Ou são estudantes que acabaram a faculdade e ainda não entraram na vida profissional?
Monkey Trader
tmms Escreveu:Eu não tenho nada a ver com isso mas acho que é melhor equacionares as tuas prioridades na vida e os teus objectivos. Se não o fizeres a vida irá encarregar-se de o fazer por ti.
Abraço,
Tiago
As minhas prioridades e objectivos há muito que estão bem definidos. E até agora não me queixo. Humildemente os obstáculos vão sendo ultrapassados.
Quanto ao dinheiro: Para mim os mercados financeiros são um hobby com um objectivo muito claro: tornár-me milionário. Ganância TOTAL!!!!!!
Se o vou conseguir ou não não sei. Mas esse é o meu objectivo. E divertir-me pois é uma área muito interessante. Ganhar dinheiro a fazer uma coisa que gostamos é um bom objectivo.
Tu pelo menos também dizes que te vais dedicar a fulltime aos mercados. Então terás de ganhar dinheiro, senão não te alimentas.
Já tenho a minha vida profissional onde tenho obtido sucesso ao longos de vários anos. Pode ser que nos mercados financeiros o consiga. Se não conseguir humildemente o assumirei e me dedicarei à pesca...
Mais uma vez, boa sorte!!
Monkey Trader
tmms Escreveu: No mundo só há uma coisa que verdadeiramente me deslumbra[/b] quer pela sua beleza quer, sobretudo, pela sua inteligência: a minha mulher!
Tão bonito.

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Já dei os parabéns ao Tiago pela evolução, mas queria deixar um desafio a todos os que acham que ele evoluiu muito mais do que eles durante o ano de 2008.
Porque não tentam escrever um texto como o do Tiago? Não necessita de ter a dimensão e a estrutura do dele. Experimentem escrever em 2/3 páginas aquilo que aprenderam durante o último ano, aquilo que gostariam de melhorar e o que vão fazer para melhorar.
Garanto-vos que o tempo "perdido" nesse trabalho de escrever e esquematizar os pensamentos é uma das melhores maneiras de melhorar o vosso trading e permite que vocês conheçam melhor a vossa personalidade.
Depois, façam como o Tiago e coloquem esses documentos online para que os outros possam criticar esse documento e vocês sejam "obrigados" a defender as vossas ideias e conhecimentos.
Um abr
Nuno
Porque não tentam escrever um texto como o do Tiago? Não necessita de ter a dimensão e a estrutura do dele. Experimentem escrever em 2/3 páginas aquilo que aprenderam durante o último ano, aquilo que gostariam de melhorar e o que vão fazer para melhorar.
Garanto-vos que o tempo "perdido" nesse trabalho de escrever e esquematizar os pensamentos é uma das melhores maneiras de melhorar o vosso trading e permite que vocês conheçam melhor a vossa personalidade.
Depois, façam como o Tiago e coloquem esses documentos online para que os outros possam criticar esse documento e vocês sejam "obrigados" a defender as vossas ideias e conhecimentos.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Crómio Escreveu:Porque foram obrigados a estar dentro do mercado?Então porque perderam no ano passado?
Em primeiro lugar há muitos fundos que tiverem resultados positivos este ano. Obviamente não são fundos de acções que, como o Crómio disse, "têm" de estar no mercado e, na prática, reflectem os índices bolsistas.
Em segundo lugar, não entendi muito bem o teu comentário acerca dos profissionais da área. Mas fica aqui mais em excerto de um texto que te recomendei anteriormente. Escrevi assim: "Jaime, como podes tu achar que bate certo achares que consegues melhores rentabilidades que os melhores hedge funds do mundo? Os melhores profissionais do mundo nesta área são todos incultos ou incompetentes?"
Abraço,
Tiago
SisiphuS Escreveu:Muitos parabéns, pelo trabalho exaustivo e ultra-profissional.
pedrom Escreveu:Muitos parabéns!!! mas pelo método utilizado que te pode levar bem longe!!!!
Sisiphus e Pedro,
Obrigado pelas vossas palavras. Como as dos comentadores anteriores, são um verdadeiro incentivo a continuar este trabalho.
A meu compromisso para com esta comunidade é que continuarei a divulgar sistematicamente todo o conhecimento que eu já adquirindo durante esta experiência que, para já, durará mais um ano.
Um abraço,
Tiago
redhot Escreveu:O alemão milionário que hoje se suicidou com 74 anos, não terá "trabalhado" muito mais que nós no trading? Não teria muitos mais conhecimentos que nós?
Eu não faço a mínima ideia. Mas tu deves saber.
redhot Escreveu:Todos nós tentamos fazer o nosso trabalho nos mercados de forma a ficarmos milionários.
Lá estão as ideias feitas no seu melhor... Mas tu pensas que as pessoas valorizam todas os dinheiro da mesma forma?
Eu não tenho nada a ver com isso mas acho que é melhor equacionares as tuas prioridades na vida e os teus objectivos. Se não o fizeres a vida irá encarregar-se de o fazer por ti.
Abraço,
Tiago