
Crómio, mãe, já tive
.
Vou ver o outro.

Vou ver o outro.
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=66716
Autoridade reguladora norte-americana descobre mais um esquema de Ponzi
30/12/2008
A Securities and Exchange Commission (SEC), autoridade reguladora do mercado de capitais norte-americano que está a ser avaliada pelo Congresso por não ter sido capaz de detectar o alegado esquema de Ponzi de Bernard Madoff, anunciou ter travado uma outra fraude, no valor de 23 milhões de dólares (16,2 milhões de euros), direccionada aos haitianos-americanos.
Um juiz federal de Miami concordou em congelar os activos, depois de a SEC processar George Theodule e duas empresas sob seu controlo por alegadamente enganar investidores ao prometer-lhes duplicar o seu dinheiro num prazo de 90 dias, referiu a autoridade reguladora em comunicado citado pela Bloomberg.
Theodule perdeu pelo menos 18 milhões de dólares (12,6 milhões de euros) em negociações no mercado accionista durante o ano passado. O alegado autor de um novo esquema de Ponzi tem 48 anos e incentivava à formação de clubes de investimento que canalizavam fundos para as suas empresas, tendo angariado mais de 23 milhões de dólares desde Novembro de 2007. Theodule dizia aos participantes que alguns dos lucros reverteriam para o financiamento de projectos destinados a ajudar a comunidade haitiana nos Estados Unidos, no Haiti e na Serra Leoa.
“Este alegado esquema de Ponzi visou membros insuspeitos de uma comunidade específica, na tentativa de tirar partido da confiança existente entre os membros dessa comunidade”, referiu no comunicado uma responsável da SEC, Linda Thomsen.
O processo intentado pela SEC refere também o Creative Capital Consortium, sedeado na Florida, e o Creative Capital Concept$, que já não opera. Theodule, que se mudou da Florida para o Estado da Geórgia em Setembro, geria ambas as empresas. A Creative Capital Concept$ era gerida com mais duas pessoas que a SEC não quis identificar.
Madoff, o fundador da Bernard L. Madoff Investment Securities, foi detido a 11 de Dezembro, depois de alegadamente ter contado aos seus dois filhos que tinha estado a utilizar dinheiro de novos investidores para pagar aos mais antigos, naquele que poderá ser o maior esquema de Ponzi da história – estando avaliado em 50 mil milhões de dólares (35,2 mil milhões de euros).
Entre os clientes de Madoff contam-se bancos, fundos de cobertura de risco, instituições de caridade, universidades e investidores privados.