Épá, vamos por partes.
Tanto o Tradestation como o Multicharts são programas de análise técnica, tal como o Metastock. Todos permitem programação de indicadores/sistemas atraves da linguagem de programação. O Metastock tem a sua propria linguagem e o Multicharts adoptou o Easy Language, linguagem criada pelo Samuel Knight Tennis, um dos criadores do Tradestation.
O Metastock (MS) desde que foi comprado pela Reuters, basicamente morreu. A linguagem de programação é demasiado restritiva quando comparada com o Easy Language (EL) e o processamento de dados totalmente ineficaz com a velocidade de transferencia de dados em tempo real existente nos dias de hoje.
Também não é possivel ligar o MS a um broker.
Relativamente ao Tradestation (TS), este à uns anos criou o seu proprio broker permitindo aos seus clientes a completa integração de sistemas automáticos com ordens automáticas.
Não tenho a certeza mas pouco tempo depois a Interactive Brokers (IB) começou a disponibilizar API's para diversas empresas de software de análise técnica (AT) criando assim concorrencia ao TS.
O Multicharts (MC) é um dos muitos programas de AT existentes. A sua grande mais valia é que em termos visuais é uma fotocopia do TS e o facto de ter adoptado o EL como linguagem de programação, fez com que qualquer sistema desenhado no TS, funcione no MC, tendo criado assim mercado para quem está descontente com o TS.
O MC pode ser "alimentado" por dezenas de data providers, é só escolhermos, tendo para isso, como é obvio, subscrevermos 1º o serviço

. Também pode ser "alimentado" diretamente por data providers gratuitos, sendo o Yahoo Finance um deles.
Quanto ao TS e custos de corretagem e/ou custos do software não te posso ajudar por não sei esses detalhes, terás que investigar.
Quanto ao MC, tanto o podes comprar, como o alugar com um pagamento mensal. A isto, deverás acrescentar o pagamento mensal de um data provider (eSignal por exemplo), para te alimentar o MC em tempo real.
Dito isto, no caso de optares por abrir conta na IB, eu sei que podes alimentar o MC com os dados da propria IB mas terás que de informar melhor.
Se não estou em erro, na IB, os dados em tempo real são pagos mensalmente caso não atinjas um nº de trades mensais.
Resumindo, para negociares com um sistema automatico e ordens automaticas terás que ter sempre o MC ou o TS a funcionar pois de outra forma o sistema não funciona.
O sistema dá ordens à medidade que os dados/cotações vão entrando.
Falas de um sistema de medias moveis. Como queres tu que o sistema saiba quando as MM's cruzam se este não estiver a ser alimentado em tempo real?
Vê assim, se quiseres que a TV mude de canal, tens que a ter ligada, certo? Se ela estiver desligada, como sabe ela que estás a tentar mudar de canal? Se está desligada, não está a receber sinal.
Uma coisa é tu dares uma ordem stop ou limit na plataforma da tua corretora e ela ficar alojada no sistema até ser activada. Outra coisa é tu teres um sistema criado por ti no TS, no MC ou noutro programa de AT que permite ligação directa a um broker e esse sistema disparar uma ordem somente quando uma certa condição for confirmada e essa ordem ser depois enviada para o broker para ser efectuada.
Ora parece-me que o que tu queres seria algo que o TS ou o MC permite fazer, que é programar sistemas mas integrado na propria plataforma da corretora. Não me parece que exista um serviço desses.
Aliás, quem é que iria querer ter o seu sistema de negociação escarrapachado no sistema para todos (na corretora) verem?
De doidos, né?