Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sinais positivos no curto prazo (Mercado Americano)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fproenca » 3/4/2009 10:22

Pata-Hari Escreveu:Não percebi, fproença, voltaste a entrar ou deixaste o mercado seguir caminho sem saltares para dentro?

Obviamente que não reentrei, até porque o mercado Americano abriu com um "gap up" intraday e como é lógico, o risco seria elevadissimo, mas, percebo proque ficaste na dúvida, sempre fui mau aluno a Português (sou mais virado para as Ciencias) :P

A frase:
"...Confesso que, apesar de ter andado optimista, não esperava uma subida tão "violenta" que me obrigasse a reentrar no mercado..." deveria ter acrescentado no fim "reentrar no mercado tão cedo", sou dos que fazem poucos "trades" ao ano, prefiro apanhar uma dúzia de movimentos no ano e chega.

Concordo plenamente com o que disse o Jarc (o mesmo que eu tinha dito quando saí), é preferível esperar pela retracção do que correr riscos quando o mercado está eufórico.

O que me enganei, é que não esperava que a LT a azul (no último gráfico aqui inserido) fosse já rompida, a sessão de ontem vem dar mais força aos bull's e consequentemente desmotivar os Bear's a entrar, mas convém relembrar que no longo prazo as coisas ainda estão muito feias, as euforias podem ficar caras a muita gente.

Fico contente com estes pequenos sinais positivos, porque apesar de eu não viver na bolsa (nem queria), vivo do mercado de trabalho, como nós sabemos que as bolsas antecipam a economia e consequentemente os meus clientes ficam melhor.

Quando chegar a altura para eu reentrar, eu volto cá, continuo convencido que o mercado vai lateralizar durante anos, e só nos resta aproveitar os ciclos ...

Bjs
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

ficar curto

por jarc » 2/4/2009 21:56

Para já uma saída. Reentrada quando o mercado der espaço para isso. Curtos agora só mesmo para situações que considero extremas.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Pata-Hari » 2/4/2009 20:08

Não percebi, fproença, voltaste a entrar ou deixaste o mercado seguir caminho sem saltares para dentro?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por fproenca » 2/4/2009 18:24

Foi com agrável supresa que vi a LT a ser rompida, de facto não estava à espera que fosse tão cedo, nem tão pouco vir aqui ao Caldeirão esta semana!

Esta sessão revela várias coisas a meditar:

- Ainda há pouco tempo os investidores estavam com sentimento muito negativo e mudaram tão depressa?

- Será que o mercado está a voltar a merecer a confiança dos investidores ?

- Será que isto não passa de uma subida (agora como resistencia a LT acima) para depois voltar às quedas?

- Será que temos de nos habituar a esta volatilidade (anormal) no futuro ?

Confesso que, apesar de ter andado optimista, não esperava uma subida tão "violenta" que me obrigasse a reentrar no mercado.

Esta subida tão rápida também significa que há margem para o mercado voltar a cair com a mesma rapidez, pois, quem entrou no mercado, fácilmente vende a posição a aproveitar o lucro (também rápido)

Há que deixar o "comboio" continuar o seu trajecto, o "apeadeiro" é já ali à frente ...
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

por fproenca » 31/3/2009 21:14

Boa noite,

Hoje venho confirmar o que eu disse na Quinta feira, na sexta abriu logo em baixa, hoje fechou em alta, mas a dar sinais de retracção do mercado tendo como resistência a LT azul.

Pessoalmente resolvi "saltar" fora e esperar recomprar na retracção, não vejo força para avançar já para a LT a preto que foi sempre o meu objectivo desde inicio do ano, e continuo a acreditar nele.

A minha retirada é provisória e serve apenas para "tomar mais valias" como diz a comentadora da TSF para justificar as quedas do mercado, por não encontrar outra justificação :-)

Devo acrescentar que as retracções do mercados são saudáveis para a consistencia e continuidade da possível subida, por outro lado, também serve para ver até que ponto os investidores estão dispostos a vender ou aguentar as posições (para quem está no mercado) e podermos tirar ilações.

Deixo um gráfico, e ... até um dia destes ...
Anexos
curtoprz.jpg
curtoprz.jpg (83.1 KiB) Visualizado 1677 vezes

entradas curtas

por jarc » 26/3/2009 23:49

A limitação das entradas curtas provavelmente irá ter um impacto positivo no mercado.

Registado: 23/7/2003 16:05

por fproenca » 26/3/2009 22:36

Boa tarde,

Não tenho vindo aqui porque, porque para mim, a piada na bolsa, é descobrir os possíveis pontos de inversão ou suportes/resistências, falar quando o comboio já vai a meio (ou quase no fim) é para os jornais e revistas da especialidade que, quando falam das coisas é porque é deamasiado óbvio ou já é tarde, na minha opinião, a maioria dos que escrevem colunas em jornais da especialidade, arriscam pouco (o Ulisses é dos poucos que arriscam ...)

O que interessa saber agora é:
Até onde vai a subida ?
Vale a pena entrar agora ?

Eu continuo exactamente com a mesma opinião que trago desde inicio deste tópico, no gráfico diário temos duas LT's a azul possiveis, sendo que a primeira resistência não me pareça que vá ser rompida à primeira, quero eu dizer que para que a subida seja saudável o mercado deve "respirar" para voltar a subir com mais força, sob pena da subida perder fulgor.

Para reforçar esta tese, tracei duas linhas horizontais a verde (ver gráfico diário) onde demonstra claramente a zona onde tivemos maior volume (as barras no lado esquerdo representam o volume), se adicionarmos a primeira LT azul, temos aí a mais provavel uma retracção do mercado, para novas subidas futuras.

Quem entrar agora, arrisca-se a comprar tarde e certamente valerá a pena esperar por nova oportunidade, no entanto, se romper a primeira LT azul (não acredito que seja já), então o mercado já terá força para ir à segunda LT e finalizar o ciclo que já vem desde Maio do ano passado.

Passando ao gráfico semanal e mensal (os dois mais abaixo).

No semanal, temos a tal LT a vermelho, temos as barras a verde a indicar onde houve maior volume, e ainda temos a divergência no MACD a dar sinais mais animadores para médio prazo, mas ainda não invalida os sinais de queda.

No mensal continuamos a ter sinais claros de queda, pessoalmente, não consigo ver mais nada do que continuação da queda, mas ao mesmo tempo acho que se em finais de 2008 o SPX esteve a 1576 e o minimo deste ano foi 666,79 (quase metade) acho dificil termos novos minimos, mas, na bolsa nada é impossível.

Eu continuo com a convicçaõ de que os mercados irão lateralizar durante anos, até aliviar os indicadores, consolidar a queda e criar uma base sustentada para subida, por isso, mais uma vez, não recomendo investimentos com vista a longo prazo, penso que nos próximos anos ou se está no mercado no curto prazo, aproveitanto as variações (ondas) do mercado ou mais vale investir noutro tipo de bens.

Para terminar, a proposito do que falei no inicio, e porque estamos na pascoa digo: “Felizes os que acreditam sem terem visto!”

Obrigado pelo teu comentário "Pata-Hari"
Anexos
curtoprz.jpg
curtoprz.jpg (113.95 KiB) Visualizado 2009 vezes
longoprz.jpg
longoprz.jpg (107.75 KiB) Visualizado 2014 vezes

por Pata-Hari » 18/3/2009 21:48

Ontem não comentei, fproença, mas gostei imenso do teu comentário. Coloca bem as coisas em perspectiva no que concerne o actual rally.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por fproenca » 17/3/2009 23:37

Boa tarde,

Continuando a vir cá poucas vezes (pelos motivos acima referenciados), aproveito para actualizar os graficos e alertar para a primeira resistência nos 800, que estou convicto de ser ultrapassada, mas ... ver para crer.

Relativamente ao gráfico de curto prazo (diário), desta vez coloquei um maior para podermos ver as resistências possiveis:

- Numa primeira fase temos os 800 que tem a pequena LT a preto a indicar a linha de resistência.

- Numa fase seguinte temos 3 LT's possiveis a servir de resistência, no entanto os 1200 referidos em 16 de dezembro deixam de fazer sentido, porque tal como referi aí, iria depender do tempo (quanto mais tempo demorar menos vai sendo o valor de intersecção com a LT)

Aproveito para voltar a destacar o metodoto de detecção da inversão dos mercados pela divergência (rodinhas a azul) entre o valor da cotação e o MACD (ou outro indicador similar), que para mim é um dos melhores indicadores que existem, raramente falham.

E para que as euforias se acalmem, volto a lembrar que, apesar do gráfico semanal estar a dar alguns sinais animadores (há ligeira divergência positiva), o gráfico mensal ainda continua a dar sinais de queda, a única coisa positiva é barra do mês de março estar com a cotação no limite superior.

Continuo com a mesma opinião (eu mudo de opinião quando vejo motivos para tal) de que estamos apenas a assistir a uma correcção que estava exgeradamente negativa, que o alvo da correcção continua a ser a mesma LT proposta no inicio deste tópico (ou uma das 3 LT's abaixo) e que o caminho no longo prazo deverá passar por uma lateralização, que poderá durar vários anos.

Também estou convico que, depois do que se tem passado (crise, escandalos, etc.) quem estava habituado ao longo dos anos a investir numa tendência mais ou menos defenida (era o meu caso), terá de adaptar-se a novas realidades:

- Tem de se manter mais vigilante dos seus activos (alguns investiam por 4/5 anos) e ser mais rápido a comprar ou a vender posições (mais activo)

- Tem de ser mais desconfiado quando confiar os seus activos a Entidades ou terceiros para gerir.

- A confirmar a lateralização, tem de tentar descobrir o possivel "range" (mais tarde ou mais cedo irá aparecer), e aproveitar essas ondas para entrar e sair do mercado.

- Deve deversificar os seus investimentos, e pensar que nada (nada mesmo) é seguro, se possível em depoósitos a prazo ou em imobiliário que apesar de tudo é mais garantido.

- Finalmente, o que venho a dizer desde há muito, nunca viver apenas da bolsa, quem o faz (excepto os funcionarios de corretoras e outros que vivem de comissões) corre grande risco de falir.

Cumprimentos,
Fernando Proença

Nota: continuo longo no QQQQ
Anexos
S&P.jpg
S&P.jpg (86.82 KiB) Visualizado 2455 vezes
longoprz.jpg
longoprz.jpg (108 KiB) Visualizado 2445 vezes

por fproenca » 3/3/2009 22:15

Olá Adamhedge,

Obviamente que acredito numa subida até à LT, caso contrário já teria fechado a posição.

Se eu estou a correr riscos elevados ? Sim, sem dúvida.
Não vou desculpar-me com o facto do capital investido ser pequeno, ou que o mesmo não faz falta, quem investe quer ter o retorno nem que seja de um cêntimo.

Há cerca de dois anos que não investia na bolsa (era frequentador assiduo deste fórum desde inicio), quase sempre investia no lado do mercado, é das poucas vezes que estou contra.

A justificação é simplesmente, porque acho que o mercado está sobrevendido, a maioria dos indicadores indicam uma clara divergência entre os topos e os fundos quando comparamos com a cotação.

Relembro que, apenas tenho esta opinião para curto prazo e o titulo em questão é o QQQQ, que, como é sabido, representa os melhores titulos do Nasdaq, não sei qual é a justificação, mas o facto é que os gráficos indicam que as telecomunicações e serviços parecem estar melhor do que a Indústria (não ligo a noticias).

Se os indicadores começarem a aliviar a zona "overbouht" sem subida da cotação (está dificil...), então o mercado ganha espaço para novas fortes quedas, dando mais uma lição a quem entra ao contrario da tendência :?

Tal como já disse, o melhor é trabalhar e procurar outros meios mais seguros de rentabilizar eventuais poupanças, na minha opinião, desde finais de 2007 que há demasiada volatidade nos mercados, a propagação rápida das noticias aliado ao nervosismo dos investidores que com um "click" compram e vendem acção, deturpam o valor real das cotações.

Cumprimentos,
Fernando Proença

por Adam hedge » 2/3/2009 22:55

boa noite.

caro fproença,quanto á sua ultima pergunta:acredita ou não na recuperação a curto prazo?

se sim ainda acredita termos um rally até a linha de tendência dexendente de longo prazo,como refere no penultimo post?

abraço e obrigado

Adamhedge
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por fproenca » 2/3/2009 22:31

Hoje estamos a assistir a um péssimo dia para os "Bulls" e confesso que estou supreendido por ainda haver muita gente a vender, não sei se será pânico ou se este é o verdadeiro sentimento do mercado.

Eu apenas olho para gráficos, não ligo às noticias nem aos resultados, para ser sincero, por motivos profissionais, não tenho tempo para acompanhar os mercados.

Se no meu comentário de 16 de dezembro acreditava numa possivel subida a curto prazo, hoje estou um pouco desiludido, pois, esperava que já tivesse havido uma retracção o que não aconteceu.

Tal como tinha dito no último comentário, entrei no mercado e ainda não saí, confesso que se pudesse acompanhar com maior assiduidade, teria saído ana semana passada.

Agora tenho um dilema, vendo ? deixo-me estar ?
O valor investido até pode ser pequeno, mas perder nem que seja a "feijões" é sempre uma derrota para quem investe na bolsa com prazer. Será que deixei de acreditar da subida a curto prazo ?

Se o S&P está a bater os minimos de 1997 já o Nasdaq e por correlação o QQQQ (titulo que invisto sempre)ainda nem sequer bateu o minimo do ano passado, por outro lado, continua a existir um desfasamento entre os valores da cotação e as respectivas médias do mesmo periodo, o MACD confirma o mesmo desfasamento.

Quem está no mercado sem pressão e sem dependencia dos ganhos como meio de subsistência, pode fazer aquilo que acredita, o máximo que pode acontecer é perder parte do que investiu desde que não use alavancagens (só ecomendado a daytraders), mas pode ter o prazer de ver o retorno, porque quando as bolsas começam a subir, a amior parte dos Bull's já entram muito tarde.

Para terminar, hoje faço a reflexção daquilo que já referi ao longo de vários anos aqui no fórum, "ninguém deve viver apenas dos investimentos resultantes da bolsa", principalmente se for um particular não acredito que alguém consiga viver apenas das bolsas, só vendo ... como S. Tomé ...

Se há uns anos o investidor que vivesse apenas da bolsa, que soubesse diversificar os investimentos, tinha a capacidade de perder num sector, mas ganhar noutro, nos tempos que correm hoje, nem industria, nem telecomunicações, nem crude, quando muito moedas ou ouro, ou seja, não há quase alternativas nenhumas.

Continuo convicto de que, produzir alguma coisa (seja na indústria ou nos serviços) é mais seguro, mais gratificante e pode-se deixar algo produtivo para as gerações futuras, paralelamente, deve-se poupar ou investir em produtos, sendo a bolsa um deles, sempre com ponderação dos riscos.

Esta é a grande lição que esta crise está a dar a todos aqueles que viveram apenas dos investimentos, mesmo quem investiu no imobiliário, de uma forma geral está a perder dinheiro, a outra lição é que ninguém pode prometer ganhos anormais, sob pena de um dia se descobrir que afinal o seu dinheiro estava envolvido em fraudes ou investido em produtos de alto risco.

Cumprimentos,
Fernando Proença
Anexos
S&P.jpg
S&P.jpg (114.56 KiB) Visualizado 3127 vezes
qqqq.jpg
qqqq.jpg (119.8 KiB) Visualizado 3130 vezes

por fproenca » 12/2/2009 23:19

Olá,

Agora venho cá com pouca frequência, mas entrei no mercado, como tenho outra profissão que me ocupa muito, investi pouco dinheiro, vou seguir o investimento numa optica de curto prazo (com base no gráfico diário)

Aproveitando o que já tinha escrito em 16 de dezembro, o mercado não me decepcionou, antes pelo contrário, vejo agora alguma consistência nestes últimos 4 meses, pelo que parece está efectivamente a consolidar e provavelmente a criar uma base para possível arranque.

Eu sou péssimista por Natureza, mas tenho razões para continuar a acreditar numa subida até à LT azul que poderá servir como resistência, não só pela divergência com o MACD como também desacelaração das médias exponenciais bem como valores do MACD estão próximos do ponto de equilibrio.

No médio e longo prazos, já não posso dizer o mesmo, se por um lado vejo o MACD a inverter no gráfico semanal, o mesmo já não acontece no gráfico mensal que já está com valor inferior ao de 2003.

Conclusão, investi no curto prazo, na possível recuperação dos mercados até atingir a LT (se de facto acontecer) em termos percentuais estamos a falar de uma subida e 50% face aos valores actuais, o que até acho muito.

Convém referir que os valores da LT vão baixando à medida que o tempo passa, como tem inclinação descendente, quanto mais tempo passar a lateralizar, menor será o valor de resistência, isto significa que na prática que a possivel recuperação pode não ser 50% daqui a uns meses (acho que me fiz explicar mais ou menos).

Escusado será de dizer que quem manda é o mercado, logo, se esta consolidação acabar por quebrar a LT verde (com alguma margem para não fazer disparar stops indevidamente) não só saio do mercado como presumo que a queda será muito forte.

O meu titulo escolhido é sempre o mesmo, QQQQ, por aqui, invisto na tendência geral do mercado mais concrectamente no Nasdaq (é mais seguro e há sempre muita liquidez), uso métodos de análise muito simples, emocionalmente desligo-me com facilidade, sigo apenas gráficos.

Cumprimentos,
Fernando Proença
Anexos
curtoprazo.jpg
curtoprazo.jpg (114.1 KiB) Visualizado 3388 vezes
mediolongo.jpg
mediolongo.jpg (110.61 KiB) Visualizado 3393 vezes

por Lion_Heart » 16/12/2008 21:48

Christmas rallie .

O principio ou o fim dos mercados ( se a depressão chegar)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por salvadorveiga » 16/12/2008 21:47

macd so me lembra uma coisa dead cat bounce

Registado: 12/3/2008 22:06

Sinais positivos no curto prazo (Mercado Americano)

por fproenca » 16/12/2008 21:44

Olá,

Já ontem estive para vir aqui mas não tive oportunidade, depois de cerca de 2 meses e meio em queda abrupta, começo a ver alguns sinais de recuperação no curto prazo.

Para justificar, sem recurso a noticias ou outras análogas, passo a descrever os gráficos abaixo de uma forma prática, isenta e simples (como sempre faço)

No gráfico diário verificamos uma divergência do indice com o MACD, se até finais do mês passado já desconfiava, agora não restam dúvidas.

Em caso de subida, o mais lógico é ir ao encontro da resistência acima traçado a azul, o que projecta o indice para valores aproximados dos 1200 (dependendo do tempo que durar a recuperação)

No longo prazo (gráficos semanal e mensal) verifica-se a mesma resistência, no entanto, também se conclui que as recentes quedas ainda estão longe de gerar sinais de confiança no mercado.

No gráfico mensal, o MACD e a respectiva cotação está aos níveis de 2003, no gráfico semanal, já começamos a ver alguns sinais de inversão, mas acredito mais na recuperação por via da "lateralização" dos mercados, sendo esta a forma mais sólida e consistente dos níveis de confiança.

Conclusão:
Penso que deveremos ter uma recuperação dos indíces, mais concrectamente no inicio do próximo ano podendo o S&P chegar aos 1200, no entanto, no longo prazo deveremos aguardar que a LT (azul) seja rompida positivamente, embora não acredite que seja tão cedo.

Cumprimentos
Anexos
CurtoPrazo.jpg
CurtoPrazo.jpg (111.35 KiB) Visualizado 3758 vezes
Longo Prazo.jpg
Longo Prazo.jpg (109.68 KiB) Visualizado 3768 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, CarlosAP, CarlosMoreira1969, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, macau5m, Musus, PMP69, silva_39, smog63, StockRider!, trilhos2006 e 52 visitantes