logout Escreveu:A localização, que representa certamente uma parte relevante da totalidade dos custos, é talvez a única que varia, já que as despesas com equipamento, manutenção e matérias-primas serão muito semelhantes.
O transporte do combustível, por exemplo, é um custo recorrente que varia de local para local.
Não sei contudo se já estavas a incluir isso nos custos da localização...
Quanto ao resto estamos mais em acordo do que em desacordo e no que disse acima não se referia a ti expressamente. Era uma afirmação generalizada pois quase todas as semanas surge alguém com este argumento e a sugerir que se os hipermercados fazem determinado preço então as outras petrolíferas também podiam poder.
E esse argumento, além de ser obviamente falacioso, já foi aqui desmontado uma série de vezes.
Para quem (ainda) não entendeu a razão, penso que o meu paralelismo entre o a farmácia e a padaria (acima) talvez lance uma luz sobre o assunto...
logout Escreveu:Se isso lhes aumenta o negócio principal, não vejo porque não o façam.
Mas eu não estou a criticar os hipermercados por vender gasolina (embora isso possa ter um efeito pernicioso se se verificar em larga escala, o que aliás tem paralelo noutras áreas, estou-me a lembrar da algo polémica venda de alguns medicamentos em locais que não farmácias por exemplo).
Eu apenas estou a salientar as diferenças e a explicar que não devemos comparar directamente uma com a outra...
Elias Escreveu:Tá bem, mas então arranja-me o link desse post...

Nem penses... lol
Não vou perder agora uma hora à procura disso. Mas lembro-me do debate, sei em traços gerais o que pensas (e eu penso bastante diferente) e como já debatemos uma vez o assunto não vejo a necessidade de repetir.