JohnnyWolf Escreveu:Olá a todos!
E...investir em acções que estão abaixo de 1 euro ou pouco acima (neste caso BCP e Sonae Ind.)!
caro johnywolf, só te posso aconselhar a não entrar, não tanto por este ser ou não o momento, mas sobretudo porque denotei que não tens (ainda) uma estrategia definida para a tua entrada, sustentada em algum conhecimento que te possas apoiar e sentir confortável.
Claro está que conheceres o preço de uma acção, e esta estar a menos de 1 euro ou ate a atingir minimos historicos em si não diz nada de a acção estar cara ou barata... visto por outro prisma, o bcp ainda só caiu 72% em relação ao pico do ano passado... porque não ha-de cair 80%-85% ou mesmo 90%/95% ?... se se registar esses mais 20% de queda, pode demorar anos para recuperar os mesmos 20% de queda! mesmo que o mercado entre em tourada! e depois daqui a 2-3 anos ias-te sentir mesmo frustado por estares a ver o bcp finalmente a voltar aos 0,70cents!
Isto é tudo suposições obvio, e a verdade é que ninguem sabe com rigor o que acontecerá com a certeza cientifica e indubitavel (apenas alguns clarividentes técnicos tem pistas de tendencia e outros estudiosos fundamentalistas terão algum vislumbre do que uma acção de uma empresa "boa" possa estar barata... mas os primeiros e sobretudo os segundos tem que jogar com uma considerável margem de erro nestes tempos de incertezas...)
Posto isto, até podias estares a esgrimir aqui argumentos, que me levassem a dizer que na minha opinião acho que seria um momento interessante para entrares.
mas a verdade é que não estás. logo começaria por aí. tentaria devorar tudo o que fosse literatura da bolsa, foruns, etc, e dava-me a mim proprio algumas tarefas, como ler 2 ou 3 livros, aprender alguns programas para seguir tendencias e grafismos, e seguir atentamente tudo sobre bolsa, de forma a que tivesse com que me entreter, pelo menos 1 a 2 meses... depois disso, e depois de muita informação recolhida, sempre com o sentido de que seria ainda um aprendiz de bolsa (que alias é o meu caso actual) traçaria uma estrategia, que entendesse, e que fosse suportada em alguma linha de conhecimento vigente, idealmente com a escola tecnica e fundamental.
depois escolheria um timing para entrar, e traçava pequenas metas e testava a experiencia. o que nunca faria era o que o forista acima disse de investires tudo num titulo! isso é que não, pois é obvio que é demasiado arriscado com tão pouco conhecimento.
pelo contrario, propunha-me a mim proprio 1 a 2 meses de ensaio na bolsa, e ia investindo pequenas quantias em 4 a 5 titulos, e aprendendo com a experiencia, num processo de ensaio-erro.
Depois quando tivesse ganhado alguma experiencia e degustado os mercados, tenham sido essa experiencia acida ou doce, entao ai sim, estudava um timing, ajustava uma estrategia pessoal, e entrava na bolsa, quando as condiçoes que defeni se revelassem no mercado.
por exemplo, digamos que feito esse periodo todo de aprendizagem e experiencias de ensaio erro, querias entao investir a serio na bolsa. se o mercado estivesse nas condições actuais, então terias duas hipoteses:
ou entravas curto, e apostavas nas descidas (requer muita experiencia e muito treino antes, e tambem bastante tempo para dedicares aos mercados e acompanha-los)
ou entravas longo, e aí face à incerteza dos mercados, na minha humilde opinião ajustaria a estrategia escolhida sempre a um portfolio selecionado por algum criterio que fizesse sentido objectivamente no intento de estar a comprar empresas boas e baratas e sobretudo, diversificava sempre para cima de 1 dezena de titulos...
isto porque, o risco de te enganares é sempre bem mais grave do risco de pecares por defeito e ganhares menos do que poderias ter ganho. É claro que quanto mais forte fosse as tuas convicções fundamentais, mais esse portfolio poderia ser selecionado e com menor diversificação, mas, acho que esse nivel é mesmo só para profissionais, e mesmo esses, os gurus do estilo "longo" neste momento estão a perder uns milhoeszitos que é para aprenderem!!!
Posto tudo isto, se mesmo assim queres entrar já, então força aí e depois diz-nos como foi... afinal a sorte tambem faz parte deste actividade de investimento...