Ideia errada, a de investir agora?
25 mensagens
|Página 1 de 1
trial Escreveu:Nunnus Escreveu:Tudo o que sobe desce e vice versa meu amigo!!!!!
Este tipo de comportamento é digno dos "names boys"
Ahahahah
Nada disso amigo. Aquando das primeiras grandes descidas ( vai fazer 2 anos), apenas não consegui desfazer uma posição, que ainda mantenho... E não é a Pararede, nem Vista Alegre nem nada disso...
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...
No meu caso particular, para realizar um investimento, dou sempre atenção à analise tecnica e fundamental...a juntar a isso como sou ser humano o feling pessoal que os anos me ofereceram, alguem aqui falou das PAD..é um excelente exemplo, mas por sinal este ano já comprei e vendi Glintt com 25% lucro (normalmente vou aumentando o stop) senão podia ter sido melhor. Dou-te alguns conselhos (se calhar não são muito bons porque se assim fosse vendia-os
-Perde primeiro tempo a estudar.
-Cria a tua própria estratégia. E SEGUE-A. (exemplo: este ano nas EDPR vendi a 4,2... com 20% lucro achei que tinha sido optimo e depois continuaram a subir, mas como e minha estratégia passa sempre por colocar STOPS, lá foram. Os STOPS factuais limitam perdas avultadas, que depois com os bons negócios recuperas.
os minimos em BEAR podem sempre ser ultrapassados, não penses AH já não pode descer mais... Também eu já perdi muito a pensar assim. E como dei dois exemplo de bons negócios, quero que saibas que tb vários me têm corrido mal. O mais importante é o controlo de danos, só assim quando chega o IRS tens mais valias a apresentar.
BN
Paulo
[/i][/u]

-Perde primeiro tempo a estudar.
-Cria a tua própria estratégia. E SEGUE-A. (exemplo: este ano nas EDPR vendi a 4,2... com 20% lucro achei que tinha sido optimo e depois continuaram a subir, mas como e minha estratégia passa sempre por colocar STOPS, lá foram. Os STOPS factuais limitam perdas avultadas, que depois com os bons negócios recuperas.
os minimos em BEAR podem sempre ser ultrapassados, não penses AH já não pode descer mais... Também eu já perdi muito a pensar assim. E como dei dois exemplo de bons negócios, quero que saibas que tb vários me têm corrido mal. O mais importante é o controlo de danos, só assim quando chega o IRS tens mais valias a apresentar.

BN
Paulo
[/i][/u]
Editado pela última vez por - - - P P P - - - em 4/12/2008 13:33, num total de 1 vez.
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
JohnnyWolf Escreveu:Pessoal, obrigado pela vossa ajuda!
Bons negócios,
João
Outra sugestão: Se vais "jogar" na bolsa porque estás com dificuldades de dinheiro...então fica de fora...pois em príncipio vais perder o resto que ainda te sobra...

Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
- Registado: 28/11/2008 18:26
Re: Ideia errada, a de investir agora?
JohnnyWolf Escreveu:Olá a todos!
Estou a começar a criar uma ideia constante (dentro da minha falta de conhecimentos) de que, apesar dos mercados estarem incertos, esta é uma altura boa para investir.
E...investir em acções que estão abaixo de 1 euro ou pouco acima (neste caso BCP e Sonae Ind.)!
Ando a seguir os índices e cotações diariamente e estou quase decidido a investir uma quantia que tenho de parte (não muito avultada e da qual não dependo) em acções do BCP e da Sonae Ind.
Penso constantemente que já deveria ter comprado as do BCP quando estavam a 0,70 e que quanto mais esperar mais caras elas ficarão (óbvio que não deixo de pensar que poderão voltar a descer).
Sei que ninguém me vai dizer aqui "Compra" (nem espero isso), mas gostaria que me dessem a vossa opinião sobre o meu raciocínio. Estou errado?
Obrigado!
JohnnyWolf,
No teu texto não existe nenhum argumento para comprares este ou aquele título.
Se não sabes fica de fora!!!!!
O que se deduz é que existe uma ideia formada na tua cabeça (e só na tua) que o título A ou B está barato. Mas a realidade é que para a semana poderá estar ainda mais barato (ou não).
Essa ideia é formada na espectactiva de ganhares dinheiro vendendo mais caro.
Mas isso é um estímulo do teu subconsciente. A realidade é que aquilo que pensas de nada vale para o mercado. O mercado é mais forte.
Deves estar para o mercado como o pescador está para o mar.
O pescador nunca tenta vencer o mar. Isso é impossível. Tenta é acompanhá-lo e quando acha que a sua vida está em perigo fica em terra.
Um pescador reformado está vivo. E isso já é um bom sinal.
NOTA: Eu não estou a dizer que agora é boa altura para se investir ou não. Só estou a afirmar que tu não apresentas nenhum argumento válido para se investir. Apenas "sonhas" acordado. E isso meu amigo...pode ser fatal...
Editado pela última vez por redhot em 4/12/2008 12:21, num total de 3 vezes.
Monkey Trader
Cost Averaging & Home Bias
...estou quase decidido a investir uma quantia que tenho de parte (não muito avultada e da qual não dependo) em acções do BCP e da Sonae Ind...
Compra sim, mas utilizando uma estrategia de cost-averaging porque ninguem sabe se o bear market ainda esta para durar ou se ja batemos no fundo.
Outra ideia para pensares: home-bias. Parece-me que ja estas investido em Portugal atraves do teu emprego, casa, etc. e que talvez fosse bom nao investir mais no mesmo sitio.
Abraco e boa leitura
CN
- Anexos
-
The Word November 08 Page 48 - Home Bias.pdf
- (129.02 KiB) Transferido 229 Vezes
-
The Word September 08 Page 46 - Dollar-Cost Averaging.pdf
- (960.9 KiB) Transferido 203 Vezes
JohnnyWolf Escreveu:
Talvez tenha criado estas ideias por ouvir alguns amigos gestores de empresas dizerem que é boa altura comprar, e, que é bom investir em acções abaixo de 1 euro de empresas com liquidez (deram-me o caso do BCP).
...
Além disto, ver que invisto em acções "baratas" que me dão mais títulos, parece-me melhor num cenário de subida. Se comprar acções a 0,5 e as vender a 2 euros, ganho mais que se comprar outras a 9 e as vender a 16...
Mas o problema é o mesmo: - é se não sobem...!![]()
O Marco já falou nisso mas parece que não ficaste convencido...
sugiro-te que vás ver as cotações das empresas em 2003 e verificar se as que estavam com cotações mais baixas foram as que subiram mais??! se quiseres confiar em mim dir-te-ei "a olho" que não foram...
Essa é uma idéia "parva" que passa pela cabeça de todos os que começam a investir na bolsa, va-se lá saber porquê, até a mim me passou

abraço
artista
Editado pela última vez por artista_ em 4/12/2008 3:36, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Caro JohnnyWolf
Com 1 Euro é possível comprar 12 acções da Lisgráfica e não são baratas , mais o termo barato ou caro não faz sentido há boas e mas compras a dificuldade esta na escolha .
Em muitos casos a investimentos pelo método de “moeda ao ar” nem tem pior resultados que os sistemas mais elaborados .
Com 1 Euro é possível comprar 12 acções da Lisgráfica e não são baratas , mais o termo barato ou caro não faz sentido há boas e mas compras a dificuldade esta na escolha .
Em muitos casos a investimentos pelo método de “moeda ao ar” nem tem pior resultados que os sistemas mais elaborados .
- Registado: 18/1/2008 16:20
Obrigado pela ajuda de todos, desde já.
Infelizmente, por questões profissionais, não tenho podido ler com regularidade o "Bolsa para Iniciados".
Talvez tenha criado estas ideias por ouvir alguns amigos gestores de empresas dizerem que é boa altura comprar, e, que é bom investir em acções abaixo de 1 euro de empresas com liquidez (deram-me o caso do BCP).
Sou ainda muito novo nisto e tenho muito a aprender. Disseram-me também para ter em conta o máximo do ano das acções, para "ver" aonde elas provavelmente voltarão.
Parece-me que vou ter de ler muito sobre Análise Fundamental e Análise Técnica...!
Além disto, ver que invisto em acções "baratas" que me dão mais títulos, parece-me melhor num cenário de subida. Se comprar acções a 0,5 e as vender a 2 euros, ganho mais que se comprar outras a 9 e as vender a 16...
Mas o problema é o mesmo: - é se não sobem...!

Infelizmente, por questões profissionais, não tenho podido ler com regularidade o "Bolsa para Iniciados".
Sou ainda muito novo nisto e tenho muito a aprender. Disseram-me também para ter em conta o máximo do ano das acções, para "ver" aonde elas provavelmente voltarão.
Parece-me que vou ter de ler muito sobre Análise Fundamental e Análise Técnica...!

Mas o problema é o mesmo: - é se não sobem...!

E...investir em acções que estão abaixo de 1 euro ou pouco acima (neste caso BCP e Sonae Ind.)!
caro johnywolf, só te posso aconselhar a não entrar, não tanto por este ser ou não o momento, mas sobretudo porque denotei que não tens (ainda) uma estrategia definida para a tua entrada, sustentada em algum conhecimento que te possas apoiar e sentir confortável.
Claro está que conheceres o preço de uma acção, e esta estar a menos de 1 euro ou ate a atingir minimos historicos em si não diz nada de a acção estar cara ou barata... visto por outro prisma, o bcp ainda só caiu 72% em relação ao pico do ano passado... porque não ha-de cair 80%-85% ou mesmo 90%/95% ?... se se registar esses mais 20% de queda, pode demorar anos para recuperar os mesmos 20% de queda! mesmo que o mercado entre em tourada! e depois daqui a 2-3 anos ias-te sentir mesmo frustado por estares a ver o bcp finalmente a voltar aos 0,70cents!
Isto é tudo suposições obvio, e a verdade é que ninguem sabe com rigor o que acontecerá com a certeza cientifica e indubitavel (apenas alguns clarividentes técnicos tem pistas de tendencia e outros estudiosos fundamentalistas terão algum vislumbre do que uma acção de uma empresa "boa" possa estar barata... mas os primeiros e sobretudo os segundos tem que jogar com uma considerável margem de erro nestes tempos de incertezas...)
Posto isto, até podias estares a esgrimir aqui argumentos, que me levassem a dizer que na minha opinião acho que seria um momento interessante para entrares.
mas a verdade é que não estás. logo começaria por aí. tentaria devorar tudo o que fosse literatura da bolsa, foruns, etc, e dava-me a mim proprio algumas tarefas, como ler 2 ou 3 livros, aprender alguns programas para seguir tendencias e grafismos, e seguir atentamente tudo sobre bolsa, de forma a que tivesse com que me entreter, pelo menos 1 a 2 meses... depois disso, e depois de muita informação recolhida, sempre com o sentido de que seria ainda um aprendiz de bolsa (que alias é o meu caso actual) traçaria uma estrategia, que entendesse, e que fosse suportada em alguma linha de conhecimento vigente, idealmente com a escola tecnica e fundamental.
depois escolheria um timing para entrar, e traçava pequenas metas e testava a experiencia. o que nunca faria era o que o forista acima disse de investires tudo num titulo! isso é que não, pois é obvio que é demasiado arriscado com tão pouco conhecimento.
pelo contrario, propunha-me a mim proprio 1 a 2 meses de ensaio na bolsa, e ia investindo pequenas quantias em 4 a 5 titulos, e aprendendo com a experiencia, num processo de ensaio-erro.
Depois quando tivesse ganhado alguma experiencia e degustado os mercados, tenham sido essa experiencia acida ou doce, entao ai sim, estudava um timing, ajustava uma estrategia pessoal, e entrava na bolsa, quando as condiçoes que defeni se revelassem no mercado.
por exemplo, digamos que feito esse periodo todo de aprendizagem e experiencias de ensaio erro, querias entao investir a serio na bolsa. se o mercado estivesse nas condições actuais, então terias duas hipoteses:
ou entravas curto, e apostavas nas descidas (requer muita experiencia e muito treino antes, e tambem bastante tempo para dedicares aos mercados e acompanha-los)
ou entravas longo, e aí face à incerteza dos mercados, na minha humilde opinião ajustaria a estrategia escolhida sempre a um portfolio selecionado por algum criterio que fizesse sentido objectivamente no intento de estar a comprar empresas boas e baratas e sobretudo, diversificava sempre para cima de 1 dezena de titulos...
isto porque, o risco de te enganares é sempre bem mais grave do risco de pecares por defeito e ganhares menos do que poderias ter ganho. É claro que quanto mais forte fosse as tuas convicções fundamentais, mais esse portfolio poderia ser selecionado e com menor diversificação, mas, acho que esse nivel é mesmo só para profissionais, e mesmo esses, os gurus do estilo "longo" neste momento estão a perder uns milhoeszitos que é para aprenderem!!!

Posto tudo isto, se mesmo assim queres entrar já, então força aí e depois diz-nos como foi... afinal a sorte tambem faz parte deste actividade de investimento...
rate Escreveu:"...no longo prazo estamos todos ricos..."
não sei quem disse isto, mas já vi isso, aqui escrito no fórum e acho que diz tudo.
cc
O problema é que a frase original é "no longo prazo estamos todos mortos"... a tua versão deve ter sido o teu subsconsciente que a criou

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Caro companheiro,
Deixo-te o meu testemunho, que mais não é, nem pretende ser, que isso mesmo: um testemunho.
Entrei em bolsa no dia 24 de Outubro.
Embora já possui-se alguma carteira, considero que entrei a 24 de Outubro, porque só desde essa altura comecei a dar atenção á bolsa e a acompanhar o seu desenvolvimento diário.
Na minha primeira intervenção, tive um ganho de cerca de 7% e na primeira semana seguia com um saldo positivo de mais de 15%.
Claro que foi muito bom começar assim, sobretudo porque não desmoraliza logo quem entra.
Mas sempre achei que foi pura sorte, já que tudo o que lia era para me afastar e ficar líquido o mais possível.
Sempre achei que foi bom entrar a ganhar, mas sabia que mais tarde ou mais cedo os maus negócios iam chegar e que o importante era encarar as circunstancias da mesma forma que as vitórias.
Agora, mais de um mês depois, o balanço ainda é positivo, mas muito, muito tangencial. E ao longo deste mês, muito foram os erros cometidos. Infelizmente as vitórias pouco acrescentam ao conhecimento, já nas derrotas é mais fácil identificar os erros.
Não quero com isto dizer que aconselho a entrada ou não, apenas considero que deverás estar bem preparado para perder, já que para ganhar não é preciso preparação. E como muitos dizem, e bem, é preciso definires estratégias, e quanto pretendes perder. Para que não te deixes levar pela insensatez de quem perde, e te vejas metido numa indefinição que poderá ser determinante numa "derrota".
Cumprimentos, e muitos e bons negócios.
Estamos cá para partilhar contigo muitos momentos, mas já agora faz com que sejam mais vitórias...
Abraço,
NAndor
Deixo-te o meu testemunho, que mais não é, nem pretende ser, que isso mesmo: um testemunho.
Entrei em bolsa no dia 24 de Outubro.
Embora já possui-se alguma carteira, considero que entrei a 24 de Outubro, porque só desde essa altura comecei a dar atenção á bolsa e a acompanhar o seu desenvolvimento diário.
Na minha primeira intervenção, tive um ganho de cerca de 7% e na primeira semana seguia com um saldo positivo de mais de 15%.
Claro que foi muito bom começar assim, sobretudo porque não desmoraliza logo quem entra.
Mas sempre achei que foi pura sorte, já que tudo o que lia era para me afastar e ficar líquido o mais possível.
Sempre achei que foi bom entrar a ganhar, mas sabia que mais tarde ou mais cedo os maus negócios iam chegar e que o importante era encarar as circunstancias da mesma forma que as vitórias.
Agora, mais de um mês depois, o balanço ainda é positivo, mas muito, muito tangencial. E ao longo deste mês, muito foram os erros cometidos. Infelizmente as vitórias pouco acrescentam ao conhecimento, já nas derrotas é mais fácil identificar os erros.
Não quero com isto dizer que aconselho a entrada ou não, apenas considero que deverás estar bem preparado para perder, já que para ganhar não é preciso preparação. E como muitos dizem, e bem, é preciso definires estratégias, e quanto pretendes perder. Para que não te deixes levar pela insensatez de quem perde, e te vejas metido numa indefinição que poderá ser determinante numa "derrota".
Cumprimentos, e muitos e bons negócios.
Estamos cá para partilhar contigo muitos momentos, mas já agora faz com que sejam mais vitórias...
Abraço,
NAndor
----
Quem não quer perder, o melhor é não arriscar...
Quem não quer perder, o melhor é não arriscar...
- Registado: 25/10/2008 20:03
JohnnyWolf
O LTCM, eu penso, queria dizer-te o seguinte: Se perderes a pressão é para baixo, se ganhares a pressão é para cima, pressionado vais ser sempre.
Se perderes vais ter uma boa experiência,a cautela, se ganhares vais correr o risco de te pedirem concelhos lá em casa e depois é que elas vão ser.
JohnnyWolf, isto da bolsa quando somos novatos ganhamos quase sempre o pior é quando já somos engenheiros, a maioria das vezes acabamos com muito cimento e pouco ferro...
Rmartins
O LTCM, eu penso, queria dizer-te o seguinte: Se perderes a pressão é para baixo, se ganhares a pressão é para cima, pressionado vais ser sempre.
Se perderes vais ter uma boa experiência,a cautela, se ganhares vais correr o risco de te pedirem concelhos lá em casa e depois é que elas vão ser.
JohnnyWolf, isto da bolsa quando somos novatos ganhamos quase sempre o pior é quando já somos engenheiros, a maioria das vezes acabamos com muito cimento e pouco ferro...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Estou a começar a criar uma ideia constante (dentro da minha falta de conhecimentos) de que, apesar dos mercados estarem incertos, esta é uma altura boa para investir.
Ando a seguir os índices e cotações diariamente e estou quase decidido a investir uma quantia que tenho de parte (não muito avultada e da qual não dependo) em acções do BCP e da Sonae Ind.
Penso constantemente que já deveria ter comprado as do BCP quando estavam a 0,70 e que quanto mais esperar mais caras elas ficarão (óbvio que não deixo de pensar que poderão voltar a descer).
Sei que ninguém me vai dizer aqui "Compra" (nem espero isso), mas gostaria que me dessem a vossa opinião sobre o meu raciocínio. Estou errado?
Obrigado!
Eu digo COMPRA.
Se perdes ou não dinheiro é irrelevante, de qualquer maneira, vai servir de experiência.
Avança com a totalidade do capital, e investe só num único papel, assim vais poder sentir com mais intensidade a pressão que o negócio exerce sobre ti.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Só para teres uma ideia das voltas que um papel, pode dar e da dimensão de valores que pode ter vê os gráficos da HGSI, postados pelo Ulisses neste tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=60283
O principal já te disseram. deves pensar nos valores em termos de %. Como o artista mostrou, o que parece barato pode estar carissimo, e uma diferença de poucos cêntimos dá muitos %, de perdas se não fizeres uma boa entrada. E o pior é que para recuperares vais precisar ainda de uma percentagem maior que aquela que perdeste. Por isso "Olho fino e pé ligeiro"
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=60283
O principal já te disseram. deves pensar nos valores em termos de %. Como o artista mostrou, o que parece barato pode estar carissimo, e uma diferença de poucos cêntimos dá muitos %, de perdas se não fizeres uma boa entrada. E o pior é que para recuperares vais precisar ainda de uma percentagem maior que aquela que perdeste. Por isso "Olho fino e pé ligeiro"

Entradas agora só numa perspectiva de longo prazo e conhecendo muito bem as empresas em que investes, saber avaliar bem os seus fundamentais... caso contrário espera que haja sinais mais claros de inversão!
Tu pensas que devias ter entrado no BCP a 0.70 porque agora está acima dos 0.80, se estivesse a 0.60 já não pensarias o mesmo... e muitos pensaram da mesma forma que tu quando o título foi a 2, a 1.5, a 1.2, a 1...
abraço e boa sorte
artista
Tu pensas que devias ter entrado no BCP a 0.70 porque agora está acima dos 0.80, se estivesse a 0.60 já não pensarias o mesmo... e muitos pensaram da mesma forma que tu quando o título foi a 2, a 1.5, a 1.2, a 1...
abraço e boa sorte
artista
ainda hoje o ulisses escreveu o que cito a seguir:
uma das coisas que aprendi neste quase um ano de mercados é que é desapontador remar contra a maré, ou seja, ter entradas longas quando o mercado alargado (os índices) estão a dar sinais de quedas e mais quedas
A nossa Bolsa continua sem mostrar qualquer sinal relevante de força que indique que o "Bear Market" chegou ao fim. Tenho identificado neste tópico os valores de referência que, se forem ultrapassados, nos poderão dar esse sinal, mas estão ainda muito longe...
Quem tem andado a tentar apanhar fundos ao longo de 2009 tem sido completamente esmagado pela força de um "Bear Market".
uma das coisas que aprendi neste quase um ano de mercados é que é desapontador remar contra a maré, ou seja, ter entradas longas quando o mercado alargado (os índices) estão a dar sinais de quedas e mais quedas
JohnnyWolf Escreveu:E...investir em acções que estão abaixo de 1 euro ou pouco acima (neste caso BCP e Sonae Ind.)!
Johnny, o valor das acções em si (se está perto, ou abaixo ou acima de 1 euro) só por si não tem qualquer significado.
Aconselho-te a procurares outro critério de escolha porque esse é irrelevante. Por certo estás a associar a ideia de que essas acções estão "baratas" mas uma acção a 0.8 euros pode estar cara e uma acção a 4 euros (ou a 10 ou a 20) pode estar barata...
As empresas cotadas em Bolsa até podem alterar o valor das acções com splits e reverse-splits. Só para te mostrar como esse critério de escolha é arbitrário (dado que na prática as empresas estão cotadas ao valor que quiserem).
Não é por aí que se avaliam as acções...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ideia errada, a de investir agora?
Olá a todos!
Obrigado!
Obrigado!
25 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, latbal, m-m, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, sempreamesma, Shimazaki_2, trilhos2006 e 176 visitantes