Grandes demais para falir
8 mensagens
|Página 1 de 1
Lion eu sou uma capitalista convicto mas é preciso ver algumas coisas. Em primeiro o governo não pode distorcer a econmia e depois escapar-se a salvar certas empresas. E essas certas empresas são aquelas que podem pôr em rsico toda a economia se falharem, como os grandes bancos. Na minha opinião posso ter dúvidas em relação à magnitude das ajudas, não tenho dúvidas que eram necessárias.
Já agora o título deste tópico lembrou-me uma coisa que me tem ocorrido, e então aquelas empresas que são grandes demais para serem salvas sem o país ir à bancarrota como aconteceu devido aos bancos Islandeses?
Já agora o título deste tópico lembrou-me uma coisa que me tem ocorrido, e então aquelas empresas que são grandes demais para serem salvas sem o país ir à bancarrota como aconteceu devido aos bancos Islandeses?
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Re: Grandes demais para falir
maximo_ Escreveu:Há gigantes e gigantes. E quando fazes esta pergunta, na minha opinião, respondes mal.Já imaginas o "know how" perdido, que isto causaria? Seria um grande passo atrás na evolução tecnológica da humanidade. Esta é um das empresas que mais contribui para evolução da humanidade. E talvez por causa dos gastos que encarregou nessa evolução é que a fizeram estar na situação que está.Lion_Heart Escreveu:Por exemplo se a GM falisse acham que o mundo ficava pior? se calhar não , porventura até íamos ter carros mais eficientes e a outro tipo de combustível mais rapido.
Desculpa lá, mas que know-how, ACTUAL é que a GM tem?
Que contributo para a evolução é que tem?
Na minha opinião nenhum.
As máquinas a vapor também trouxram grande evolução no principio da industrialização no Séc XIX e XX, mas será que em 1950 tinham algum know-how e trouxeram alguma evolução à humanidade a partir dai?
Que contributos é que a GM trouxe para a evolução humana nos ultimos 10 anos, comparado por exemplo coma Toyota QUE JÁ TEM CARROS HIBRIDOS à VENDA.
E não anda a "desenvolver prototipos", que marcas da GM é que têm feito R&D a sério e com resultados nos ultimos 10 anos?
Fico às espera para ver.
As empresas automoveis americanas nos ultimos 10 anos só se têm mantido pk os americanos gostam de comprar carros nacionais, e mesmo assim a Toyota já tem cerca de 25% do Mercado...
A GM há 2 anos seguidos que dá prejuizo, a crise não é de agora, e tu dizes-me que é pk têm investido em R&D?
Onde está o resultado desssa R&D? Em lado nenhum.
As empresas auto americanas só sobrevivram nos ultimos anos, pk financiavam os prejuizos que davam com emprestimos à banca. Agora acabou-se os emprestimos, têm de reflectir os prejuizos nas contas, e o dinheiro não cresce do chão.
Não conheço nenhuma informação que aponte nos ultimos 10 anos as auto-makers americanas como exemplo na área de investigação, antes pelo contrário, continuam a fazer carros como ha 50 anos atrás, e isso tem consequencia em mercados com muita concorrencia como é o actual...
Alias, se a empresa fosse assim tão boa, o Buffett não se importava de comprar, tendo em conta que comprou a GE e Goldman Sachs e já se viu que essas empresas não estão lá grande coisa.
Se aalguem visse potencial na GM, alguem a comprava.
Se visse inovação, etc. Alguem estaria lá para apostar nisso.
O que não é o caso.
A GM é uma empresa que funciona da mesma maneira que há 50 anos, e só sobreviveu até agora porque havia dinheiro barato para cobrir os buracos.
Cumprimentos.
maximo_ Escreveu:Há gigantes e gigantes. E quando fazes esta pergunta, na minha opinião, respondes mal.Lion_Heart Escreveu:Por exemplo se a GM falisse acham que o mundo ficava pior? se calhar não , porventura até íamos ter carros mais eficientes e a outro tipo de combustível mais rapido.
Já imaginas o "know how" perdido, que isto causaria? Seria um grande passo atrás na evolução tecnológica da humanidade. Esta é um das empresas que mais contribui para evolução da humanidade. E talvez por causa dos gastos que encarregou nessa evolução é que a fizeram estar na situação que está. Não sei se isto que digo é um dos critérios usados pelos governos para não deixarem cair um gigante destes, certamente o carácter de catástrofe social seja mais importante, mas este sem duvida que o é também.
Portanto estamos a falar de R&D , isso também vale dinheiro em caso de liquidação, pelo menos a parte que ainda não tenha sido alvo de espionagem industrial

Nunca esquecer que o que vale dinheiro em caso de falência de alguma empresa é sempre aproveitado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Há gigantes e gigantes. E quando fazes esta pergunta, na minha opinião, respondes mal.
Já imaginas o "know how" perdido, que isto causaria? Seria um grande passo atrás na evolução tecnológica da humanidade. Esta é um das empresas que mais contribui para evolução da humanidade. E talvez por causa dos gastos que encarregou nessa evolução é que a fizeram estar na situação que está. Não sei se isto que digo é um dos critérios usados pelos governos para não deixarem cair um gigante destes, certamente o carácter de catástrofe social seja mais importante, mas este sem duvida que o é também.
Lion_Heart Escreveu:Por exemplo se a GM falisse acham que o mundo ficava pior? se calhar não , porventura até íamos ter carros mais eficientes e a outro tipo de combustível mais rapido.
- Registado: 24/11/2008 0:36
Deturpando a célebre frase de Clémenceau que “a guerra é coisa demasiado importante para ser deixada apenas aos militares” diria que a actual crise financeira é demasiado importante para ser deixada apenas aos economistas
É que deixando apenas o "santo mercado" a funcionar pode ser a morte do mesmo, pois não faltarão politícos populistas e demagogos para fazê-lo.

É que deixando apenas o "santo mercado" a funcionar pode ser a morte do mesmo, pois não faltarão politícos populistas e demagogos para fazê-lo.
capitalismo
Lion, o que diz é partilhado por alguns, com mais bom senso que os hanituais, dando o exemplo das empresas zombie (como lhes chamaram)por altura da crise japonesa em 2000 (salvo erro).
Os Japoneses tambem tentaram salvar grandes empresas (bancos) á beira da falência em vez de as deixar cair. E tambem puseram o dinheiro a níveis gratuitos i.e. com taxas de juro 0%!
E o que sucedeu? Já lá vão 8 anos e ainda estão a marcar passo!Os americanos, que na altura recomendartam que deixassem cair essas empresas, agora caiem no mesmo erro!e para as salvar, fabricam dólares a granel e querem impestar o mundo com eles.
É por isso que esta crise ainda vai no adro.
Para onde vamos, não sei. Mas tenho dúvidas que 1 único mandato do Obama consiga resolver a crise.
Abraço
Clinico
Os Japoneses tambem tentaram salvar grandes empresas (bancos) á beira da falência em vez de as deixar cair. E tambem puseram o dinheiro a níveis gratuitos i.e. com taxas de juro 0%!
E o que sucedeu? Já lá vão 8 anos e ainda estão a marcar passo!Os americanos, que na altura recomendartam que deixassem cair essas empresas, agora caiem no mesmo erro!e para as salvar, fabricam dólares a granel e querem impestar o mundo com eles.
É por isso que esta crise ainda vai no adro.
Para onde vamos, não sei. Mas tenho dúvidas que 1 único mandato do Obama consiga resolver a crise.
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Grandes demais para falir
Esta é a frase da moda nos mercados em relação a mega empresas.
Eu acho piada aos capitalistas ( ou que se intitulam) que defendem que estas empresas gigantescas devem ser salvas enquanto outras mais pequenas são sacrificadas.
Será esse o objectivo ultimo do capitalismo selvagem? Existir somente uma empresa que englobe tudo? As vezes parece.
Pois eu vou dizer aqui o que acho sobre isto.
Uma empresa se tiver que falir deve falir , qualquer que seja a sua dimensão e custe o que custar.
O capitalismo é isso mesmo, se um pequeno cai outro nasce , se um grande cai porventura nascem uns 10 e outros 10 ficam mais fortes , o que a meu ver permite ainda mais concorrência ( o que permite variações de preço maiores).
Claro que temos os custos sociais e financeiros da mega empresa que faliu. Mas será que os biliões muitas vezes necessários para salvar essas empresas não eram melhores empregues nos trabalhadores porventura desempregados. Os activos são sempre vendáveis a outras empresas.
E não estariamos ai sim a criar uma verdadeira economia de mercado onde todos concorrem em igualdade?
E que assim temos sempre alguns em clara vantagem em relação a outros. Portanto pela logica se os outros todos fossem inteligentes fundiam-se num só e ai teriamos outra mega empresa que também não poderia falir.
Acho que este receio e infundado e só cria mega monstros que são sempre maiores e ja abem que se algo corre mal , vão ficar ainda maiores pois não podem falir.
Já asistimos a quedas gigantescas de mega empresas como a Enron, A Pan Am a TWA ,a Lehman ( que sobreviveu ao crash de 29 mas não ao de 2008!), e a vida continuou.
Por exemplo se a GM falisse acham que o mundo ficava pior? se calhar não , porventura até iamos ter carros mais eficientes e a outro tipo de combustivel mais rapido.
Se o Citibank falisse aconteceria o mesmo? Também acho que não , haveria dezenas de outros bancos a comprar os activos em dezenas de Países por esse mundo fora e porventura teriamos melhor concorrência.
Agora com o pseudo medo de não deixar falir mega empresas pois vai causar um colapso ainda maior para mim vai é criar monstros ainda maiores que um dia podem mesmo falir e ai sim vai ser perigoso.
Eu acho piada aos capitalistas ( ou que se intitulam) que defendem que estas empresas gigantescas devem ser salvas enquanto outras mais pequenas são sacrificadas.
Será esse o objectivo ultimo do capitalismo selvagem? Existir somente uma empresa que englobe tudo? As vezes parece.
Pois eu vou dizer aqui o que acho sobre isto.
Uma empresa se tiver que falir deve falir , qualquer que seja a sua dimensão e custe o que custar.
O capitalismo é isso mesmo, se um pequeno cai outro nasce , se um grande cai porventura nascem uns 10 e outros 10 ficam mais fortes , o que a meu ver permite ainda mais concorrência ( o que permite variações de preço maiores).
Claro que temos os custos sociais e financeiros da mega empresa que faliu. Mas será que os biliões muitas vezes necessários para salvar essas empresas não eram melhores empregues nos trabalhadores porventura desempregados. Os activos são sempre vendáveis a outras empresas.
E não estariamos ai sim a criar uma verdadeira economia de mercado onde todos concorrem em igualdade?
E que assim temos sempre alguns em clara vantagem em relação a outros. Portanto pela logica se os outros todos fossem inteligentes fundiam-se num só e ai teriamos outra mega empresa que também não poderia falir.
Acho que este receio e infundado e só cria mega monstros que são sempre maiores e ja abem que se algo corre mal , vão ficar ainda maiores pois não podem falir.
Já asistimos a quedas gigantescas de mega empresas como a Enron, A Pan Am a TWA ,a Lehman ( que sobreviveu ao crash de 29 mas não ao de 2008!), e a vida continuou.
Por exemplo se a GM falisse acham que o mundo ficava pior? se calhar não , porventura até iamos ter carros mais eficientes e a outro tipo de combustivel mais rapido.
Se o Citibank falisse aconteceria o mesmo? Também acho que não , haveria dezenas de outros bancos a comprar os activos em dezenas de Países por esse mundo fora e porventura teriamos melhor concorrência.
Agora com o pseudo medo de não deixar falir mega empresas pois vai causar um colapso ainda maior para mim vai é criar monstros ainda maiores que um dia podem mesmo falir e ai sim vai ser perigoso.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, latbal, m-m, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, sempreamesma, Shimazaki_2, trilhos2006 e 175 visitantes