blackjack_CALD Escreveu:é obvio que sim, a questao é que Portugal tem a dimensao que tem , o mercado que tem, nao quer dizer que seja impossivel inovar e fazer bem, temos muitos exemplos de sucesso. Quero dizer que isso nao basta.
Fugindo um pouco ao topico: Starbucks. Abriu em Alfragide, num shopping, achei que fosse uma receita para o desastre, destruindo o brand premium. A verdade é sempre que la passo está cheio (ate quando?). Futura loja n.2 ? A 20 metros dos Pasteis de Belem ! Aqui sim, vai ser em força. Neste caso tens uma mega estrutura por detras, podes errar 1 vez durante algum tempo, entrar no mercado na altura errada com o produto aparentemente errado. Na ByBlos nao havia almofada.
Percebes o que queria dizer com NY/Londres?
Percebo. Este tema por acaso é interessante para mim, pois estou ligado e gosto de seguir a estrategia dos negócios e empresas.
Esta semana por acaso estive em londres. Cidade muito cosmopolita, e pegando no teu exemplo, com starbucks esquina sim, esquina sim!
é impressionante o nrº de starbucks que tem, e claro está, foi lá sobretudo que procurei uns capucccinos bem quentinhos!...
e o que isto tem a haver com a byblos e com o exemplo que deste, 1º do mercado de londres, e depois do negocio starbucks?
Tudo e nada.
Tudo, porque o starbucks é uma formula testada, que segue um modelo de negócio de sucesso (independentemente de avanços e recuos, é em termos de analise temporal, um modelo de sucesso), e tem um posicionamento adequado para as grandes cidades e o mercado global, em que as grandes cidades do mundo tendem a incorporar os estilos de vida vigentes nas grandes metropoles como nova yorque ou londres.
Como modelo testado, começou naturalmente em mercados mais adaptados ao seu posicionamento, e onde teve sucesso. e não será por acaso que só há pouco é que veio para lisboa. A starbuck é um modelo de negocio testado, correctamente posicionado, e face às adversidades e guerras do mercado, lá terá como todos os seus ventos e tempestades, mas tem, aparentemente, uma estrategia coerente e vantagens competitivas.
Chegou a lisboa, e bem.
A partir daqui qualquer benchmarking entre a starbucks e a byblos é uma imaginação muito forçada.
A questão não é porque a byblos lança um negocio diferente que é inovadora! é inovadora se oferecer serviços e produtos de valor acrescentado, com caracteristicas diferenciadas e que o mercado valorize.
Por exemplo, voltando novamente ao negocio dos cafes de valor acrescentado, entre a starbucks e os pasteis de nata de belem, provavelmente, em termos mundiais, os pasteis de nata de belem são mais inovadores! isso não significa que se abrires um cafe de pasteis de belem em nova yorque ou londres, o conceito funciona e caiam la clientes como moscas! (tambem não sei se nao funcionaria porque nao estudei o negocio nem o mercado, nem tenho nenhum plano de negocio para esse efeito).
Para alem da localização, a byblos nao tinha de facto vantagens competitivas para operar neste mercado. e ate acredito que nem as tivesse para operar em londres ou nova yorque.
não estudei o negocio, mas talvez eles quisessem outra coisa do que realmente implementaram... há sempre clientes satisfeitos, face ao que eles ofereciam, mas não "havia negocio" propriamente... talvez devessem se ter posicionado como um nicho cultural, com custos fixos baixos... ou então se queriam alavancar para uma mega estrutura, tinham que ter "vários P´s de apoio", entre os quais o Power, ou seja poder, capacidade de investimento e financeira...
soau-me demasiado a "inspiração"... e isso só por sorte é que funciona, infelizmente, esse atalho - inspiração - é o plano de negocios mais usado pelos empresarios portugueses, e às vezes até tem resultados! e ninguem sabe muito bem porque.. enfim, infelizmente é assim...
esperemos pelas proximas gerações de gestores, que certamente levarão à criatividade empresarial portuguesa tecnicas e conceitos que permitam sermos uma nação muito competitiva nos proximos 100 anos... ou talvez nos proximos 200 anos... mas mantenho a esperança!