Finlândia quer acabar com pedidos de empréstimo por SMS feitos à noite
18/11/2008
A Finlândia poderá acabar com a concessão de empréstimos a meio da noite, decorrente de solicitações feitas via SMS, de forma a reduzir os pedidos de crédito irresponsáveis.
Com efeito, um grupo de trabalho do Ministério da Justiça finlandês aconselhou a que não sejam atendidos esses pedidos entre as 23h e as 7h00, segundo a Bloomberg. A concessão de empréstimos via SMS teve início na Finlândia há três anos e levou a um aumento do endividamento entre os utilizadores daquele serviço.
Para obterem empréstimos, os finlandeses enviam uma mensagem de texto onde indicam o montante pretendido, o seu endereço, número do B.I. e número da conta bancária. A entidade credora verifica uma base de dados “on-line”, transferindo o dinheiro se o registo creditício de quem o solicitou estiver limpo. Não é necessária qualquer garantia e os empréstimos podem ser obtidos a qualquer hora.
O governo finlandês vai agora decidir se envia a legislação para o Parlamento, para ser aprovada.
O montante médio de um empréstimo pedido por SMS durante o segundo trimestre do ano foi de 170 euros e foi reembolsado em 28 dias, de acordo com os dados estatísticos da Finlândia.
O número de processos em tribunal para pagamento deste tipo de dívidas aumentou 8,7%, para mais de 113.000, nos primeiros nove meses do ano, segundo a empresa que trata dos dados relativos ao crédito, a Suomen Asiakastieco Oy, referiu ainda a Bloomberg.
http://www.bpionline.pt/comum/Com_Notic ... vegaScroll