Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finlândia quer acabar com pedidos de empréstimo por SMS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 19/11/2008 15:20

Pata-Hari Escreveu:Ah pois há, mais_um. Mas como o crime e a mentira não é algo que é considerado sintoma de espertice, não é motivo de gáudio e de orgulho. Ser apanhado a mentir, a roubar, a fazer batota, lá, espante-se, é uma vergonha.

A mim não me espanta nada até porque como disse, já estive na Finlandia e de todos os paises da Europa Ocidental, que conheço todos, foi o povo que mais gostei, principalmente das finlandesas... :mrgreen: Cá a vergonha é ser apanhado...

Registado: 14/11/2008 0:48

por Pata-Hari » 19/11/2008 15:03

Ah pois há, mais_um. Mas como o crime e a mentira não é algo que é considerado sintoma de espertice, não é motivo de gáudio e de orgulho. Ser apanhado a mentir, a roubar, a fazer batota, lá, espante-se, é uma vergonha.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por JPtuga » 19/11/2008 13:33

Dow,

Mas, supostamente serás cliente do BES, e eles já conhecem o teu historial, para te fazerem essa oferta.
Dequalquer maneira, é incrivel como nos tempos que correm ainda há bancos a "oferecer" dinheiro, via telefone, cartas, SMS, etc. é na minha opinião um pouco imoral, tentar as pessoas assim, mas enfim, como dizem algums forenses, o comprador que se cuide!

Registado: 29/3/2007 12:40

por DOW » 19/11/2008 12:50

Resina Escreveu:Emprestimos por Sms! Mas estes finlandeses são loucos??? :shock: :shock: :shock:

Não sei qual é o espanto, ainda há poucos dias recebi uma SMS do BES dizendo que tinha aprovado um credito de 30.000 euros e bastava responder á mensagem com um BES SIM ou coisa do genero, para um numero que me forneciam..... :shock: :shock:

Registado: 29/12/2005 1:10

por mais_um » 19/11/2008 12:18

Pata-Hari Escreveu:Eu também me estava a referir a isso. Lá, o pessoal não tem falsas emergências. São honestos e não são mentirosos. Cá, infelizmente, achamos que a mentira e a desonestidade é um direito adquirido. Lá, só os párias é que se comportam desse modo.

Epá, não quero ser desmancha prazeres mas na Finlandia também há criminosos, malucos e pobres, estão esquecidos dos adolescentes quem tem morto os colegas e professores?

Ja estive na Finlandia e concordo que tem muitos aspectos bastante positivos um deles o civismo que por cá não abunda, mas não é um paraiso.

Em 1996 tinham 8% da população em risco de pobreza já considerando os apoios do estado, em 2006 tem 13%. (fonte: Eurostat)

Em 2006 tiveram 324575 crimes participados, em Portugal no mesmo ano tivemos 398959
(fonte: Eurostat)

Não conheço paraisos na terra e por vezes temos tendencia a comparar o pior nosso com o melhor dos outros países e esquecemo-nos que os outros também tem problemas.

Um abraço

Registado: 14/11/2008 0:48

por pedrom » 19/11/2008 12:03

Pata-Hari Escreveu:Eu também me estava a referir a isso. Lá, o pessoal não tem falsas emergências. São honestos e não são mentirosos. Cá, infelizmente, achamos que a mentira e a desonestidade é um direito adquirido. Lá, só os párias é que se comportam desse modo.

E isto do chico espertismo é uma mentalidade que nunca desaparece e para acontecer é preciso decadas para as pessoas alterarem a mentalidade!!!

Isto é tipo uma bola de neve, nós até podemos não querer fazer mas se os outros fazem nós fazemos também!!! E eu não sou nenhum santo pois quando posso ser mais esperto do que os outros sou e mais nada, pois sei que se não aproveitar uma oportunidade vem alguém que a aproveita!!!

Já me aconteceu muitas vezes provar o contrário quando estou com paciência e tempo, e ponho as pessoas de boca aberta devido a certas atitudes!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Pata-Hari » 19/11/2008 11:48

Eu também me estava a referir a isso. Lá, o pessoal não tem falsas emergências. São honestos e não são mentirosos. Cá, infelizmente, achamos que a mentira e a desonestidade é um direito adquirido. Lá, só os párias é que se comportam desse modo.
Administrador Fórum

por pedrom » 19/11/2008 11:40

Pata-Hari Escreveu:Cunha é nos países onde o pessoal é desonesto. Não é o caso lá.

Estava a referir-me à ultima frase do post!!! neste caso protugal!!!! :wink:

por Pata-Hari » 19/11/2008 11:07

Cunha é nos países onde o pessoal é desonesto. Não é o caso lá.
Administrador Fórum

Re: Finlandeses Loucos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

por pedrom » 19/11/2008 10:34

Atomez Escreveu:
lareco Escreveu:A nossa mediocridade de pensamento é que não compreende e não atinge o nivel cultural e de respeito que a cultura nórdica têm para com todas as instituições sejam privadas,publicas ou familiares.

É bem verdade.

Esta história passou-se numa fila de embarque para um ferry da Dinamarca para a Suécia.

Estava uma longa fila de carros que ia avançando a pouco e pouco quando aparece um carro que passa por todos, chega à entrada do ferry, diz umas palavras ao guarda e este manda-o avançar. E tudo o resto continua como dantes.

Chega a vez de um tuga que estava na bicha e pergunta ao guarda - "Mas porque é que aquele passou à frente de todos???". Responde o guarda: "Era uma emergência." E pronto, está tudo dito.

Porque por lá alguém só faz uma coisa dessas se for mesmo uma emergência. E toda a gente compreende e concorda.

Se fosse cá, toda a gente "tinha uma emergência"...

Emergência e uma cunha!!! :mrgreen:

3 basic types of incentives: moral, social, and economic

por C.N. » 19/11/2008 4:14

lareco Escreveu:...Na Finlândia não passa pela cabeça de ninguém não pagar o crédito...

Lareco, nao e so na Finlandia , e em todo o lado, inclusive em Portugal.

Um emprestimo, seja do que for - dinheiro, sementes, uma lanca para cacar, comida, etc - e antes de tudo um compromisso entre dois individuos. Quando a relacao passa a ser entre um individuo e algo nao visivel/palpavel deixa de existir o "estimulo social" para se pagar a divida. Por outras palavras, ninguem gosta de ser visto a fazer algo de errado; mas num relacao individuo + algo nao visivel, se o individuo nao pagar ninguem sabera, ou seja, nao ha estimulo social. Sendo assim a divida so sera paga se houver um estimulo economico (penhora por exemplo) e moral - ninguem gosta de fazer algo que considera errado.

Como o tonirai apontou, parece que alguns Finlandeses se atrasaram nos pagamentos :P

CN

PS- em anexo um artigo curto e facil de ler, onde se fala dos tres tipos de incentivos.
Anexos
The Word July 08 Page 44 - Controlling Inflation.pdf
(113.51 KiB) Transferido 264 Vezes

Registado: 28/9/2004 8:29

por Jiboia Cega » 19/11/2008 2:50

Atomez Escreveu:
lareco Escreveu:A nossa mediocridade de pensamento é que não compreende e não atinge o nivel cultural e de respeito que a cultura nórdica têm para com todas as instituições sejam privadas,publicas ou familiares.

É bem verdade.

Esta história passou-se numa fila de embarque para um ferry da Dinamarca para a Suécia.

Estava uma longa fila de carros que ia avançando a pouco e pouco quando aparece um carro que passa por todos, chega à entrada do ferry, diz umas palavras ao guarda e este manda-o avançar. E tudo o resto continua como dantes.

Chega a vez de um tuga que estava na bicha e pergunta ao guarda - "Mas porque é que aquele passou à frente de todos???". Responde o guarda: "Era uma emergência." E pronto, está tudo dito.

Porque por lá alguém só faz uma coisa dessas se for mesmo uma emergência. E toda a gente compreende e concorda.

Atomez,

Não vás más longe.

Trabalho numa multinacional da aviação onde é frequente hever emergências como em qualquer companhia. Como quase toda a gente, enviar emails faz parte do meu dia a dia.

Quanso entrei para a companhia houve uma vez que configurei uma mensagem de email com todas as possibilidades de emergência: importância high, EMERGENCY no subject, etc., quando na realidade não era mesmo um caso urgente, apenas queria uma resposta rápida da sede.

A resposta foi realmente rápida mas o sucedido chegou aos ouvidos do meu chefe que teve que me explicar o conceito de emergência nesta empresa e desde aí passei a pensar de outra forma.

A banalização de algumas coisas ou de alguns actos faz com que estes percam o sentido de ser.

Abraços
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por atomez » 19/11/2008 2:30

É bem verdade.

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por tonirai » 19/11/2008 1:30

lareco Escreveu: Essa expressão não é... e nunca foi ou será verdade.
Na finlândia não passa pela cabeça de ninguém não pagar o crédito do qual se contraiu a uma instituição finaceira.

Aparentemente passou pela cabeça de 113000 pessoas, segundo a notícia... ora relê.

lareco Escreveu:Trabalho numa empresa finlandesa e nunca mas nunca conheci outra empresa( já trabalhei com espanhois, alemães, suiços) com uma politica corporativa, social e ecologica como a das empresas finlandesas.

Não podes generalizar... eu conheço empresas Alemãs e Suiças, e quanto a políticas ecológicas sei pouco, mas quanto ao resto não devem ficar muito atrás...

Registado: 19/4/2007 18:26

por JPtuga » 19/11/2008 1:29

Talvez seja da minha mentalidade e tal, e até acredito na desburocratização, e talvez seja este o caminho do futuro, mas será que assim é possivel fazer uma boa análise de risco?
Quanto á responsabilidade de quem contrai um empréstimo, ela terá sempre que existir, mas aparentemente, lá, como cá, quando o dinheiro é muito facil de obter pode levar ao incumprimento. Por alguma razão a noticia original fala de um aumento da litigação.O endividamento excessivo pode levar ao incumprimento, e nem toda a boa vontade deste mundo irá dar-nos capacidade de pagar, nem aqui nem na Finlândia.
Isto de financiar "noitadas" de copos, etc não me parece saudavel. A noticia fala apenas do periodo entre as 23h e as 07h.
Mesmo assim o conceito de empréstimo via SMS, ou via telefone, tipo cofidis, não me atrai...

Finlandeses Loucos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

por lareco » 18/11/2008 22:58

Essa expressão não é... e nunca foi ou será verdade.
Na finlândia não passa pela cabeça de ninguém não pagar o crédito do qual se contraiu a uma instituição finaceira.
Dai que ele devido a sua mentalidade simplificam os processo burocráticos.
Trabalho numa empresa finlandesa e nunca mas nunca conheci outra empresa( já trabalhei com espanhois, alemães, suiços) com uma politica corporativa, social e ecologica como a das empresas finlandesas.
A nossa mediocridade de pensamento é que não compreende e não atinge o nivel cultural e de respeito que a cultura nórdica têm para com todas as instituições sejam privadas,publicas ou familiares.
Dai que pedir créditos por sms sejam "normais" desde que se tenha a consiência do pedido crédito se vai realizar.Sendo uma forma rapida e nada burocratica de o ter.
A sua regularização por parte do governo terá como finalidade apenas "esfriar" e regulamentar a matéria.

Na filândia este post jamais teria os comets que teve...mentalidades.
...Será..

Registado: 15/10/2008 23:05

por JPtuga » 18/11/2008 19:04

Ai se a Cofidis sabe disto...
Agora a taxa de juro deve ser "interessante", pois se só se verifica a identidade e o risco via uma base de dados online, há que poder cobrir os (agora mais que nunca) incumpridores.
Preocupa-me sobretudo a faixa etária mais jovem, que pode facilmente ser levada em tentação...
Por norma não acho que se deva restringir as operações das financeiras, mas esta medida do governo Finlandês parece-me sensata

por Elias » 18/11/2008 17:38

Eu nem sabia que o serviço existia, quanto mais que vai acabar...

Registado: 5/11/2002 12:21

por Resina » 18/11/2008 17:37

Emprestimos por Sms! Mas estes finlandeses são loucos??? :shock: :shock: :shock:
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Finlândia quer acabar com pedidos de empréstimo por SMS

por luiz22 » 18/11/2008 17:15

Finlândia quer acabar com pedidos de empréstimo por SMS feitos à noite

18/11/2008

A Finlândia poderá acabar com a concessão de empréstimos a meio da noite, decorrente de solicitações feitas via SMS, de forma a reduzir os pedidos de crédito irresponsáveis.

Com efeito, um grupo de trabalho do Ministério da Justiça finlandês aconselhou a que não sejam atendidos esses pedidos entre as 23h e as 7h00, segundo a Bloomberg. A concessão de empréstimos via SMS teve início na Finlândia há três anos e levou a um aumento do endividamento entre os utilizadores daquele serviço.

Para obterem empréstimos, os finlandeses enviam uma mensagem de texto onde indicam o montante pretendido, o seu endereço, número do B.I. e número da conta bancária. A entidade credora verifica uma base de dados “on-line”, transferindo o dinheiro se o registo creditício de quem o solicitou estiver limpo. Não é necessária qualquer garantia e os empréstimos podem ser obtidos a qualquer hora.

O governo finlandês vai agora decidir se envia a legislação para o Parlamento, para ser aprovada.

O montante médio de um empréstimo pedido por SMS durante o segundo trimestre do ano foi de 170 euros e foi reembolsado em 28 dias, de acordo com os dados estatísticos da Finlândia.

O número de processos em tribunal para pagamento deste tipo de dívidas aumentou 8,7%, para mais de 113.000, nos primeiros nove meses do ano, segundo a empresa que trata dos dados relativos ao crédito, a Suomen Asiakastieco Oy, referiu ainda a Bloomberg.

http://www.bpionline.pt/comum/Com_Notic ... vegaScroll
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Feedfetcher, PAULOJOAO e 141 visitantes