Clube de Investidores
16 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Clube de Investidores
Um curioso... Escreveu:nicknolte Escreveu:Estou a pensar constituir com um grupo de amigos um “clube de investidores”.
Depois de uma busca na net já tenho um esboço de estatuto e modo de funcionamento, (baseado na legislação brasileira)
Falta ainda uma parte sensível que é a relação com o fisco.
Em contacto com a minha correctora (LJCarregosa ), não me responderam à questão como deduzir os impostos dos vários titulares do “clube”, mandaram-me falar com as “Finanças”.
Como em Portugal ainda não existe suporte legal para este tipo de “clubes”, tou mesmo a ver a resposta.
Algum dos caldeireiros tem experiência ou conhecimento da forma como poderei resolver esta questão de IRS?
Um abraço
Há tempos, numa situação semelhante pedi um parecer a um advogado, que me informou que num banco ou numa correctora, uma conta conjunta pode ser movimentada por qualquer um dos membros, mas os títulos pertencem ao primeiro titular da conta e deve ser este a declarar as eventuais mais-valias às Finanças (IRS).
Para poder pertencer a todos os titulares, tem que ser constituida uma sociedade e então a tributação passa a ser feita em sede de IRC.
Desculpa, mas o teu advogado pode ser bom jurista mas é claramente mau fiscalista.

Pode ser deduzido (e deve) em sede de IRS (e nao IRC) pela quota parte correspondente a cada titular do fundo.
- Registado: 18/11/2008 14:28
Branc0 Escreveu:_asdrubal_ Escreveu:Simples: Dividem o IRS a pagar por todos.
Se é uma colectividade deve ser IRC...
Nao. Tudo depende do número de investidores.
Trata-se de uma entidade, sem personalidade juridica, equiparada a pessoa colectica.
É a coisa mais fácil de constitur e em termos de IRS é a coisa mais simples, ao abrigo do regime da transparência fiscal.
www.rightsideclub.com tens ai vários modelos dos estatutos, regulamentos, etc.
Tem em conta o último ponte que consta aqui para evitares problemas:
http://www.associacaodeinvestidores.com/index3_3.html
www.ini.org tens outros modelos, brasileiros, que te podem ser útil.
Procura também no NAIC mais informaçao ou na Proshare.
Tem nota também o número de membros e certas questoes perliminares.
http://www.associacaodeinvestidores.com/index3_2.html
- Registado: 18/11/2008 14:28
Re: Clube de Investidores
nicknolte Escreveu:Estou a pensar constituir com um grupo de amigos um “clube de investidores”.
Depois de uma busca na net já tenho um esboço de estatuto e modo de funcionamento, (baseado na legislação brasileira)
Em contacto com a minha correctora (LJCarregosa ), não me responderam à questão como deduzir os impostos dos vários titulares do “clube”, mandaram-me falar com as “Finanças”.
Como em Portugal ainda não existe suporte legal para este tipo de “clubes”, tou mesmo a ver a resposta.
Algum dos caldeireiros tem experiência ou conhecimento da forma como poderei resolver esta questão de IRS?
Um abraço
Há tempos, numa situação semelhante pedi um parecer a um advogado, que me informou que num banco ou numa correctora, uma conta conjunta pode ser movimentada por qualquer um dos membros, mas os títulos pertencem ao primeiro titular da conta e deve ser este a declarar as eventuais mais-valias às Finanças (IRS).
Para poder pertencer a todos os titulares, tem que ser constituida uma sociedade e então a tributação passa a ser feita em sede de IRC.
mas incorres em ilegalidade... nao podes ter capital sem ser teu... se alguem te deu dinheiro tens q pagar imposto supostamente... se disseres as finanças posteriormente ah nao estou so' a gerir mas ta' em meu nome a conta... eles n tem nada a ver com isso...
A grande questão será esta da legalidade ou não perante o fisco.
Criar uma conta na corretora com todos os titulares poderá resolver o problema?
- Registado: 23/11/2006 13:22
_asdrubal_ Escreveu:salvadorveiga Escreveu:nao e' tao simples assim...
Não é tão simples assim, que eu o próprio o faço
mas incorres em ilegalidade... nao podes ter capital sem ser teu... se alguem te deu dinheiro tens q pagar imposto supostamente... se disseres as finanças posteriormente ah nao estou so' a gerir mas ta' em meu nome a conta... eles n tem nada a ver com isso...
ou fazes a gestao no nome individual de cada pessoa, ou nao podes...
Por alguma coisa a minha mae nao meteu o $$ na minha conta a gerir, senao como e' q explicava por exemplo 100 mil euros na conta de um miudo de 20 anos ?
Legalmente o $$ seria meu logo teria q pagar imposto de doaçao no minimo....
Boas
Deve ser +- assim:
constituir uma sociedade tipo sociedades irregulares (com todos os membros do clube).
Depois os lucros ou os prejuízos são transferidos pela quota parte que cada um possuir na sociedade e tributados como se tratasse de rendimentos.
Mas o melhor é pedires um parcer numa repartição de finanças ou nos serviços de informação ao contribuinte.
Cumprimentos
Deve ser +- assim:
constituir uma sociedade tipo sociedades irregulares (com todos os membros do clube).
Depois os lucros ou os prejuízos são transferidos pela quota parte que cada um possuir na sociedade e tributados como se tratasse de rendimentos.
Mas o melhor é pedires um parcer numa repartição de finanças ou nos serviços de informação ao contribuinte.
Cumprimentos
- Registado: 4/9/2008 15:20
_asdrubal_ Escreveu:Simples: Dividem o IRS a pagar por todos.
Se é uma colectividade deve ser IRC...
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Clube de Investidores
Estou a pensar constituir com um grupo de amigos um “clube de investidores”.
Um abraço
Um abraço
- Registado: 23/11/2006 13:22
16 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: