Página 1 de 1

MensagemEnviado: 27/11/2008 15:20
por sherek_JNEG
Alguem sabe de alguma noticia sobre o fortis ,é que esta a subir quase 20%.
Obrigado

MensagemEnviado: 19/11/2008 14:51
por AS_terix
:| Fortis, penso num BCP a nosso nivel !
Estou entalado, assustado, mas com liquidez , para aguenta-las ! MAS , CUSTA ! lool
:roll:

MensagemEnviado: 19/11/2008 12:23
por Elias
É mais ou menos isso.

No fundo a minha questão era: "desde quando é que a cotação reflecte a realidade patrimonial e do negócio, seja no Fortis ou noutro qualquer?". Admito que possa não ter sido claro.

1 abraço,
Elias

MensagemEnviado: 19/11/2008 11:25
por Flying Turtle
Elias Escreveu:FT,

Eu concordo inteiramente que o valor fixado pelo mercado corresponde à percepção entre compradores e vendedores.

Só não vejo em que é que o caso do Fortis é diferente.

1 abraço,
Elias


Bom, então a questão que colocaste não correspondia aquilo que pretendias perguntar :wink:

Reiterando que conheço muito pouco da realidade concreta do Fortis antes e depois das intervenções estatais (de vários Estados) havidas: Questiono-me se essas intervenções não têm efeitos comparáveis aos que levam, por exemplo, a corrigir as cotações aquando de aumentos ou reduções de capital.

Assim como me questiono quanto aos efeitos da significativa (mesmo que parcial) estatização de partes da instituição na sua forma de governo.

No limite, quando uma empresa é nacionalizada (ou seja, o seu capital passa inteiramente para a posse do Estado), as suas acções deixam de estar cotadas em bolsa. Desde logo, porque deixam de poder ser transaccionadas. Os accionistas à data da nacionalização serão, num Estado de direito, compensados pelo valor actual (calculado de forma independente e por reputado(s) avaliador(es)) da empresa à data da nacionalização. Ora quando uma instituição é nacionalizada em 49,99%, ou em 50,01% por exemplo (eu sei que não é a mesma coisa, por isso coloquei os dois valores), pergunto-me se isso não provoca uma descontinuidade no valor da empresa, a qual poderá ter um reflexo na cotação da mesma. Há questões como o "free float", a liquidez, e muitas outras, que influenciam as percepções de valor dos actores no mercado, e isso pode ir muito para além das variações - mesmo que abruptas - das cotações induzidas pelo simples funcionamento do mercado.

Mas admito que no caso concreto possa não se justificar tal consideração o que é, pelo que percebo, a tua opinião :wink:

FT

MensagemEnviado: 19/11/2008 11:09
por Elias
FT,

Eu concordo inteiramente que o valor fixado pelo mercado corresponde à percepção entre compradores e vendedores.

Só não vejo em que é que o caso do Fortis é diferente.

1 abraço,
Elias

MensagemEnviado: 19/11/2008 10:08
por Flying Turtle
Elias Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:As cotações do Fortis não devem ser comparadas e/ou avaliadas de uma forma simplista, uma vez que não representam a mesma realidade patrimonial e de negócio.


Amigo Tartaruga Voadora,

Não percebi muito bem as tuas palavras.

Há algum título em que as cotações representem a realidade patrimonial e de negócio?

1 abraço,
Elias


Olá Elias,

Relativamente ao Fortis em concreto: Comparar cotações antes e depois das intervenções estatais e das cisões (se não formais, pelo menos práticas) que se verificaram parece-me difícil. A menos, claro, que eu tenha percebido mal qual foi a natureza das intervenções que se realizaram na instituição, o que é perfeitamente possível até porque nunca acompanhei de perto nem a instituição nem o título.

Relativamente à questão em abstracto: A cotação de um título resulta do funcionamento do mercado, isto é, de um encontro momentâneo entre oferta e procura. Isto significa que, no preciso momento da formação da cotação, comprador e vendedor estão satisfeitos com a transacção realizada, isto é, com o preço acordado. A formação do preço resulta assim da percepção que tanto comprador como vendedor têm das realidades patrimonial e de negócio da empresa cotada, tanto em termos presentes como de expectativas quanto ao futuro. Dito de outro modo, tanto vendedor como comprador concordaram, naquele preciso momento, numa mesma estimativa do valor actual da empresa.

Imagina duas situações completamente opostas (e por força da simplificação um tanto afastadas da realidade):

- Uma "empresa" que não exerce qualquer actividade e a única coisa que tem é um monte de barras de ouro;

- Outra empresa que não tem qualquer património (nem mesmo um "clip") e portanto a única coisa que faz é vender serviços (imaginemos que não paga salários e como tal não tem encargos fixos, sendo os serviços integralmente realizados por profissionais livres, cujos custos podem ser, para facilitar, considerados proporcionais ao negócio realizado).

Ambas as empresas cotaram, no mesmo momento, a 10 euros.

O que reflecte a cotação de cada uma delas?

FT

MensagemEnviado: 19/11/2008 0:52
por paulogemas
Eu sei euroverde mas com a sessão suspensa não pude fazer nada. Reparei que por volta das 14:00h houve venda e consequente compra de cerca de 1.000.000 de acções a 1.06 euros. E mesmo com a acção supensa apareciam ordens a 0.80 no final da sessão. O que é que isto quer dizer? Será que quando reabrir abre netes valores? desculpem se estou a dizer uma barbaridade mas sou novo na bolsa e não li esta situação em nenhum dos livros que me sugeriram.

MensagemEnviado: 19/11/2008 0:38
por EuroVerde
paulogemas Escreveu:Realmente a cotação foi congelada nesse valor. Eu entrei no fortis a 0.67, alguem me sabe dizer o que poderá acontecer agora?


Cuidado paulo, esta provávelmente não é a melhor altura para estar no Fortis. O risco é muito grande.

MensagemEnviado: 19/11/2008 0:32
por paulogemas
Realmente a cotação foi congelada nesse valor. Eu entrei no fortis a 0.67, alguem me sabe dizer o que poderá acontecer agora?

O título foi suspenso

MensagemEnviado: 19/11/2008 0:15
por jesg
Tanto qto sei o Fortis era um grupo bancário e segurador até os governos holandês, belga e luxamburguês terem injectado dinheiro e nacionalizado a parte bancária à cerca de 1 mês. As acções estavam na altura a 5 e picos qdo foram suspensas e voltaram alguns dias depois a 2 € depois de ter sido expurgado o negócio bancário. Entretanto o governo belga quer vender os activos bancários ao BNP e os accionistas interpuseram recurso nos tribunais. A decisão do tribunal saiu hoje e foi no sentido de aprovar a venda. As acções cairam bastante e foram suspensas quando estavam a 0.707 .
Não sei qdo voltarão a estar cotadas. Cmprts

MensagemEnviado: 18/11/2008 15:46
por Elias
Flying Turtle Escreveu:As cotações do Fortis não devem ser comparadas e/ou avaliadas de uma forma simplista, uma vez que não representam a mesma realidade patrimonial e de negócio.


Amigo Tartaruga Voadora,

Não percebi muito bem as tuas palavras.

Há algum título em que as cotações representem a realidade patrimonial e de negócio?

1 abraço,
Elias

MensagemEnviado: 18/11/2008 15:41
por Flying Turtle
As cotações do Fortis não devem ser comparadas e/ou avaliadas de uma forma simplista, uma vez que não representam a mesma realidade patrimonial e de negócio. Na prática, não existe quase historial para analisar as cotações actuais do banco.

FT

Re: Fortis está a cair 17%

MensagemEnviado: 18/11/2008 15:35
por pedrom
jesg Escreveu:Alguém tem seguido este título e sabe opinar sobre a bondade de entrar?


Entar porque está a descer? Se fores por essa lógica tens n titulos todos os dias onde entrar!!!! Atenção que não te estou a dizer para não entrar, mas o risco é muito elevado porque as dificuldades do banco são conhecidas e pelos vistos estão a agravar-se!!!

MensagemEnviado: 18/11/2008 15:23
por pvg80713
a ultima vez que li alguma coisa sobre Fortis, tinha sido nacionalizado por dois paises, Belgica e Holanda... portanto deve haver grande confusão na gestão etc...

MensagemEnviado: 18/11/2008 14:40
por Adrox
Aqui vai, acho que não há nada a dizer...
Tendencia descendente clara.

era só um gráfico....

MensagemEnviado: 18/11/2008 11:57
por rasteiro
que era preciso neste momento para analizar esta acção.
Gostaria a quem acompanha esta acção, ou que tenha um gráfico se o poderia colocar.

Obrigados

abraços

Fortis o BCP lá do Burgo........?????

MensagemEnviado: 18/11/2008 11:29
por rufa
O BCP e o Fortis não são sócios neste grande Bear que ambos atrevesam :mrgreen:

Cumps.

MensagemEnviado: 18/11/2008 11:24
por Elias
Deixa-me antes perguntar-te porque é que considerarias entrar neste título

Fortis está a cair 17%

MensagemEnviado: 18/11/2008 11:21
por jesg
Alguém tem seguido este título e sabe opinar sobre a bondade de entrar?