Adrox Escreveu:Aqui está a diferença entre um bom gestor e um mau gestor, um bom gestor sabe reconhecer QUANDO ERRA, e corrige as suas acções.
Um mau gestor mantém sempre a mesma estratégia, mesmo que o mundo dê uma volta de 180º...
E quando é que o mundo deu uma volta de 180 graus ?
Estas a falar desta crise ?
Podes argumentar que o tamanho e o "formato" desta crise seriam dificeis de prever, mas felizmente bastava olhar para os graficos e avaliações de mercado para facilmente se concluir que os mercados no seu global estavam inflacionados.
Eu felizmente vendi toda a minha carteira de acções em Agosto de 2007, quem olha-se para os graficos do Ulisses na pior das hipoteses deveria ter vendido tudo em Dezembro de 2007 ...
Adrox Escreveu:Não vamos pedir aos gestores que NUNCA ERREM, isso é impossivel.
Mas apenas que reconhecam o erro o mais rapidamente possivel e o corrijam.
Primeiro o erro foi tardiamente reconhecido, basta olhar para a evolução das cotações do BCP e ver onde o BPI comprou e onde vendeu, depois nunca foi assumido (foi feita alguma conferencia de imprensa informando os accionistas desse erro ? foi enviada alguma newsletter aos accionistas ?)
Uma coisa é cometer um erro, uma falha, outra coisa é imcompetencia. Tu, como investidor, se me tivesses emprestado dinheiro para eu investir na bolsa e eu tivesse comprado BCP ao preço que o BPI comprou e vendido ao preço que foi vendido continuavas a chamar isso de um erro ?
Adrox Escreveu:Claro que se tu soubesses que a OPA ia fracassar, e que os bancos iam descer abruptamente de de valor, já os devias ter shortado há muito tempo.
Mas se calhar há 1 ano atrás estavas a criticar as gestores dos bancos pelos lucros desmedidos que tinham à custa do povo, e que deviam ser socialmente mais responsaveis em vez de pensarem só no lucro...
Deves estar-me a confundir com alguem ... sou investidor à muitos e longos anos, com resultados muito meritorios, felizmente, e na altura das OPA´s tomei as decisões que, sabendo-se o que se sabe hoje, foram as correctas.
Eu não me estou a lamentar de nada, já tinha dito no post inicial que não sou accionista do BPI (nem do BCP, já agora). Estou apenas a afirmar que as administrações tendem a rejeitar as OPA´s não porque estão a defender os interesses dos accionistas mas porque estão a defender os seus interesses pessoais.
Foi assim no BPI, no BCP e nos EUA então nem se fala ... veja-se o caso Yahoo, entre tantos outros.