Economia alemã confirma recessão económica
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Economia alemã confirma recessão económica
Economia alemã confirma recessão económica após contrair 0,5% no terceiro trimestre
13/11/2008
A economia alemã entrou em recessão. A Alemanha, a maior economia europeia, contraiu-se mais do que os economistas esperavam no terceiro trimestre, confirmando que entrou na sua pior recessão em pelo menos 12 anos, com a crise financeira global a penalizar as exportações e o consumo.
No terceiro trimestre, o produto interno bruto (PIB) alemão desceu, ajustado de sazonalidade, 0,5% face ao segundo trimestre, quando cedeu 0,4%. Os economistas consultados pela agência Blommberg estimavam uma queda de 0,2% neste período.
A última vez que a economia contraiu durante dois trimestres consecutivos, a definição técnica de recessão, foi em 1996.
A taxa de crescimento anual foi de 0,8%, ajustada ao número de dias de trabalho.
Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) previu uma contracção económica na Alemanha, no próximo ano, de 0,8%.
Amanhã, o Eurostat vai anunciar amanhã o PIB da Zona Euro do terceiro trimestre. As previsões apontam para uma contração de 0,2%. Esta expectativa reforça a ideia de que o Banco Central Europeu (BCE) será obrigado a cortar novamente a taxa de juro, na reunião de 4 de Dezembro, para estimular a economia, numa altura em que a inflação está a abrandar.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Mensagens: 3149
- Registado: 17/7/2006 16:09
- Localização: Cascais
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Quem está ligado: