
corvo47 Escreveu:* Mas, se também fizer uma cópia dele, já pagou indirectamente os direitos de autor. No preço dos suportes de gravação como cassetes, CDs e DVDs, e dos materiais de reprodução, como aparelhagens, há uma compensação para os autores e editores em geral. Essa fatia é de 0,13 euros num CD de áudio, por exemplo.
* Quando compra uma aparelhagem compacta, por exemplo, o valor que reverte para os direitos de autor é 3% do preço de venda, antes de se aplicar o IVA. Acontece que pode estar a pagar taxas por todos os apetrechos, com ou sem funções de gravação, como leitor de DVD, rádio e colunas.
Desconhecia isto e acho uma grande estupidez. Pagar os direitos de autor quando se compra a obra artística tudo bem, agora pagar isso pelos cds/dvds para gravação ou pelos aparelhos já é mais um abuso. Só falta também quando vou comprar uma moldura para lá colocar uma pintura também me cobrarem direitos de autor... Parece mais outra do "paga e cala", como a taxa de radiodifusão que vem na factura da EDP...