Página 1 de 1

MensagemEnviado: 4/11/2008 17:03
por MarSalgado
A minha avó dizia: "se não morresse ainda hoje era viva..."

Se Portugal e outros países da zona euro lá não estivessem hoje estariam iguais á Islândia.

MensagemEnviado: 4/11/2008 13:27
por Camisa Roxa
JPTuga, os spreads dos bancos no gráfico não interessam para a minha análise...

consulta 1 gráfico dos spreads para os PIGS e vê que aumentaram exponencialmente no último mês

A Grécia e a Itália já passaram os 100 pontos de spread o que é considerado uma situação muito preocupante...

vamos seguir a evolução destes spreads nos próximos tempos para tirarmos mais ilações...

MensagemEnviado: 4/11/2008 13:16
por JPtuga
Camisa Roxa,

Mas esse gráfico, tem toda a lógica.
Afinal se os bancos transferiram o risco para os Estados, logicamente o seu spread de CDS (os tais malfadados produtos que levaram a AIG á falência) baixa, pois o risco baixou. O inverso é verdade para os Estados. Mas os Estados apesar de tudo têem mais recurso do que a banca comercial/investimento, em qualquer lado do mundo (Bem, o Zimbabwe talvez seja a excepção :mrgreen: )
Isso não quer dizer que o financiamento da sua divida publica seja impossivel, apenas mais caro.
Daí a dizermos que que entraremos em Default, seja Portugal, ou os restantes PIGS, vai uma grande diferença. Para já não me parece o cenário mais provável, embora o rumo dos acontecimentos recentes com a emissão de tanta moeda ao nivel do BCE, e de divida publica, ao nivel destes estados, e outros na zona Euro, seja preocupante. De Inflação, penso que já não nos livraremos, induzida não pelo preço das commodities (no curto prazo) e bens, mas sim pela criação de dinheiro, para substituir a destruição de valor/divida.
E o Jim Rodgers pode falar, mas a nivel dos indicadores economicos e monetários, o USD, parece bem pior... Como o próximo ocupante da Casa Branca vai "atacar" os desiquilibrios enormes da economia dos EUA, cortar em força nos gastos do estado, inclusive militares, sem provocar mais dôr para encaminhar as coisas para um equilibrio, é o que se está para ver...

MensagemEnviado: 4/11/2008 13:02
por atomez
JPtuga Escreveu:Os PIGS, nalgums casos, Portugal incuido, se não fosse o Euro, já tinham que ter desvalorizado as suas moedas por esta altura, com tantos desiquilibrios,i.e., déficit comercial, orçamental.

Não tenho dúvida nenhuma que se não estivéssemos no Euro a esta hora estávamos a bater à porta do FMI.

MensagemEnviado: 4/11/2008 12:07
por pedrom
SMALL2007 Escreveu:PELO MENOS NO MEU BOLSO JÁ ANDA A DESAPARECER.


Frase do dia!!!!

MensagemEnviado: 4/11/2008 11:53
por Camisa Roxa
Imagem

Reparem numa coisa: se os spreads dos CDS dispararem de tal forma que signifique que ninguém mais nos empreste dinheiro se calhar não nos resta outra coisa senão abandonar o euro e colocarmos taxas de juro elevadíssimas como única forma de atrair capital externo ao país...

Portugal volta ao escudo: Portugueses abrem conta em Espanha

MensagemEnviado: 4/11/2008 11:28
por C.N.
Exactamente JPtuga,

Se Portugal decidir sair (ou for expulso - quais as regras Camisa Roxa, sabes?) do Euro e re-lancar o escudo, e certo que de 200 escudos = 1 euro na abertura vamos passar a 400 escudos = 1 euro em menos de nada, sendo os primeiros a vender os Portugueses :P

Uma crise financeira como esta traz boas coisas para o Euro, entre elas o facto de quem esta de fora e em dificuldades comecar a acelerar as reformas para estar dentro.

A conclusao do Jim de que o EUR daqui a 15/20 anos esta acabado e pura Astrologia (com todo o respeito pelo Prof. Cabuum). Quanto aos politicos se aproveitarem de algo nao controlavel para sacudir agua do capote, sim, esta correcto, mas que isso vai provocar o fim do Euro ja e especulacao. Nao me espantava nada que o Jim andasse a encher os bolsos de euros e a vender os yens que comprou a tres meses :roll:

CN

MensagemEnviado: 4/11/2008 11:09
por JPtuga
Os PIGS, nalgums casos, Portugal incuido, se não fosse o Euro, já tinham que ter desvalorizado as suas moedas por esta altura, com tantos desiquilibrios,i.e., déficit comercial, orçamental.
O Euro é uma maneira indirecta de os obrigar a disciplinarem as suas economias e orçamentos de estado, e ainda bem que é assim. Enquanto o BCE for de facto independente, continuando a tradição do Bundesbank,penso que não haverá problema. Agora, se a dor fôr muita, é claro que haverá a tentação dos politicos locais culparem o BCE de tudo (já o fazem...) e em caso extremo de abandonar o Euro. Mas pergunto eu, se o fizerem num momento frágil das suas economias, que perspectiva terá uma moeda nova ou "recauchutada" ao entrar no mercado?

MensagemEnviado: 4/11/2008 10:39
por Camisa Roxa
os PIGS podem não se aguentar no euro caso entrem em default da dívida pública ou os spreads subam tanto que fiquem sem financiamento dessa dívida pública o que já está a acontecer pelo menos com a Grécia e a Itália...

Previsoes a 15 anos tambem eu faco

MensagemEnviado: 4/11/2008 6:02
por C.N.
Oi,

Possibilidade interessante e real sem duvida. No entanto, se virmos pelo lado contrario, ja ha 16 (Slovakia vai entrar) paises a utilizar o Euro, a Dinamarca e a Suecia andam a cocar a cabeca a algum tempo, e varios paises da Euro-orbita ja utilizam de facto o Euro para contractos/preco e algumas transacoes. Mais, os idiotas dos Islandeses agora ja acham que pertencer a UE e a Eurozone talvez nao seja mal jogado, mas enfim, a idiotice leva tempo a curar e foram-se meter debaixo da alcada dos Russos :roll:

Em resumo, penso que fazer previsoes a 15/20 anos e um pouco como fazer astrologia. E muito dificil acertar. Eu tambem posso prever que a UK decide juntar-se a Eurozone dentro de 15/20 anos dando um boost ao Euro :idea:

CN

MensagemEnviado: 4/11/2008 3:53
por Panizzi
Atomez Escreveu:Essa previsão faz algum sentido. Diria que há uma probabilidade 50-50 de o Euro ainda existir daqui a 20 anos.

É que uma moeda única só faz sentido se existir uma política económica única, como acontece nos EUA.

Enquanto tudo corre bem e as economias crescem não há problemas, mas quando as coisas começam a ficar mal paradas é cada um por si e os fortes não querem saber dos fracos.

Ou a UE evolui para uma política económica comum ou então o Euro não se aguenta.


Sem dúvida !

E foi baseado nessa mesma visão que o Jim Rogers disse isso .

MensagemEnviado: 4/11/2008 0:54
por bolo
A integração da velha europa é um exercício tão indispensável para o seu crescimento e desenvolvimento como estranho para a sua história e hostil para a sua rica cultura.

Já leva 50 anos e ainda se está a alargar a novos territórios. Há inda muita roupa para lavar, feridas para cicatrizar e integração a fazer.

A integração monetária e financeira profunda, que permita a consolidação do Euro não se pode fazer sem uma integração mais profunda a nível social, económico e cultural. Isso leva algumas gerações não só por via das naturais resistências nacionais como de toda a evolução que é necessário fazer. É de evolução que se trata.

Estando o processo ainda em curso, o futuro da moeda única só é incerto na medida em que necessita da manutenção de uma estabilidade mínima que permita manter a vontade da integração.

A Europa entrou numa nova fase na sua história e ainda é cedo para exigir e esperar os resultados de um Estado Federado.

MensagemEnviado: 4/11/2008 0:47
por Resina
SMALL2007 Escreveu:PELO MENOS NO MEU BOLSO JÁ ANDA A DESAPARECER.
:clap: :clap:
Será que daqui a 20 anos ainda tens algo?

MensagemEnviado: 4/11/2008 0:30
por atomez
Essa previsão faz algum sentido. Diria que há uma probabilidade 50-50 de o Euro ainda existir daqui a 20 anos.

É que uma moeda única só faz sentido se existir uma política económica única, como acontece nos EUA.

Enquanto tudo corre bem e as economias crescem não há problemas, mas quando as coisas começam a ficar mal paradas é cada um por si e os fortes não querem saber dos fracos.

Ou a UE evolui para uma política económica comum ou então o Euro não se aguenta.

MensagemEnviado: 4/11/2008 0:21
por artista_
SMALL2007 Escreveu:PELO MENOS NO MEU BOLSO JÁ ANDA A DESAPARECER.


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

MensagemEnviado: 3/11/2008 21:11
por SMALL2007
PELO MENOS NO MEU BOLSO JÁ ANDA A DESAPARECER.

MensagemEnviado: 3/11/2008 20:42
por PJBM2
Ouvia-se isso num período de adaptação. Houve algum proveito na passagem do escudo para o euro para subir os preços, e a mudança causa sempre estranheza mas agora está tudo estabilizado. No longo prazo, o Euro está para ficar. E ainda bem...

MensagemEnviado: 3/11/2008 20:35
por salvadorveiga
Paulo Moreira Escreveu:É completamente doido. O Euro foi a melhor invenção da União Europeia.


Ele nao diz q eh mau... ele defende que o Euro e' uma boa ideia...

O problema esta nas pessoas que vao associar os problemas com o Euro e isto sim ira' ditar o seu fim...

E acho que ate certo ponto e' verdade... quantas vezes nao se ouve.. "Isto com o escudo nao era assim... bla bla"

MensagemEnviado: 3/11/2008 20:27
por PJBM2
É completamente doido. O Euro foi a melhor invenção da União Europeia.

MensagemEnviado: 3/11/2008 20:21
por Resina
Branc0 Escreveu:
“A moeda europeia não vai além dos próximos 15 a 20 anos”, afirmou Rogers num encontro de investidores organizado pelo ABN Amro, citado pela Bloomberg. “Infelizmente, o euro tornou-se uma moeda política em vez de uma moeda económica”, referiu, acrescentando que “nunca nenhuma moeda de uma união sobreviveu”.


Bom... o USD ainda não morreu ;)

Lol...

MensagemEnviado: 3/11/2008 20:18
por Branc0
“A moeda europeia não vai além dos próximos 15 a 20 anos”, afirmou Rogers num encontro de investidores organizado pelo ABN Amro, citado pela Bloomberg. “Infelizmente, o euro tornou-se uma moeda política em vez de uma moeda económica”, referiu, acrescentando que “nunca nenhuma moeda de uma união sobreviveu”.


Bom... o USD ainda não morreu ;)

Jim Rogers diz que euro vai desaparecer nos próximos 20 anos

MensagemEnviado: 3/11/2008 20:11
por limpaesgotos
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=339162

Imagem

Jim Rogers diz que euro vai desaparecer nos próximos 20 anos

Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt

O investidor Jim Rogers, presidente da Rogers Holdings, diz que o euro vai deixar de existir no prazo de 20 anos, uma vez que os políticos vão começar a culpar a moeda única pelos problemas nos seus países.

“A moeda europeia não vai além dos próximos 15 a 20 anos”, afirmou Rogers num encontro de investidores organizado pelo ABN Amro, citado pela Bloomberg. “Infelizmente, o euro tornou-se uma moeda política em vez de uma moeda económica”, referiu, acrescentando que “nunca nenhuma moeda de uma união sobreviveu”.

De acordo com este investidor, que em Abril de 2006 previu – correctamente – que o preço do outo ascenderia aos mil dólares por onça, a moeda única da Zona Euro é um bom conceito. No entanto, segundo Rogers, os políticos estão a começar a culpar o euro pelos seus problemas e poderão começar a sair da Eurolândia ou a pedirem concessões a Bruxelas.

Eu tenho euros. É uma moeda com menos problemas do que o dólar norte-americano”, disse Rogers, que fundou em conjunto com George Soros o Fundo Quantum. Rogers não exclui a hipótese de substituir os seus activos em dólares por euros, “a menos que o euro continue a desvalorizar como tem desvalorizado”.

A nota verde tem ganho terreno ao euro, depois de ter atingido a 15 de Julho um mínimo histórico de 1,6038 dólares. Segundo Rogers, esta corrida ao dólar nada tem a ver com o facto de a moeda americana ser um “valor-refúgio”. “Como estamos num período de liquidação forçada de todas as posições, os investidores têm de cobrir as suas posições curtas no dólar”, explicou, acrescentando que no próximo ano, por esta altura, espera já não ter dólares em mãos.