http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=339162
Jim Rogers diz que euro vai desaparecer nos próximos 20 anos
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
O investidor Jim Rogers, presidente da Rogers Holdings, diz que o euro vai deixar de existir no prazo de 20 anos, uma vez que os políticos vão começar a culpar a moeda única pelos problemas nos seus países.
“A moeda europeia não vai além dos próximos 15 a 20 anos”, afirmou Rogers num encontro de investidores organizado pelo ABN Amro, citado pela Bloomberg. “Infelizmente, o euro tornou-se uma moeda política em vez de uma moeda económica”, referiu, acrescentando que “nunca nenhuma moeda de uma união sobreviveu”.
De acordo com este investidor, que em Abril de 2006 previu – correctamente – que o preço do outo ascenderia aos mil dólares por onça, a moeda única da Zona Euro é um bom conceito. No entanto, segundo Rogers, os políticos estão a começar a culpar o euro pelos seus problemas e poderão começar a sair da Eurolândia ou a pedirem concessões a Bruxelas.
“
Eu tenho euros. É uma moeda com menos problemas do que o dólar norte-americano”, disse Rogers, que fundou em conjunto com George Soros o Fundo Quantum. Rogers não exclui a hipótese de substituir os seus activos em dólares por euros, “a menos que o euro continue a desvalorizar como tem desvalorizado”.
A nota verde tem ganho terreno ao euro, depois de ter atingido a 15 de Julho um mínimo histórico de 1,6038 dólares. Segundo Rogers, esta corrida ao dólar nada tem a ver com o facto de a moeda americana ser um “valor-refúgio”. “Como estamos num período de liquidação forçada de todas as posições, os investidores têm de cobrir as suas posições curtas no dólar”, explicou, acrescentando que no próximo ano, por esta altura, espera já não ter dólares em mãos.