
Não sei. Mas é, julgo, um programa semanal sobre automóveis, por isso é só estar atento no próximo domingo...


Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=65771
MarcoAntonio Escreveu:Foi no domingo à noite, num programa sobre automóveis. O motivo foi o estudo do IST, o mesmo que saiu no expresso. Não, não mencionaram a press-release.
Pelo contrário, o jornalista ainda conseguiu passar uma mensagem mais "exagerada" do que o autor do estudo do IST que por sinal até foi relativamente moderado e apontou um ou dois pontos a favor dos híbridos.
MarcoAntonio Escreveu:Pelo que percebi e pelo que o próprio responsável disse numa reportagem que ouvi há dias na TSF, o estudo é todo teórico, simulações (apesar dos média darem a entender que é um teste prático). E sinceramente fiquei com a sensação de que os valores/parametros utilizados foram assim um bocado para o arbitrário...
Dicea Escreveu:Partindo do princípio que a base de construção dos carros (híbridos, eléctricos, gasóleo e gasolina, etc.) são iguais, sendo apenas o motor diferente, então do estudo posso concluir que um motor eléctrico gasta muito mais energia na sua fabricação, produção, distribuição, desmantelamento e reciclagem que um carro Híbrido que tem dois motores, um eléctrico e outro a combustível fóssil. (Atenção a este paragrafo, lê com atenção, para ver se entendes de uma vez por todas e depois se tiveres argumentos para discutir muito bem, caso contrário nem vale a pena vir com coisas, aconselho a verificar o gráfico de resultados)
Vejam aqui os resultados gráficos apresentados no expresso.
http://aeiou.semanal.expresso.pt/imagen ... F-p241.pdf
Para além de que no seu Ciclo de Vida o consumo de energia, (volto a referir consumo de energia não é só combustível), num carro eléctrico seja maior que num carro a diesel na parte fabrico, desmantelamento e reciclagem sendo isto muito dificil de acreditar encaixar.![]()
Aliás, isto até dá vontade de rir.
The environmental impact of the car's batteries has been questioned.[42] To encourage battery recycling, dealers are paid a $200 fee for return of the car's batteries.[43] Toyota has laboratory reports that some Prius battery packs have lasted the equivalent of 180,000 miles (290,000 km).[40] As the cars start to age, early reports have shown that in at least some cases the batteries can last in excess of 250,000 miles (400,000 km).[44] Individual battery longevity will vary depending upon the treatment and use history of the battery pack. A degraded battery pack will reduce performance and fuel economy, but not leave the car inoperable.
Dwer Escreveu:Dicea Escreveu: Para um literata fico admirado!
Um bocadinho de letras para o(a?) Dicea.
Iliteracia é um neologismo. Penso que ainda não entrou no léxico da língua portuguesa.
Ou antes é um anglicismo, que vem do Inglês 'illiteracy'.
Ora 'illiteracy' vem de 'literacy' que vem por sua vez de 'literate'.
Aqui podíamos fazer uma equivalência a 'letrado', em português.
Mas se a palavra que o excelentíssimo(a) postador(a) procura é a a palavra latina, então será 'litteratus' de 'litterae', letras.
'Literata' é que, por muito que me esforce, não consigo encontrar em qualquer língua viva ou morta.
Dwer Escreveu:ó jprates, mas os filtros dos diesel não são já eficientes qb?
carf2007 Escreveu:Não estou aqui nem a defender o Prius nem o Megane (já agora digo que prefiro de longe carros japoneses a franceses)
carf2007 Escreveu:Prius ~= Laguna >> 110 cv aqui tem razão
binário Prius = 478 Nm ; binário Laguna = 240 Nm aqui falha
consumo Prius = 4.3 ; consumo Laguna = 4.9 falha novamente
Emissões CO2 Prius = 104 g/km ; CO2 Lagina = 130 g/km aqui falha também
Não sou contra, nem a favor dos Hibridos, muito pelo contrario !![]()
Mas falta referir que o Prius c/ estofos em pele custa 32.000€ e Um Megane dos novos 1.5dCi 105Cv tambem c/ estofos em pele, tecto abrir panoramico jantes 17" etc... custa 28.000€ Ou seja com diferenças de consumo de 0,6 quem optar pelo Prius dificilmente vai recuperar os 4.000€
O megane que referi anuncia consumo misto de 4,5 e 120 g/km de CO2 , portanto qual seria a vantagem de pagar + 4.000€ pelo Prius ? Menor consumo ? 0,2 l/100 ? Menos emissoes de Co2 ? menos 16 g/Km ?
E tambem nao podemos esqueçer que o Prius é a Gasolina e o Megane Diesel, logo, por enquanto, fica mais barato atestar o Megane.
Prius ~= Laguna >> 110 cv aqui tem razão
binário Prius = 478 Nm ; binário Laguna = 240 Nm aqui falha
consumo Prius = 4.3 ; consumo Laguna = 4.9 falha novamente
Emissões CO2 Prius = 104 g/km ; CO2 Lagina = 130 g/km aqui falha também
mcarvalho Escreveu:Se continuam assim permito-me começar a vender no fórum as minhas couves e a argumentar porque são as melhores do mundo .. graças ao estrume .. indo ao pormenor de referir a sua origem, manipulação , caracetisticas, (cheiro, consistencia, paladar etc)
Flying Turtle Escreveu:Caro jprates, este tópico versa um tema do maior interesse e, por respeito ao mesmo e em prol de uma discussão séria, devidamente argumentada e útil para todos, independentemente da opinião de cada um, limito por aqui a minha incursão sobre estes aspectos de estilo de escrita. Voltemos ao tema e à sua discussão, de acordo?
jprates Escreveu:é capaz de me apresentar 1 ou 2 exemplos desse elitismo ou clubismo que refere?
jprates Escreveu:Qual das corridinhas refere?
jprates Escreveu:Se se refere ao percurso de inglaterra a frança (ou era bélgica?) que o BMW ganho por uma unha negra... só lhe digo uma coisa: os ensaiadores deviam aprender a conduzir.
jprates Escreveu:já meteu os cotos dentro de um Prius?
jprates Escreveu:Temos bem mais engenheiros na nossa comunidade do que a equipa que fez o estudo.
jprates Escreveu:não reconheço competência nenhuma na equipa do estudo.
jprates Escreveu:sei que financiamentos nas universidades são difíceis, sei que existem estudos encomendados, posso especular e questionar.
jprates Escreveu:Eu já estudava o Prius antes de sair o novo modelo em 2004. Já conhecia o carro por dentro e por fora, toda a engenharia, e ainda não o tinha comprado
jprates Escreveu:eu não o trato por "tu", por isso agradeço que não o faça comigo, não andei consigo à escola nem o conheço de lado nenhum
jprates Escreveu:Pessoas como o meu amigo que só sabem dizer mal e criticar tudo sem perceber um pingo do assunto há muitas
jprates Escreveu:é curioso como pessoas como o Eco Tretas que repetidamente não discutem factos e só apresentam argumentos sem conteúdo nenhum (e não fui só eu que o disse) não são criticados, e depois quando aparece alguém sem meias palavras que diz o que tem a dizer e apresenta as provas, é acusado de ser belicista... estou a ver mal? Corrija-me por favor, sem segundos sentidos
uly Escreveu:Caro Sr. jprates
Desde já acho que o vosso comunicado está muito interessante.
No entanto contém informação que, a meu ver, está incorrecta.
Por exemplo:O Toyota Prius realiza 110 cv de potência e 478 Nm de binário com 2 motores eléctricos e um motor a gasolina de 1497cc, gastando apenas uma média de 4.3 litros e emitindo 104 g/km de CO2. Para se obter performances comparáveis num diesel teríamos que utilizar viaturas de 1700cc de cilindrada ou superior e do mesmo segmento, onde vamos sempre encontrar consumos médios e emissões de CO2 superiores
Há no mercado motores diesel 1500cc com 110 CV.
Por exemplo o Renault Laguna , 1461 cc, 110 cv às 4000 r.p.m., 240 Nm às 2000 rpm, CONSUMOS, 6,1/4,5/4,9 l (cidade/estrada/misto) EMISSÕES POLUENTES 130 g/km de CO2.
O Toyota Prius realiza 110 cv de potência e 478 Nm de binário com 2 motores eléctricos e um motor a gasolina de 1497cc, gastando apenas uma média de 4.3 litros e emitindo 104 g/km de CO2. Para se obter performances comparáveis num diesel teríamos que utilizar viaturas de 1700cc de cilindrada ou superior e do mesmo segmento, onde vamos sempre encontrar consumos médios e emissões de CO2 superiores
Flying Turtle Escreveu:É lamentável que o trabalho, aparentemente sério e tecnica e cientificamente sustentado (digo aparentemente porque não tive o cuidado de verificar, testar e validar toda a argumentação e sustentação apresentada), assim como o teste prático aparentemente realizado com rigor, acabem por ficar menorizados pela atitude desde o início belicosa e agressiva do jprates.
Meu caro jprates, ao deixares (lamento mas não te vou tratar por "você", como igualmente não o faço a centenas, ou milhares, de outros colegas de fórum que também não conheço pessoalmente), associar a uma argumentação aparentemente séria e, pelo menos, digna de toda a atenção e respeito, atitudes de tipo clubista, em certa medida elitista e, aqui e ali, raiando o insulto, estás a prejudicar, mais do que a ajudar, os teus (provavelmente válidos) argumentos. É pena...
FT