Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Colocando a "carne no assador" - aprendizagem e es

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por José_P. » 31/10/2008 19:41

LTCM Escreveu:Muito azar hoje na EDPR - ou então ausência de um plano. :(

bom, azar seria fácil dizer que foi da minha parte, mas confesso que não sinto assim... é o risco, e faz parte do "jogo" do investimento com risco.

a verdade é que se tem descido, eu teria tido "sorte" de ter deixado o stop. :D

em termos de plano, revi o saldo geral da carteira ontem, e decidi que neste clima de exposição, no geral da carteira não queria estar negativo, assim, que tinha um stop para a edpr em 10%, e estava relativamente perto de o atingir antes de ontem, ontem recuperou, e decidi, porque e só porque não podia hoje seguir minimamente de perto o psi, apertar um pouco o stop para 4%, sendo que minimiza assim a perda se o titulo caisse... creio que durante o dia tocou nesse valor e lá foi :D... mas a verdade, vendo agora o intraday, foi um titulo que bombou forte e feio de tarde, e portanto se pudesse ter acompanhado minimamente (bastavs ir espreitando o psi aqui e acolá) nao teria colocado o stop, como não pude, faria outra vez, se tivesse nas mesmas circunstancias... :D

Registado: 25/5/2008 17:50

por alexandre7ias » 31/10/2008 18:01

4,05 var % +10,81
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por LTCM » 31/10/2008 17:58

Muito azar hoje na EDPR - ou então ausência de um plano. :(
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Colocando a "carne no assador" - aprendizagem e es

por José_P. » 31/10/2008 15:20

Boas.
enquanto escrevo estas linhas a edpr lidera o ranking de subidas do psi20 no momento, a cotar 3,78€ e a crescer 3,41% (já depois de ontem ter crescido cerca de 5-6% e liderar a subida).

O que isto quer dizer? provavelmente nada de especial... mas sempre disse que este papel está demasiado desacreditado, face às ameaças que publicitam... é obvio que o comportamento do petroleo é ameaçador, mas tambem não o é para outros sectores? a verdade é que existe uma enorme vontade politica para a energia eolica se desenvolver no mundo e em portugal, e isso é algo muito importante no potencial do sector.

eu tinha uma exposição muito reduzida na bolsa, e hoje ficou um pouco + reduzida por vender este papel, devido sobretudo a alguma instabilidade " de pre-julgamentos" que vejo à volta deste tema. nao estou ainda convencido que não valerá apena para o medio-longo prazo... mas vou esperar pelos resultados de 5 de novembro. e na verdade vendia hoje pq, não podia hoje acompanhar minimamente a bolsa, e coloquei um stop mais curto - prevendo algum descalabro - o que passou levemente por esse stop, e la foi o papel. é deixa-lo. se o vendesse agora, não perdia €, mas não me arrependo, pois eu proprio para o momento, comecei a confiar pouco neste papel.

A proposito, continuo em fase de aprendizagem no investimento da bolsa, e, esta é a minha 1ºvez que invisto na mesma(apesar de acompanhar o mercado há já algum tempo, e estar na área da gestão de empresas, o que me proporcionou alguma facilidade de entendimento dos conceitos básicos, sendo que reconheço que o "investir" na bolsa é um mundo à parte, e há que contar com a psicologia de massas e a especulação).

A minna estrategia inicial foi de avaliar, com os meios que tinha, seja a tendencia e o momento da bolsa, atravez de uma AT simples - evolução de preços, media 20d; 50d, e 150d, suporte e resistencias... e procurar informação sobre os fundamentos da empresa.

Os objectivos eram dois essencialmente:
a) iniciar uma aprendizagem ao investimento na bolsa, pelo metodo de "colocar a carne no assador", isto é, com um pequeno investimento, pois só com simulação não aprendemos nada.

b) reconher o momento conturbado que vivemos hoje na bolsa, que em si encerra ameaças e oportunidades, e a quando da experiencia e da aprendizagem, tentar criar uma estratégia de medio e longo prazo para exposição na bolsa, partindo de um bom arranque " de eventuais saldos, para empresas que encerrem valor".

Tambem decidi minimizar os riscos, e apesar de estar a projectar uma estrategia de medio (1-3anos) e longo (>5 anos) decidi ter alguns stops, mentais, para conter a perspectiva de perdas neste momento (e que sejam de tal nivel que, não compensem mesmo para o medio e longo prazo).

Apos a compra de 4 titulos em situações de "potencial" saldo, já vendi 3, num processo de ensaio-erro, sendo que, contando com o 4º que ainda mantenho em bolsa - GALP - o saldo ainda é positivo.

Tive por isso Mota, Sonae, Edpr e galp. Hoje libertei e a EDPR. mantenho a galp. sendo que a questão agora é reforçar a mesma, em altura conveniente... (neste momento estou a ganhar cerca de 10% com a galp)

vou tambem no futuro proximo, se a oportunidade surgir, voltar a comprar mais papeis (idealmente antes das eleições americanas).

Em termos de investimento, de 100% do investimento que disponibilizei para a bolsa, apenas 30% disponibilizei para esta fase, mantendo os outros 70% em aplicações conservadoras. Esses ultimos 70% estão á espera da "entrada segura", isto é, quando for unaniime a AT que estamos em Bull e se recomenda entrar. Até lá investirei, se assim achar oportuno, apenas 30% do capital.

Desse 30%, apenas tenho neste momento 20% em carteira, com acções da galp respectivamente.

Estarei atento a alguns titulos nos proximos tempos (talvez ainda hoje, e sobretudo na proxima semana), para tentar, nao encontrar um fundo mistico, mas fazer boas compras, perto de suportes históricos e sempre com algum investimento em seguro, isto é, com stops, ainda que tenho usado os mentais.

A proxima experiencia que irei fazer será fora do psi20, em particular no cac40.

aceita-se criticas e sugestões.
obrigado.

cumps,

civ

Registado: 25/5/2008 17:50

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, goncaladas, latbal, mjcsreis, PacoNasssa e 179 visitantes