Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos de investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 28/10/2008 13:10

Vamos separar as coisas, pois há dois aspectos diferentes a analisar:

:arrow: Os gestores dos fundos são recompensados pelos bons resultados e muitos são afastados pelos maus resultados. É esta a responsabilização.

:arrow: A maior parte dos fundos tem enormes limitações legais. E quem investe num fundo já sabe dessas limitações e que os seus resultados não andarão muito longe dos índices que eles devem replicar. É por isso que o período de entrada num fundo (ao contrário dos "Hedge funds" ou de gestão personalizada de carteiras) é tão decisiva.

De que adiantou colocar dinheiro num fundo de investimento de acções nacionais, por exemplo, mesmo que tenha um fantástico gestor, se isso tiver sido feito há 1 ano atrás?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Kipulo » 28/10/2008 13:02

Sr. Ulisses Pereira, relativamente ao k disse neste post concordo plenamente, mas a minha visão sobre a sua opinião recai sobre os gestores dos fundos, ou seja, que como podemos de momento verificar, os gestores nao são muitas vezes responsabilizados devidamente tanto pelo bem ou pelo mal que fazem( talvez pelo bem até sejam).
Recordo me de ter dito Sr. Ulisses que os investir num fundo estamos a colocar o nosso capital ou investimento nas mãos de alguém que à partida sera mais competente para gerir o nosso dinheiro, o que na sua opinião é discutível.
Ora peço desde ja desculpa se o que estou aqui a dizer esteja por mim deturpado, mas foi essa a ideia com que fiquei. Abraço

Registado: 3/9/2008 1:52

por lemor » 27/10/2008 12:57

E o que me dizem deste Fundo Neutral do BIG:

Threadneedle SIF Target Return Fund

https://www.bigonline.pt/pt/fundosrecom ... 00B104JG71

Está disponível em um produto do BIG:

http://www.bigonline.pt/pdf/fundmix/FMNEUTRAL01_FTI.pdf

Threadneedle Target Return O fundo procura alcançar rendibilidades positivas em todas as condições de mercado investindo no mercado obrigacionista. O fundo pode ter posições curtas ou longas através de instrumentos financeiros derivados.

JPM Highbridge Statistical Market Neutral O fundo implementa uma estratégia market neutral através de
instrumentos derivados com exposição ao mercado accionista visando obter rendibilidades superiores às taxas de juro de curto prazo.

CAAM Dynarbitrage Volatility O fundo implementa uma estratégia de investimento que efectua arbitragens de volatilidade entre uma mesma classe de activos ou
entre classe de activos diferentes e sobre obrigações convertíveis.

Registado: 8/3/2007 15:37

por Ulisses Pereira » 27/10/2008 12:31

Kipulo,

Deixa-me esclarecer essa visão que tens da minha opinião. O que eu digo é que a esmagadora maioria dos fundos replica o comportamento dos índices a que estão associados.

Um fundo de acções nacionais praticamente replica o PSI e o objectivo é bater o próprio índice. Se o PSI cair 40% e o fundo cair 35% para esse fundo é um bom resultado. Num fundo de acções do sector bancário europei, o mesmo raciocínio deve ser aplicado tendo em conta o índice bancário.

Ou seja, o que eu digo é que - dada a enorme correlação dos fundos com os índices - não é o facto de se investir em fundos que vai evitar as perdas. O importante é o "timing" da sua entrada em fundos onde a sua flexibilidade (mesmo em termos legais) é muito limitada.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Açor3 » 27/10/2008 12:29

BPN admite fechar fundo conservador após perdas de 27% no último ano
Mais de um ano de crise nos mercados financeiros está a penalizar o património dos fundos de investimento nacionais, não só pela via da desvalorização dos activos mas ainda pelo nível de resgates sem precedentes. Mesmo os fundos considerados de menor risco, como os que investem no mercado de dívida, estão a ser afectados. É, justamente, esse o caso do BPN Conservador, o pior fundo português de obrigações no último ano, com uma perda superior a 27%. O BPN admite que a liquidação deste fundo é uma possibilidade.

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt

Mais de um ano de crise nos mercados financeiros está a penalizar o património dos fundos de investimento nacionais, não só pela via da desvalorização dos activos mas ainda pelo nível de resgates sem precedentes. Mesmo os fundos considerados de menor risco, como os que investem no mercado de dívida, estão a ser afectados. É, justamente, esse o caso do BPN Conservador, o pior fundo português de obrigações no último ano, com uma perda superior a 27%. O BPN admite que a liquidação deste fundo é uma possibilidade.
"É uma hipótese [a liquidação do BPN Conservador] que poderemos considerar se nos parecer a mais adequada à defesa dos interesses dos clientes", admite, ao Negócios, o director do BPN Gestão de Activos, Luís Castro Silva.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Açor3 » 27/10/2008 12:23

Morgan Stanley obrigado a injectar 23 mil milhões em fundos após fuga de investidores
Os clientes do Morgan Stanley retiraram cerca de um terço do dinheiro investido nos fundos de mercado monetário da instituições financeira, o que obrigou o Morgan a comprar activos no valor de 23 mil milhões de dólares, de modo a permitir que estes continuassem a operar.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Os clientes do Morgan Stanley retiraram cerca de um terço do dinheiro investido nos fundos de mercado monetário da instituições financeira, o que obrigou o Morgan a comprar activos no valor de 23 mil milhões de dólares, de modo a permitir que estes continuassem a operar.

De acordo com uma notícia da Bloomberg, os resgates em Setembro dos fundos do mercado monetário do Morgan Stanley totalizaram 46 mil milhões de dólares, levando o banco a comprar activos a estes fundos, de modo a assegurar que estes tivessem liquidez para satisfazer mais resgates.

Esta fuga massiva de dinheiro acontece apesar de estes fundos investirem em activos que são classificados de baixo risco, como dívida empresarial e outras obrigações. Contudo, o nível de risco destes activos disparou depois da falência do Lehman Brothers e a sua liquidez desceu a pique.

De acordo com analistas, citados pela Bloomberg, o Morgan Stanley poderá ter usado as linhas de financiamento providenciadas pela Fed para injectar dinheiro nos seus fundos, uma possibilidade que o banco central não quis comentar.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

Fundos de investimento

por Kipulo » 27/10/2008 11:56

Creio que nao sou o primeiro a trazer este tema a este forum, no entanto como nao fiquei completamente esclarecido acerca dos fundos de investimento.
Talvez tenha sido impressão minha,mas ao ler um dos tópicos deste forum, fiquei com a ideia de que o Sr. Ulisses Pereira nao é muito adepto de se investir em fundos de investimento, ora como parece um bom investimento ter em carteira algum capital nesses fundos gostava de ter aqui no forum alguma explicação acerca do tema, pois sei que como pessoas mais experientes e atentas ao mercado me poderão dar uma prepectiva difrente da que tenha neste momento.
Poderá realmente um fundo de investimento trazer algum ganho e ou lucro, nsete actual momento de crise?
Obrigado e desculpem a maçada

Registado: 3/9/2008 1:52

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, goncaladas, Google Feedfetcher, Jonas74, latbal, mjcsreis, PacoNasssa e 481 visitantes