Jiboia Cega Escreveu:Falando em reciclagem, conhecem alguma cidade (não vilas) onde haja pontos de depósito de óleos doméstiscos usados?
Com a moda do biodiesel isto está a tornar-se num grande negócio para muita gente.
Efectivamente ainda nao existe muitos pontos de deposito de oleo, mas podemos sempre entragar os nossos oleos usados em muitos restaurantes, que fazem a reciclagem dos mesmos.
A empresa FiltaFry (Franchising)assegura a recolha de óleos alimentares usados em restaurantes e hoteis.
É um exemplo., onde a reciclagem pode abrir as portas a muito novo negocio.
Um outro exemplo, mas agora a nivel de oleos lubrificantes:
A EGEO SGPS vai avançar um investimento inicial de doze milhões de euros numa unidade de regeneração de óleos usados que arrancará, segundo as previsões da empresa, até final do próximo ano. A unidade vai ser construída na Zona Centro do país com recurso às mais modernas tecnologias.
A EGEO SGPS detém 100% do capital das empresas AUTOVILA, ECOSOCER e IPODEC.
A AUTOVILA tem vindo a desenvolver, desde 2003, um importante conjunto de estudos para que seja possivel uma correcta avaliação das necessidades relativas à construção de uma unidade de Regeneração de Óleos Usados.
Face aos resultados positivos e às expectativas criadas e confirmadas por esses estudos, segundo os quais a construção de uma unidade deste subsector em Portugal se apresenta como perfeitamente viável, a empresa anuncia agora a decisão de arrancar com a nova unidade já no último trimestre de 2009.
A referida instalação vai arrancar em parceria com entidades públicas e privadas e vai permitir, com base na utilização de óleo lubrificante usado, fabricar bases regeneradas para incorporação em óleo lubrificante novo.
Os accionistas da AUTOVILA estão confiantes na oportunidade do projecto e, por isso, anunciam também a intenção de numa primeira fase apontar para uma capacidade instalada de 20 mil toneladas/ano, podendo crescer caso as exigências do mercado o justifiquem.
Esta unidade constituirá, para os responsáveis da companhia, um contributo decisivo para a consolidação política e operacional em Portugal do ECOLUB.