Economia Verde, no poupar está o ganho.
24 mensagens
|Página 1 de 1
rmachado Escreveu:LHSL259 Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Falando em reciclagem, conhecem alguma cidade (não vilas) onde haja pontos de depósito de óleos doméstiscos usados?
Com a moda do biodiesel isto está a tornar-se num grande negócio para muita gente.
Penso que a câmara de Oeiras já tem pontos de reciclagem para óleos usados. Não posso confirmar de momento porque estou fora de Portugal há muito tempo, mas recordo-me da minha mulher ter mencionado isso
Confirmo. Já o tinha referido.
Se for a produção de biodiesel... lá vão ter de começar a pagar imposto...
- Registado: 17/7/2008 13:21
Re: Economia Verde, no poupar está o ganho.
alvim Escreveu:Caros amigos
Vivemos num mundo Capitalista onde muitas vezes o dinheiro se sobrepoe ao racional.
A nossa economia está acente em ENERGIA. Sendo grande parte dela, produzida de forma "suja".
(cada vez menos, felizmente)
O que se polui hoje, por ser mais barato, vai ter que ser limpo amanha. Tornando as coisas mais caras.
Cada 1 de nós, deita para atomosfera mais de 5 TONELADAS de CO2/ano, só em nossas casas!!!
Cada litro de combustivel queimado, são mais 2,6 kg.
Mais de 2 MIL Toneladas por automovel/ano, so por usar o carro.
Trocar electrodomesticos e lampadas lá de casa, pelos de alto rendimento energetico. Evitar constantemente andar de carro, e apagar os elecrodomesticos no botão (poupança ate - 20%), dao uma grande ajuda e nao custa nada.
Se poder recicle.
A reciclagem poupa ate 30% de energia, e MILHOES de toneladas a Menos de CO2 na atomosfera/ano.
Poupar energia e não sujar, tambem é uma forma de ganhar dinheiro, saude e bem estar.
Abraços
- Anexos
-
- solarenergy.jpg (17.92 KiB) Visualizado 995 vezes
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Infelizmente, muito do que se diz sobre o Aquecimento Global, produtos Verdes, etc, é um embuste, embora haja sempre pelo menos uma motivação por detrás. As boas ideias sempre foram engolidas pelos mais poderosos, e isso é quase lei desde Darwin.
EcoTretas
EcoTretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
Ok, Aqui está outro município que já instalou depósitos:
http://www.cm-proencanova.pt/noticias/i ... N=628&op=2
Abraço
Jiboia
http://www.cm-proencanova.pt/noticias/i ... N=628&op=2
Abraço
Jiboia
LHSL259 Escreveu:Jiboia Cega Escreveu:Falando em reciclagem, conhecem alguma cidade (não vilas) onde haja pontos de depósito de óleos doméstiscos usados?
Com a moda do biodiesel isto está a tornar-se num grande negócio para muita gente.
Penso que a câmara de Oeiras já tem pontos de reciclagem para óleos usados. Não posso confirmar de momento porque estou fora de Portugal há muito tempo, mas recordo-me da minha mulher ter mencionado isso
Confirmo. Já o tinha referido.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Jiboia Cega Escreveu:Falando em reciclagem, conhecem alguma cidade (não vilas) onde haja pontos de depósito de óleos doméstiscos usados?
mcarvalho Escreveu:há muitos anos, no Brasil,
quem denunciasse um comunista recebia 1 Wolkswagen de prémio
quem denunciasse 2 comunistas recebia 2 Wolkswagen
quem denunciasse 3 comunistas .. ia preso por ser comunista
"Só um comunista tinha hipótese de conhecer tantos comunistas"
um abraço
mcarvalho

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
marianonunes Escreveu:Já agora... a reciclagem em Portugal é uma vergonha. Quase ninguém o faz e não posso recrimina-los. Que contentores são aqueles? Uma pessoa é obrigada a pegar no lixo fazer 2 km's, e depois ainda ter que andar a remexer no lixo para meter as coisas uma a uma pela boquilha minúscula do contentor?
Nos USA e Canadá... mete-se o saco do lixo com o material para reciclar à frente de casa e passa o camião do lixo e leva o saco.
Pelo menos que façam os contentores como os outros e que permita chegar lá e meter o saco sem ter que mexer no lixo e perder uns minutos a mete-lo lá dentro.
Peço desculpa por discordar.. mas vergonha é a atitude das pessoas que (e falo no meu caso) tem um contentor de reciclagem ao lado dos do lixo.. e conseguem colocar garrafões de água de 5 lt no lixo..
Se existe coisa mais fácil de reciclar é esta...
A solução passa por oferecer aso condominios tipo o meu (somos 120 fracções) dinheiro pelo volume reciclado. Segundo sei a junta/camâra paga menos pela recolha do lixo normal quanto maior for a quantidade de reciclado que se recolha.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Jiboia Cega Escreveu:Falando em reciclagem, conhecem alguma cidade (não vilas) onde haja pontos de depósito de óleos doméstiscos usados?
É verdade, eu não conheço nenhuma... O que me dizem é para pôr os óleos domésticos em fracos fechados no lixo que seram, posteriormente, tratados... Mas no "back-office" nunca se sabe o que acontece...
Deixo-vos este site com uma opção para recilcar óleos vegetais domésticos:
http://www.oonsolutions.com
Interessante até.
há muitos anos, no Brasil,
um abraço
mcarvalho
um abraço
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Efectivamente ainda nao existe muitos pontos de deposito de oleo, mas podemos sempre entragar os nossos oleos usados em muitos restaurantes, que fazem a reciclagem dos mesmos.
A empresa FiltaFry (Franchising)assegura a recolha de óleos alimentares usados em restaurantes e hoteis.
É um exemplo., onde a reciclagem pode abrir as portas a muito novo negocio.
Um outro exemplo, mas agora a nivel de oleos lubrificantes:
A EGEO SGPS vai avançar um investimento inicial de doze milhões de euros numa unidade de regeneração de óleos usados que arrancará, segundo as previsões da empresa, até final do próximo ano. A unidade vai ser construída na Zona Centro do país com recurso às mais modernas tecnologias.
A EGEO SGPS detém 100% do capital das empresas AUTOVILA, ECOSOCER e IPODEC.
A AUTOVILA tem vindo a desenvolver, desde 2003, um importante conjunto de estudos para que seja possivel uma correcta avaliação das necessidades relativas à construção de uma unidade de Regeneração de Óleos Usados.
Face aos resultados positivos e às expectativas criadas e confirmadas por esses estudos, segundo os quais a construção de uma unidade deste subsector em Portugal se apresenta como perfeitamente viável, a empresa anuncia agora a decisão de arrancar com a nova unidade já no último trimestre de 2009.
A referida instalação vai arrancar em parceria com entidades públicas e privadas e vai permitir, com base na utilização de óleo lubrificante usado, fabricar bases regeneradas para incorporação em óleo lubrificante novo.
Os accionistas da AUTOVILA estão confiantes na oportunidade do projecto e, por isso, anunciam também a intenção de numa primeira fase apontar para uma capacidade instalada de 20 mil toneladas/ano, podendo crescer caso as exigências do mercado o justifiquem.
Esta unidade constituirá, para os responsáveis da companhia, um contributo decisivo para a consolidação política e operacional em Portugal do ECOLUB.
sei que a AMI tem 1 protocolo com centenas de restaurantes por todo o país que recolhem óleos alimentares de quem for lá entregar, há tempos recebi um mail com a lista...
PS: LONGA VIDA AO CAPITALISMO!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Já agora... a reciclagem em Portugal é uma vergonha. Quase ninguém o faz e não posso recrimina-los. Que contentores são aqueles? Uma pessoa é obrigada a pegar no lixo fazer 2 km's, e depois ainda ter que andar a remexer no lixo para meter as coisas uma a uma pela boquilha minúscula do contentor?
Nos USA e Canadá... mete-se o saco do lixo com o material para reciclar à frente de casa e passa o camião do lixo e leva o saco.
Pelo menos que façam os contentores como os outros e que permita chegar lá e meter o saco sem ter que mexer no lixo e perder uns minutos a mete-lo lá dentro.
alvim Escreveu:O CO2 é um gas que é venenoso para oa HUMANOS.
Estás a fazer confusão com o CO (monóxido de carbono).
Com o CO2 que há nas cervejas e coca-colas já todos tinhamos morrido!
O CO2 é perigoso para os humanos em concentrações na ordem dos 10%. A concentração de CO2 na atmosfera é de menos de 0,4 partes por 1000.
alvim Escreveu:No tocante ao aquecimento global, tambem está mais que provado que o CO2 ajuda no aumento de temperatura do planeta.Temos estudos transversais e longitudinais com que provam a relaçao CO2/temperatura.
Não é verdade. Se o CO2 e outros gases com efeito de estufa (metano, vapor de água) estivessem a absorver calor e portanto a aquecer então a atmosfera no seu conjunto devia estar a aquecer. De acordo com os modelos científicos até se conclui que a taxa de aquecimento devia aumentar com a altitude até aos 10.000 m.
Só que não é isso que se observa na realidade. O aquecimento do planeta desde há 1 século foi de 0,5 a 0,6 ºC e observa-se que foi à superfície. A atmosfera não só não aqueceu como até arrefeceu ligeiramente.
Esse aquecimento à superfície é devido à variação da incidência dos raios solares. Isso tem que ver com 2 coisas:
- as variações na inclinação do eixo de rotação da terra (variações de longo prazo, milhares e centenas de milhares de anos)
- no curto prazo a influência da nuvens, quanto mais nuvens menor o aquecimento à superfície. Este mecanismo até funciona como uma retroacção negativa e estabilizadora -- quanto mais alta a temperatura maior é a evaporação dos oceanos que cria mais nuvens e faz baixar a temperatura
O mecanismo de formação das nuvens ainda é mal compreendido e não há ainda modelos matemáticos fiáveis. Mas depende sobretudo de 2 coisas -- a densidade de poeiras na atmosfera e a influência ionizante dos raios cósmicos, os quais dependem do ciclo de actividade solar de 11 anos.
alvim Escreveu:A temperatura da Terra já foi bem mais elevada, quando os indices de CO2 na atomosfera eram mais altos.
A correlação entre os níveis de CO2 e a temperatura existe, mas é ao contrário: o aumento de CO2 é consequência do aumento de temperatura e não uma causa.
Isso é provado pela observação que o aumento do nível de CO2 ocorre centenas de anos depois de a temperatura ter aumentado, e não antes.
Ver por exº: The Myth of Dangerous Human-Caused Climate Change (.pdf)
Isto são factos científicos.
O resto é outra coisa qualquer. Política, ideologia, demagogia, religião, lobbys pró centrais nucleares, seja lá o que for, mas não é ciência.
Editado pela última vez por atomez em 26/10/2008 23:34, num total de 3 vezes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Atomez Escreveu:alvim Escreveu:Cada 1 de nós, deita para atomosfera mais de 5 TONELADAS de CO2/ano, só em nossas casas!!!
A reciclagem poupa ate 30% de energia, e MILHOES de toneladas a Menos de CO2 na atomosfera/ano.
E então?
O CO2 não é um poluente, até é um componente essencial à vida neste planeta. Nem sequer contribui para o aquecimento global, como está cientificamente demonstrado.
O CO2 é um gas que é venenoso para oa HUMANOS. Mas é optimo para as Plantas. As plantas respiram Co2 e devolvem-nos o Oxigenio.
Como prova da sua toxidade, temos o exemplo, dos "sobreviventes" da explosao que se deu no submarino Krusk, morreram por inalaçao de CO2, quando os indices de oxigenio baixaram a niveis incomportaveis para a vida humana.
Outro exemplo, sao os astronautas da apolo 13, que iam tendo o mesmo problema.
No tocante ao aquecimento global, tambem está mais que provado que o CO2 ajuda no aumento de temperatura do planeta.Temos estudos transversais e longitudinais com que provam a relaçao CO2/temperatura.
A temperatura da Terra já foi bem mais elevada, quando os indices de CO2 na atomosfera eram mais altos.
Aliás, a natureza, levou MILHOES de anos a enterrar o CARBONO, sob a forma de carvao, petroleo, etc, por algum motivo...;
penso que o motivo, nao seria para os humanos o desenterrarem anos mais tarde, mas por ser algo "malefico" para o planeta.
Lembro que quando esse carbono estava na atomosfera, à milhoes de anos atrás, as temperaturas eram mais elevadas... e nós estamos a devolver outra vez esse carbono, com a agravante de tambem estarmos a desflorestar o planeta.
Penso que as consequencias, não estão a ser as melhores para todos nós.
Abraço
mcarvalho há tempos (talvez há 1 ou 2 anos) vi uma notícia segundo a qual muitas autarquias não estão realmente interessadas em que os consumidores poupem água pois têm contratos de consumo mínimos com as empresas que fornecem as águas e a despesa mínima é garantida, independentemente do que os consumidores gastarem. Logo o que interessa é pôr o pessoal a consumir muita água, para ajudar a câmara a pagar a conta
1 abraço,
Elias

1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
No Porto
Alinhámos na poupança e na economia de água
Ao pouparmos água a empresa passou a receber menos ..
Então para fazer face às despesas (ordenados dos Administradores e um até já foi Presidente da Camara)
"AUMENTARAM AO PREÇO DA ÁGUA"
e não acreditam, que esses políticos qundo vão para o hotel de 6 ou 7 stars estejam preocupados com o consumo de água.. ou electricidade.. Estão a vê-los a tomar um banhinho rápido no chuveiro ou um de imersão com jacuzi e tudo?
abraço
mcarvalho
Acreditem que os querem ganhar dinheiro a despoluir e com as limpas são os mesmos que ganharam dinheiro a poluir e sujar.. eles o que querem é dinheiro e de qualquer maneira
Elias .. mais uma vez ... muito bem\\\\\
Ao pouparmos água a empresa passou a receber menos ..
Então para fazer face às despesas (ordenados dos Administradores e um até já foi Presidente da Camara)
"AUMENTARAM AO PREÇO DA ÁGUA"
e não acreditam, que esses políticos qundo vão para o hotel de 6 ou 7 stars estejam preocupados com o consumo de água.. ou electricidade.. Estão a vê-los a tomar um banhinho rápido no chuveiro ou um de imersão com jacuzi e tudo?
abraço
mcarvalho
Acreditem que os querem ganhar dinheiro a despoluir e com as limpas são os mesmos que ganharam dinheiro a poluir e sujar.. eles o que querem é dinheiro e de qualquer maneira
Elias .. mais uma vez ... muito bem\\\\\
- Registado: 17/2/2004 1:38
alvim Escreveu:Cada 1 de nós, deita para atomosfera mais de 5 TONELADAS de CO2/ano, só em nossas casas!!!
E então?
O CO2 não é um poluente, até é um componente essencial à vida neste planeta. Nem sequer contribui para o aquecimento global, como está cientificamente demonstrado.
Acho muito bem que se poupe nas matérias primas, energia e se recicle cada vez mais. Eu faço-o. Não por essa razão mas para reduzir as emissões de coisas realmente poluentes e nocivas e também porque as matérias primas e energia estão cada vez mais caras.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Amigo Alvim,
Em teoria isto é tudo muito bonito mas na prática as coisas não funcionam bem assim.
Vamos por partes (como dizia o estripador
)
Não concordo com a última parte. Quando se destrói o ambiente para construir barragens, não considero que se trate de energia limpa. A destruição de habitats "suja" tanto como a emissão de gases para a atmosfera.
Adiante.
Há duas ou três semanas abri aqui um tópico sobre o assunto. Pela minha experiência trocar por lâmpadas de alto rendimento não poupas nada devido ao enorme investimento inicial, por isso não é um bom negócio (a menos que o objectivo seja ajudar os fabricantes de lâmpadas de baixo consumo, que são quem mais ganha com este negócio).
Com os constantes protestos contra os aumentos dos preços dos combustíveis (incluindo alguns feitos pelo meu amigo
) facilmente se verifica que o pessoal não quer andar menos de carro, mas sim MAIS.
Esta já ouço há muito tempo mas ainda estou a tentar perceber qual é o ganho real. Não em percentagem, que não me diz puto, mas sim em euros (ou será cêntimos?)
Em teoria. Na prática o lixo muitas vezes vai todo junto porque nem sempre as autarquias o podem tratar ou porque já vem todo misturado (ou seja os resíduos estão contaminados com outras matérias que supostamente não deviam ir misturadas) e acaba tudo no lixo geral. O problema da reciclagem não está só a montante, mas sim e em muitos casos a jusante na cadeia de reciclagem.
Oxalá um dia as coisas mudem. Para já não é isso que vejo. O que vejo é muita demagogia (especialmente por parte de quem tem poder para mudar as coisas).
1 abraço,
Elias
Em teoria isto é tudo muito bonito mas na prática as coisas não funcionam bem assim.
Vamos por partes (como dizia o estripador

alvim Escreveu:Vivemos num mundo Capitalista onde muitas vezes o dinheiro se sobrepoe ao racional.
A nossa economia está acente em ENERGIA. Sendo grande parte dela, produzida de forma "suja".
Não concordo com a última parte. Quando se destrói o ambiente para construir barragens, não considero que se trate de energia limpa. A destruição de habitats "suja" tanto como a emissão de gases para a atmosfera.
Adiante.
alvim Escreveu:Trocar electrodomesticos e lampadas lá de casa, pelos de alto rendimento energetico.
Há duas ou três semanas abri aqui um tópico sobre o assunto. Pela minha experiência trocar por lâmpadas de alto rendimento não poupas nada devido ao enorme investimento inicial, por isso não é um bom negócio (a menos que o objectivo seja ajudar os fabricantes de lâmpadas de baixo consumo, que são quem mais ganha com este negócio).
alvim Escreveu:Evitar constantemente andar de carro,
Com os constantes protestos contra os aumentos dos preços dos combustíveis (incluindo alguns feitos pelo meu amigo

alvim Escreveu:e apagar os elecrodomesticos no botão (poupança ate - 20%), dao uma grande ajuda e nao custa nada.
Esta já ouço há muito tempo mas ainda estou a tentar perceber qual é o ganho real. Não em percentagem, que não me diz puto, mas sim em euros (ou será cêntimos?)
alvim Escreveu:Se poder recicle.
Em teoria. Na prática o lixo muitas vezes vai todo junto porque nem sempre as autarquias o podem tratar ou porque já vem todo misturado (ou seja os resíduos estão contaminados com outras matérias que supostamente não deviam ir misturadas) e acaba tudo no lixo geral. O problema da reciclagem não está só a montante, mas sim e em muitos casos a jusante na cadeia de reciclagem.
alvim Escreveu:Poupar energia e não sujar, tambem é uma forma de ganhar dinheiro, saude e bem estar.
Oxalá um dia as coisas mudem. Para já não é isso que vejo. O que vejo é muita demagogia (especialmente por parte de quem tem poder para mudar as coisas).
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Economia Verde, no poupar está o ganho.
Caros amigos
Vivemos num mundo Capitalista onde muitas vezes o dinheiro se sobrepoe ao racional.
O que se polui hoje, por ser mais barato, vai ter que ser limpo amanha. Tornando as coisas mais caras.
Cada 1 de nós, deita para atomosfera mais de 5 TONELADAS de CO2/ano, só em nossas casas!!!
Trocar electrodomesticos e lampadas lá de casa, pelos de alto rendimento energetico. Evitar constantemente andar de carro, e apagar os elecrodomesticos no botão (poupança ate - 20%), dao uma grande ajuda e nao custa nada.
Se poder recicle.
Poupar energia e não sujar, tambem é uma forma de ganhar dinheiro, saude e bem estar.
Abraços
Se poder recicle.
Abraços
24 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], goncaladas, Google Feedfetcher, Jonas74, latbal, mjcsreis, PacoNasssa e 467 visitantes