Página 1 de 1

MensagemEnviado: 25/10/2008 0:09
por Panizzi
Nem mais.

O problema é que as pessoas tendem a generalizar uma determinada estratégia , quando na verdade estamos a falar de uma pluralidade delas.

Todas elas têm os seus métodos e todas elas são usadas por pessoas diferentes .

Quero com isto dizer , mesmo que a AT esteja assente num determinada principio logico e global .... a forma como será aplicada varia de imensas formas e de pessoa para pessoa.

A AF idem....

MensagemEnviado: 24/10/2008 23:08
por MarcoAntonio
Eu não tenho problema nenhum em assumir (aliás faço questão de o dizer) que o Warren Buffet segue uma estratégia que apresenta um potencial que aparentemente a AT não tem. Isto é, a "prática" (o exemplo do WB) demonstra que é possível fazer bastante mais com a abordagem dele do que é possível fazer com AT.

Isto não quer dizer nem que:

> A AT não é interessa para nada (naturalmente para ele não interessa porque ele tem algo melhor);

Nem que:

> É melhor eu tentar imitar o WB do que tentar investir com base em AT (naturalmente eu não sou o WB nem estou nas mesmas condições do WB e por isso não é seguro que tentando imita-lo teria melhores resultados do que tentando uma outra via diferente, por exemplo baseada em AT).





Um atleta de maratona se for o melhor (mais eficaz) de um grupo de 10 atletras não quer dizer que seja o melhor no mesmo grupo se forem correr os 400 metros.

Mesmo que na maratona ele ele vença com uma vantagem relativa absurdamente elevada e que aparentemente ninguém consegue quando o grupo tenta correr os 400 metros.

Se o fulano que que fica em último na maratona e fica a ver o Warren Buffet cilindrar os outros 9 (ele incluído), quando correm os 400 metros ele fica em 3º, definitivamente os 400 metros para ele são o mais acertado...

Por muito bestial que ele ache o Warren Buffet a correr a Maratona.

MensagemEnviado: 24/10/2008 22:55
por José_P.
não parece absurdo e foste convincente nos teus argumentos, de certa forma bem sei que não somos todos o WB. :)

Por outro lado,quanto ele estar certo ou errado, bom, não gosto de endeusar ninguem, mas o tipo não terá chegado ao homem mais rico do mundo se não acertasse quase sempre, e ariscava-me a especular "sempre" em tudo o que fosse verdadeiramente importante (como parece ser este momento e a posiçao que cada investidor tomar sobre os mercados)...

tambem compreendo que ele "não diz" que a AT está errada (e eu muito menos digo)... apenas aparentemente não a usa, em principio pelas razões crediveis que expuses-te,,, é claro que com isso prova que se pode ter muito sucesso (ainda que em condições especiais, tais como não precisar do $) com uma estrategia aparentemente "altamente" especializada em AF... e comprar valor (leia-se barato). :D

MensagemEnviado: 24/10/2008 22:47
por MarcoAntonio
Civfan, vamos lá ver, ponto por ponto:

civfan Escreveu:Por outro lado, compreendo o argumento do Zenith. Penso que é isso que ele faz de facto... mas mesmo que tenha mais meios e muita capacidade, não deixa de seguir uma estrategia completamente contrária à AT, (...)


A estratégia não é completamente contrária à AT, é antes diferente.

Esta generalização de que o que ele defende é contrário à AT não está correcta. Apenas a estratégia dele não está relacionada com AT e não está relacionada (muito especialmente) com AT's de curto/médio-prazo que é o que a maior parte dos Analistas Técnicos "utiliza".

Ele relativamente ao curto-prazo está neutro (não lhe interessa, não quer saber) e está Bullish para o Longo-Prazo.

Já podemos dizer que provavelmente a generalidade dos Analistas Técnicos (credíveis) estão Bearish no Curto-Prazo e (possivelmente) neutros para o Longo-Prazo (ou seja, não querem saber, o longo-prazo depois vê-se).


Isto não são coisas completamente opostas. Opostas era defender o oposto para os mesmos prazos-temporais e não defender coisas opostas em diferentes prazos temporais...


Tanto mais que por hipótese, aquilo que descreves como sendo coisas completamente opostas pode resultar em que o Buffet e um AT estejam com a mesma posição no mercado durante por exemplo 80% do tempo.

Ora isso, não são coisas opostas. São estratégias diferentes e que nem sequer necessariamente resultam no oposto (até podem resultar em algo muito semelhante).



civfan Escreveu:(...) e, ao contrario do que provaram no outro tópico, se para ele longo prazo for 5 anos, e se ele costuma comprar barato e esta a comprar agora, entao segundo a teoria dele, para algumas empresas essas de facto estao baratas e vao valorizar muito num espaço de tempo longo.. (+- 5anos?!)


Não sei exactamente a que te referes que "provaram" noutro tópico mas neste ponto o que discutes aqui é a opinião do Buffet.


Ele defende que as acções americanas valorizarão mais que o Cash no longo-prazo. É isto que ele defende e é uma opinião. Uma opinião que que pode estar certa ou errada (o Buffet também se engana).


----

Por fim, isto que o Warren Buffet defendeu aplica-se a uma estratégia e a um perfil de investir, a estratégia e o perfil do Warren Buffet.

Pelo que mesmo que ele tenha razão, falta saber se tu estás em condições de seguir a estratégia dele...

Por exemplo, se tu tens capacidade/disponibilidade para investir num prazo de 5~10 anos.

É que se tu vais precisar de mudar de casa daqui a alguns anos, se vais precisar de mudar de carro ou outro qualquer gasto semelhante, se não sabes que nível de segurança tens relativamente ao teu emprego/salário (se for o caso), etc, etc, etc então a estratégia do Warren Buffet, por muito boa que seja para ele, para ti pode não valer um chavo!

Porque imagina que daqui a 3 ou 4 anos estás "entalado" a precisar de liquidez e precisas de reduzir a tua posição em acções. Lá se foi a teoria toda (imaginemos) e vais ter de vender a 40% abaixo do preço de hoje (imaginemos) e levaste um grande rombo. Nessa altura "chorarás" por não teres deixado o dinheiro quietinho em Cash...

Isto é tudo um cenário hipotético. Mas é algo que pode acontecer e serve para mostrar que devemos seguir a nossa estratégia (uma estratégia que seja adequada ao nosso perfil e às nossas condições) e não meramente seguir o que diz o Guru A ou B.


E eu estou a "assumir" que o Guru A ou B neste caso até tem razão. Agora imagina que além de todas aquelas condicionantes ainda acontece ele estar errado e as acções só recuperarem dentro de 20 anos ou mais...


(Nota: se isso parece absurdo gostaria de assinalar que coisas semelhantes já ocorreram nos mercados bolsistas no passado)

MensagemEnviado: 24/10/2008 22:34
por José_P.
exacto salvador, mas é ao conteudo, que li com atenção, que me referia... ele indica que para ele é melhor acções do que cash... ao contrario do que "os comuns mortais" veem que é melhor estar liquido, e fora da bolsa, tal como comprova a AT e o sentimento do mercado...

Por outro lado, compreendo o argumento do Zenith. Penso que é isso que ele faz de facto... mas mesmo que tenha mais meios e muita capacidade, não deixa de seguir uma estrategia completamente contrária à AT, e, ao contrario do que provaram no outro tópico, se para ele longo prazo for 5 anos, e se ele costuma comprar barato e esta a comprar agora, entao segundo a teoria dele, para algumas empresas essas de facto estao baratas e vao valorizar muito num espaço de tempo longo.. (+- 5anos?!)

MensagemEnviado: 24/10/2008 22:32
por Adrox
Depósitos a prazo...
Pode não combater a inflação.

Mas também não estamos no Zimbabue para termos inflações de 50% ao ano, que era o que eu perdia se tivesse o dinheiro na Bolsa...


Cumprimentos.

MensagemEnviado: 24/10/2008 22:12
por salvadorveiga
exacto Marco, ele fala que com acçoes e' que se pode combater a inflação...

E que as pessoas que sairam para cash, verão esse $$ comido pela inflacção...

Ha' que ler as entrevistas e nao ir apenas pelo titulo...

MensagemEnviado: 24/10/2008 22:11
por Zenith
O WB é um investidor que se baseia no valor. Compra quando o preço está significativamente abaixo do valor que ele atribui á empresa e vende quando o preço está significativamente acima.
A ideia é que a longo prazo o valor se reflita na cotação, embora durante esse período um investidor deva estar preparado para ver flutuações de 50% ou mais sem se emocionar.
Para ele é-lhe indiferente estas quedas. Ele avaliou que a empresa vale mais que o preço que pagou, pode não ter feito o negocio optimo (uma vez que desceram) mas segundo as contas dele fez um bom negocio. Ele costuma dizer que quando compra é na perspectiva que compra hoje, amanhã o mercado fecha e só reabre daqui a 5 anos.
A dificuldade em seguir a estrategia do WB para além da postura psicologica, está do ponto de vista técnico em ser capaz de quantificar o valor de uma empresa 50% tão bem como ele o faz.

MensagemEnviado: 24/10/2008 21:56
por MarcoAntonio
Este tema já foi debatido a semana passada e eu não vou dizer nada de novo, mas no contexto deste tópico vale a pena repetir.


Há duas coisas que não podem aqui ser misturadas:

:arrow: O que o Buffet diz e a AT (do momento) pois o perfil dele nada tem que ver com AT e muito menos com AT que se possa fazer para curto/médio-prazo;

:arrow: O que o Buffet diz no contexto do investimento dele e o nosso contexto pois o perfil dele (as condições, capacidade, necessidades e independência financeira) é diferente do nosso perfil na geralíssima maior parte dos casos.



O que ele defende é que em termos de longo-prazo (e pode ser tipo 5 ou 10 anos até isso se verificar) as acções valorizarão mais do que o Cash.

Para ele justifica-se mais portanto investir em acções. Para ele o Cash não é King...

Mas para o comum dos mortais, pode ser.

É que no supermercado ainda se paga com Cash e não com "acções guardadas num cofre" e daqui a até as acções começarem a valorizar eu posso precisar de ir ao supermercado muitas vezes...

O Buffet não tem preocupações dessas. Na verdade ele está a borrifar-se para o que acontece nos próximos meses (ou mesmo anos).

MensagemEnviado: 24/10/2008 21:46
por salvadorveiga
Auditor Escreveu:Ninguém sabe bem a que preço ele comprou e que condições foram dadas ao nível dos dividendos. Penso eu de que. :twisted:


iguais a ti e a mim... se vires o artigo ele fala da conta pessoal dele... logo as condiçoes sao iguais a qualquer um...

Mas para ele as acçoes sao dentro de 5 anos... para ele se comprar hoje, e amanha descer 50% para ele melhor, compra mais....

“You are neither right nor wrong because the crowd disagrees with you. You are right because your data and reasoning are right."

MensagemEnviado: 24/10/2008 21:43
por Auditor
Ninguém sabe bem a que preço ele comprou e que condições foram dadas ao nível dos dividendos. Penso eu de que. :twisted:

MensagemEnviado: 24/10/2008 21:38
por Lion_Heart
Bem , o Buffet disse uma semana atras que estava as compras e aquilo continua a cair, portanto ja deve ter perdido mais umas massas valentes, em especial na GE , portanto se o cash não e the KING as acções não são de certeza, as commodities também não, só se estivermos shorts ou em dolars!

Cash still isn't king, Buffett says

MensagemEnviado: 24/10/2008 21:33
por José_P.
http://articles.moneycentral.msn.com/Investing/StrategyLab/Rnd18/P6/GuruInvestorJournal20081023.aspx?page=1

A questão é: se o cash não é king, então o que fazer com ele nestes tempos?
Dito de outra forma, se a prudencia e a AT nos diz para estarmos fora da bolsa, então quais os investimentos alternativos rentaveis neste periodo, na vossa opinião? quem esteve 100% liquido ao sair da bolsa, o que fez com o vosso cash? deram-lhe uma coroa e chamaram-lhe de rei? :D