Civfan, vamos lá ver, ponto por ponto:
civfan Escreveu:Por outro lado, compreendo o argumento do Zenith. Penso que é isso que ele faz de facto... mas mesmo que tenha mais meios e muita capacidade, não deixa de seguir uma estrategia completamente contrária à AT, (...)
A estratégia não é completamente contrária à AT, é antes diferente.
Esta generalização de que o que ele defende é contrário à AT não está correcta. Apenas a estratégia dele não está relacionada com AT e não está relacionada (muito especialmente) com AT's de curto/médio-prazo que é o que a maior parte dos Analistas Técnicos "utiliza".
Ele relativamente ao curto-prazo está neutro (não lhe interessa, não quer saber) e está Bullish para o Longo-Prazo.
Já podemos dizer que provavelmente a generalidade dos Analistas Técnicos (credíveis) estão Bearish no Curto-Prazo e (possivelmente) neutros para o Longo-Prazo (ou seja, não querem saber, o longo-prazo depois vê-se).
Isto não são coisas completamente opostas. Opostas era defender o oposto para os mesmos prazos-temporais e não defender coisas opostas em diferentes prazos temporais...
Tanto mais que por hipótese, aquilo que descreves como sendo coisas completamente opostas pode resultar em que o Buffet e um AT estejam com a mesma posição no mercado durante por exemplo 80% do tempo.
Ora isso, não são coisas opostas. São estratégias diferentes e que nem sequer necessariamente resultam no oposto (até podem resultar em algo muito semelhante).
civfan Escreveu:(...) e, ao contrario do que provaram no outro tópico, se para ele longo prazo for 5 anos, e se ele costuma comprar barato e esta a comprar agora, entao segundo a teoria dele, para algumas empresas essas de facto estao baratas e vao valorizar muito num espaço de tempo longo.. (+- 5anos?!)
Não sei exactamente a que te referes que "provaram" noutro tópico mas neste ponto o que discutes aqui é a opinião do Buffet.
Ele defende que as acções americanas valorizarão mais que o Cash no longo-prazo. É isto que ele defende e é uma opinião. Uma opinião que que pode estar certa ou errada (o Buffet também se engana).
----
Por fim, isto que o Warren Buffet defendeu aplica-se a uma estratégia e a um perfil de investir, a estratégia e o perfil do Warren Buffet.
Pelo que
mesmo que ele tenha razão, falta saber se tu estás em condições de seguir a estratégia dele...
Por exemplo, se tu tens capacidade/disponibilidade para investir num prazo de 5~10 anos.
É que se tu vais precisar de mudar de casa daqui a alguns anos, se vais precisar de mudar de carro ou outro qualquer gasto semelhante, se não sabes que nível de segurança tens relativamente ao teu emprego/salário (se for o caso), etc, etc, etc então a estratégia do Warren Buffet, por muito boa que seja para ele, para ti pode não valer um chavo!
Porque imagina que daqui a 3 ou 4 anos estás "entalado" a precisar de liquidez e precisas de reduzir a tua posição em acções. Lá se foi a teoria toda (imaginemos) e vais ter de vender a 40% abaixo do preço de hoje (imaginemos) e levaste um grande rombo. Nessa altura "chorarás" por não teres deixado o dinheiro quietinho em Cash...
Isto é tudo um cenário hipotético. Mas é algo que pode acontecer e serve para mostrar que devemos seguir a nossa estratégia (uma estratégia que seja adequada ao nosso perfil e às nossas condições) e não meramente seguir o que diz o Guru A ou B.
E eu estou a "assumir" que o Guru A ou B neste caso até tem razão. Agora imagina que além de todas aquelas condicionantes ainda acontece ele estar errado e as acções só recuperarem dentro de 20 anos ou mais...
(Nota: se isso parece absurdo gostaria de assinalar que coisas semelhantes já ocorreram nos mercados bolsistas no passado)