Porque certamente não me aconteceu só a mim… decidi escrever mais um post para os “desorientados” neste mercado (sendo que eu era um deles)… tocando um pouco em noções básicas (que nós leigos) pensamos não interessarem para nada… Não é um manual para tótós… São apenas referencias básicas que nestes mercados são um jeitão do melhor!!!
Já dizia o outro… “Mercados em queda… oportunidade para comprar!!!”
Mas será linearmente assim? Penso (hoje mais que ontem) que não… ninguém diz que depois do submit desde tópico o mercado não tenha já começado uma escalada bull… Para para quê sermos nós (os pequeninos) a querer ser a linha da frente neste combate de tendências? A resposta é simples, “GANACIA” do ser humano… sempre assim foi … e sempre o será!!!
Que fazer então?
Analisar detalhadamente o mercado e as suas tendências é a chave para este negocio… Perder a vontade de apanhar rebound’S (certamente os mais lucrativos, no entanto também os mais dispendiosos) … as tendências definem a nossa tomada de posições e mesmo que não estejam correctas evitam apanhar-mos uma acção no meio de uma tendência nitidamente de queda!
Olhando para a minha carteira… olho para as “verdes” com orgulhos… e sinto que era o melhor trader do mundo … mas será que era? Nada melhor que ir fazer uma pesquisa aos dias desses trades a verde… Tal não é o meu espanto… que quando eu ganhei todos ganharam… alias… para meu maior espanto as accoes onde ganhei foram as que menos subiram (ou seja… conseguir logo apostar no cavalo errado, mesmo com ganho) …
Explicação? Para mim hoje é simples… sempre fui “amante das meninas a cair” … na minha cabeça se caiam tinha que se levantar e com força… é certo no dia que todas subiam as minha também subiam… mas como mostravam tendência de fragilidade… subiam menos!
O ser humano tem tendência a fazer tudo ao contrario e definir leis mentais contrariando a lógica… e isso pode sair muito caro a alguns (quer por perdas quer por ganhos não efectuados)
A analise técnica (AT) é uma ferramenta de preciosa ajuda na tomada de decisões… se deve ser usava como única ferramenta? Não! Não deve… mas não custa nada olhar para ela e saber onde estamos e para onde vamos (Engraçado que antes de ler 100 paginas de um livro eu desprezava a AT) .
Quando um novo interessado nos mercados chega a este mundo… por norma olha para AT como quando nos no tempo de universidade olhávamos para a matemática: “Isto é uma xatisse… só contas e gráficos e não me vai servir para nada… para que vou eu matar a cabeça com isto?”… certamente muitos de vocês, mesmo que não utilizem mais a matemática aprendida para a vossa profissão … ela foi certamente uma mais valia para toda a vossa vida… mesmo que seja no exercício mental que desenvolveram… E por norma quem acaba a matemática… diz para ele: “isto era tão básico e lógico… não sei como é possível alguém não entender isto” … Com a AT é igual… a AT não passa duma ferramenta complexa que se baseia em princípios básicos! Esses princípios têm como objectivo saber tendências de curto, médio e longo prazo… Dentro da AT há variadas técnicas de observar “a coisa”… e talvez isso desincentive um pouco quem olhe para ela uma primeira vez… no entanto a base da AT é tão intuitiva que qualquer pessoa a entende facilmente e assim fica munido de uma referencia para errar menos vezes…
É certo que há duas tendências, a de subida (bull) e a de descida (bear)… também é certo que não se deve contrariar essas tendências… entrar longo em bear e curto em bull… Respeitando estas tendências… o investidor já tem muito a ganhar… No entanto e como todos sabemos quer em bull quer em bear há ressaltos contrários… que podem facilmente ser acompanhados com linhas/canais de tendência, suportes e resistências… Assim o investidor não só tem a ganhar o crescimento da empresa… como facilmente pode sair nos maus momentos da mesma ou da economia em geral… ganhando assim muito mais do que um investidor que comprou uma acção a 0,50€ e passado uns anos a vendeu a 2€ (exemplo).
Olhar para as tendências é algo intuitivo que passo a representar com um “boneco” que eu próprio desenhei…
A vermelho são representadas molas elásticas que representam resistências quando a bola vai de baixo para cima (bull) batendo “irrisoriamente” na parte de baixo… so quando passa para o lado de cima ganha o poder da nova mola… quando a bola (a verde) ganha a força da mola principal… começa / recomeça a subir… quando a bola cai esta apenas dependente da força da mola que encontre no caminho (suporte)… caso não seja a suficiente cai para a de baixo … e por ai sucessivamente… (bear)…
Uma visão na minha opiniao simples... que pode ajudar muito boa gente a poupar nos dias de hoje e a ganhar noutros dias vindores (se usado o short selling, o ganho pode ser continuo)
Peço desculpa pela ousadia de não ser minimanete perito em AT e colocar este topico... apenas o decidi colocar para poder mortrar a AT como eu actualmente a estou a ver... ou seja (AT para quem não precebe AT)
ABRAÇO!