Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fui “apenas” mais um pato…

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fbarrancos » 24/10/2008 17:18

shadrap Escreveu:FB,

Não foste pato, foste foi à caça sem os conhecimentos básicos e sem as ferramentas certas.

E o erro não é só teu, é de tantos outros que entraram na bolsa e viram um jogo e pior ainda, um jogo fácil com grande retorno.

Claro que a especulação faz parte, mas existem n regras que os investidores devem saber antes de entrarem neste e em qualquer outro investimento. Em relação a ti, acho que fizeste bem em ler esse livro, mas deverás ler alguns de economia, e afins, porque esse livro, só por si, não te vai dar imunidade às perdas.

1ab,
PMatias

Caro shadrap... aquilo que me diz é bem verdade... no entanto... sei que entrou no neste muito muito tempo antes de mim (sei disso porque afinal de contas és meu amigo pessoal) :mrgreen:

Também é verdade que consigo é que assimilei a celebre frase "so perco quando ganho"... mentalidade que ainda mantém! Neste momento ambos evoluimos (isto não é uma competicão)... e só lhe desejo toda a sorte do mundo com o seu metodo... infelizmente com esse mesmo metodo eu dei-me muito mal!

Economia faz muita falta... é certo! No entanto quando lhe chegam as maos os numeros para estudar já a accao os descontou... visto que o mercado anda sempre um passinho à frente!

Abraço e boa sorte Pedro!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos

Registado: 29/11/2007 3:14

por fbarrancos » 24/10/2008 14:23

artista Escreveu:Fbarrancos, há no entanto uma realidade mais dolorosa que me parece que estás a esquecer, estás contente sobretudo porque saíste a 4 e agora estão a 3... no entanto, investir com regras também implica por vezes que se saia a 4 e dias depois se veja o título a 5... se isso tivesse acontecido neste caso posso garantir-te que a tua depressão cuntinuaria agora!

E é nessas alturas que muitos mandam as regras para um sítio, "então eu estava mesmo a ver que aquilo ia subir e fui fiar-me nesta treta dos stops?!", daqui a voltar ao mesmo vai um passo...

Um abraço

artista

É logico caro artista... mas é diferente... uma aposta num stop (antes de ser quebrado) é mais certo que uma aposta qd vai a meio de um canal descentente! apostanto com um stop curto... mesmo q parta o canal ou o suporte... e inverta para bullish... ainda vamos a tempo de a apanhar nessa situacao (tb com um stop) caso seja apenas um ressalto!

ser prudente e definir regras... penso que é o bull bo negocio...

Acima de tudo reconhecer que a ganacia de querer apanhar um titulo a cair ou a frustacao de querer entrar no mesmo onde se deixou é o pior erro que se pode fazer em bolsa.... esse reconhecimento é o ponto "G" dos mercados! :mrgreen:
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos

por quark » 24/10/2008 14:19

FB,

Não foste pato, foste foi à caça sem os conhecimentos básicos e sem as ferramentas certas.

E o erro não é só teu, é de tantos outros que entraram na bolsa e viram um jogo e pior ainda, um jogo fácil com grande retorno.

Claro que a especulação faz parte, mas existem n regras que os investidores devem saber antes de entrarem neste e em qualquer outro investimento. Em relação a ti, acho que fizeste bem em ler esse livro, mas deverás ler alguns de economia, e afins, porque esse livro, só por si, não te vai dar imunidade às perdas.

1ab,
PMatias

Registado: 29/11/2007 12:18

por majomo » 24/10/2008 13:54

artista Escreveu:Fbarrancos, há no entanto uma realidade mais dolorosa que me parece que estás a esquecer, estás contente sobretudo porque saíste a 4 e agora estão a 3... no entanto, investir com regras também implica por vezes que se saia a 4 e dias depois se veja o título a 5... se isso tivesse acontecido neste caso posso garantir-te que a tua depressão cuntinuaria agora!

E é nessas alturas que muitos mandam as regras para um sítio, "então eu estava mesmo a ver que aquilo ia subir e fui fiar-me nesta treta dos stops?!", daqui a voltar ao mesmo vai um passo...

Um abraço

artista

Disciplina é boa, mas não é para todos... ou melhor custa a interiorizar!

Cumps. :wink:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por RandomWalk » 24/10/2008 13:47

artista Escreveu:E é nessas alturas que muitos mandam as regras para um sítio, "então eu estava mesmo a ver que aquilo ia subir e fui fiar-me nesta treta dos stops?!", daqui a voltar ao mesmo vai um passo...
artista

Esse é que é o busílis da questão...

Registado: 16/1/2008 20:09

por artista_ » 24/10/2008 13:33

Fbarrancos, há no entanto uma realidade mais dolorosa que me parece que estás a esquecer, estás contente sobretudo porque saíste a 4 e agora estão a 3... no entanto, investir com regras também implica por vezes que se saia a 4 e dias depois se veja o título a 5... se isso tivesse acontecido neste caso posso garantir-te que a tua depressão cuntinuaria agora!

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por fbarrancos » 24/10/2008 12:07

:lol:

Não digo que é tudo!!! mas 100 paginas lidas de fio num livro podem mudar radicalmente a nossa opiniao e por consequencia a nossa vida (de investidor) ... principalmente quem se rever nos erros identificado... tal como eu me revi!

É no entanto dificil... pois antes de passar a essa leitura (e mesmo depois dela) temos que perder algo que mantemos com muito vigor: "o nosso orgulho"!

Abraço a todos do caldeirão... sem eles não teria chegado aqui!

Um obrigado especial ao Elias... foi com ele que confrontei o meu orgulho... e no qual tive que assumir o meu erro (felizmente ainda cedo)! O que para muitos era uma discussao para mim foi confrontar aquilo que pensava (o que não é facil... ja que todos nos tendemos em "puxar a brasa à nossa sardinha")
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos

Re

por Cem pt » 24/10/2008 11:38

Belo post, amigo Barrancos, não sei se esta mensagem o pode de alguma forma confortar mas todos nós passámos cada um à sua maneira por experiências desse tipo.
Passados bstantes anos sobre os meus erros iniciais, sim, porque apesar do que para aí dizem de mim também tive perdas na bolsa e em especial nos primeiros anos, era tudo à base do feeling e presunções de que "isto agora está tudo tão baixo que só pode subir", como faz agora a maioria. Cheguei também à conclusão que tinha de mudar radicalmente a minha postura no mercado para passar a ganhar dinheiro: aprender as ferramentas básicas de fazer trading baseado em Análise Técnica terá sido certamente o melhor investimento que fiz na vida!
Boa sorte.
Cem

Registado: 4/3/2008 17:21

por alvim » 24/10/2008 11:34

Crise ??? Qual crise?

CHEGARAM OS SALDOS ás Bolsas Mundiais !!!!

Pois é. Este ano os Saldos de Natal chegaram mais cedo à Bolsa.
Só temos que escolher o melhor material. Leva-lo para casa... e esperar uns mesitos!!!!

Chegaram os SALDOS... isto não é crise. Sáo os preços baixos dos mercados financeiros !!!!! :twisted:

Registado: 29/11/2007 1:52

Fui “apenas” mais um pato…

por fbarrancos » 24/10/2008 11:27

Bom dia…
Depois de uns bons tempos de um mercado irracional (pensava)… tinha ontem decidido esquecer tudo o que estaria associado valores moveis… Motivo? Não há que esconder: Ganhos VS PPEERRDDAASS … um saldo que seria à partida maior que 1 (em bull) … acontece que este bear já vai longo (é o que facilmente nos vem à cabeça) ou então há empresas super desvalorizadas… por norma são estes os motivos que nos levam a entrar no mercado… (*)
SEMPRE ASSIM FOI! E sempre será… quando uma empresa leva muita porrada… haverá sempre os mártires que nela entram acreditando num rebound!!!
(*)Há uns dias… mortinho reentrar no mercado… olho para a “estrela” do nosso PSI a cair… logo aí o raciocínio poderia ser lógico (se perde a força e caí… para quê la ir tentar apanha-la???)… claro que na altura o impulso é lógico e quem nos diz o contrario é louco!!!
Entrar para ganhar 100€ e perder 200€ é doloroso… e faz com que o intuito “pato” do ser humano… invente tudo e mais qualquer coisa para “aguentar-se no barco”... o mal é que quanto mais tempo passar-mos no barco mais agua estamos a beber… e maiores são as sequelas futuras…
Na altura de saída… fecha-se o browser com os gráficos, cotações e correctora… e pensa-se: “nunca mais me meto neste mundo”…. Minuto depois… volta-se a abrir o browser… iniciando o Google… e digitando: “depósitos a prazo” deparamos então com o nosso “espírito de ganância” completamente desiludido… a vontade de abrir uma conta que nos dê 5% ao ano… depois de levar uma porrada de 15% num dia é ZERO!!!
Entra-se em depressão momentânea… volta-se a abrir o browser das cotações e deparamos com o fantástico facto da cotação ter caído ainda bem mais neste tempo que não olhamos para ela… “Náaa! Aqui anda alguém a querer ganhar com isto!” ou “se foi aqui que o perdi.. é aqui que o vou buscar aproveitando o certo ressalto” … e pronto… a depressão foi à vida… a entrada no titulo voltou a acontecer… 1% de ganho no momento fazem-no sentir os melhores traderes do mundo… E o que se tinha perdido? “passou a tabu até… uns momentos depois se notar que a cotação vem outra vez para baixo (afinal a tendência do bear) … com o ultimo erro … Há a necessidade de se ganhar algo.. um suporte susto acima daqui que foi dado… é a opção… que quanto activado dá apenas o suficiente para pagar as comissões…

Frustrado… deitei-me sem sono… ao lado da cama, está o famoso e tão motivador livro de 1993 do Braga Matos… a vontade de me levantar e o arrumar para sempre no armário é intensa… mas a necessidade de cansar os olhos, quanto o cérebro não nos deixa adormecer impõe-se… entrar num capitulo sempre ignorado parecia ser o meu destino… mas como sempre aqui afirmei nunca fui virado para tendências… evitando acima de tudo algo que não era cientifico… e que alias eu nem sabia bem o que era…
Decidi então dar uma vista de olhos… para ganhar sono… a introdução ao tema parecia interessante como quem quer vender o seu peixe… no entrando fui entrando no tema com uma motivação que passou de leviana a indutiva…
Rever todos os meus erros (maiores perdas) numa analise à qual nunca dei importância… é de obra… como poderia eu ter sido tão “PATO”?… existir uma ferramenta que mesmo sem ser “ciência” nos permita errar menos neste mundo da bolsa é algo a ter sempre em conta e que jamais poderia ter desprezado como o fiz…
Hoje sou um investidor / especulador diferente… tenho convicções e estratégias com base em algo… e não simplesmente no meu feeling… não estou contente por ter perdido… mas sim contente por ter aprendido… alias… o facto de estar aqui a escrever este post… e ver a menina que me fez perder a cair dos 3€ (JM) … e saber que saí a 4€ é motivante… não só pelo facto de não ter perdido… mas principalmente porque não sinto vontade de lá voltar até prova em contrário (dada pela AT, claro)
:idea:
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 100 visitantes