
pedrom Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Se os bancos que estão em risco de falência (e até há umas semanas atrás podem acreditar que estavam TODOS!) devem ou não ser apoiados pelo Estado, isso é uma questão pertinente e que divide os entendidos na matéria. E esse apoio foi uma facada na economia de mercado, sem dúvida.
Agora dizer que não se sabe para onde foi o dinheiro, que são uns ladrões, é - além de má educação - desviar-nos daquilo que tem interesse discutir.
Uma parte dos lucros foi sendo distribuido em dividendos, naturalmente. Mas essa é uma fatia pequena. A alavancagem dos bancos era uma coisa brutal, o que levou a esta situação dramática. Bastou que investimentos que, à partida, eram considerados seguros se tenham desmoronado, para que situação se tenha tornado muito complicada devido ao efeito de alavancagem.
Pedrom, a crise do crédito hipotecário (que foi onde tudo começou) é bem fácil de explicar e de perceber porque falta dinheiro... Se tiveres algumas dúvidas nessa questão, pergunta que não me importo nada de explicar rapidamente.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses o que faz confusão, ou começou a fazer agora pois admito que os bancos em determinada altura tenham tido falta de liquidez devido á falta de confiança entre eles é o facto de se estar sempre e injectar liquidez nos bancos e parece que ainda não se descobriu o tamanho do buraco, quanto mais tapa-lo por completo!!!!
Vamos partir de um principio que o dinheiro fisico (notas) não está a desaparecer, ou seja o banco recebe 5 mil milhões, o que é que é feito a essa liquidez?
O que me dá a entender é que a falta de liquidez ou é ficticia e os bancos estão-se a encher para se precaver ou é mesmo real e o dinheiro está a ser levantado mesmo dos bancos.
A primeira hipotese poderá conduzir a grandes fraudes (na minha opinião pouco fundamentada!!!) nunca vistas neste planeta.
Na segunda hipotese o dinheiro está a ser levantado pelos grandes depositantes pouco a pouco e a ser levado para (colchões), no entanto os bancos não podem denunciar esta situação com medo das corridas aos levantamentos.
Não sei estas teorias terão alguma lógica, mas é o que penso cada vez que ouço falar em x mil milhões para os bancos!!!
É que eu sendo pobre, tinha a ideia que os 15 milhões do sorteio do EM era muito dinheiro!!!!
Afinal já começo a perceber o que se tem estado a passar!!!!
Se uma empresa levanta-se a quantia que a SS levantou do BPN a seguir o fosse comprar em situação de falência era uma fraude!!! Como foi o estado já "não passa nada"!!!! ..... pois e com razão, o estado não comprou o BPN, nacionalizou!!!