Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCE oferece empréstimos ilimitados em dólares

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 22/10/2008 10:00

Tailândia propõe fundo asiático de 350 mil milhões de dólares para combater crise


22/10/2008


A Tailândia vai propor aos países asiáticos a criação de um fundo de 350 mil milhões de dólares (264,2 mil milhões de euros) para ajudar a proteger as instituições financeiras da região de uma recessão global.

De acordo com o plano, a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em conjunto com o Japão, a China e a Coreia do Norte disponibilizariam 150 mil milhões de dólares para serem utilizados no caso de necessitarem de proteger as suas moedas, enquanto os restantes 200 mil milhões de dólares seriam utilizados para comprar acções, obrigações e fundos de projectos de infraestruturas, especificou Olarn Chaipravat, vice-primeiro-ministro tailandês.

A proposta da Tailândia, que detém actualmente a liderança da ASEAN, surge num momento em que os países asiáticos procuram encontrar uma linha de actuação comum para enfrentar a crise financeira.

Os bancos centrais da região já levaram a cabo uma acção conjunta de corte de juros para animar a economia e garantiram os depósitos bancários, à semelhança do que tem acontecido noutras partes do Globo, como é o caso da Europa.

Esta proposta da Tailândia surge uma semana depois da presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, ter sugerido que os países da Ásia implementassem facilidades de empréstimos às instituições financeiras com problemas de liquidez.

Também na Europa os países têm surgido planos para a crise, depois dos EUA terem aprovado um programa de 700 mil milhões de dólares para salvar o sector financeiro do país e evitar novos colapsos.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por mcarvalho » 22/10/2008 9:59

González-Páramo dice que vuelve la confianza a los mercados


22/10/2008


DUBLIN, 22 oct (Reuters) - Las medidas de los gobiernos europeos para calmar los mercado empiezan a tener efecto, dijo el consejero del Banco Central Europeo, José Manuel González-Páramo.

"La confianza vuelve lentamente a los mercado", expresó en una entrevista con la emisora irlandesa RTE.

La cadena dijo además que González-Páramo expresó que las autoridades del país estaban observando la situación para comprobar si los bancos irlandeses necesitan una inyección de capital.

El consejero tiene previsto pronunciar un discurso en la conferencia de la Federación Irlandesa de Banca
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

BCE oferece empréstimos ilimitados em dólares

por mcarvalho » 22/10/2008 9:54

in bpi

BCE oferece empréstimos ilimitados em dólares para combater crise


22/10/2008


O Banco Central Europeu anunciou hoje que vai efectuar hoje empréstimos em dólares aceitando todos os pedidos de financiamento dos bancos, em mais uma iniciativa para acalmar as tensões nos mercados de crédito.

A autoridade monetária vai realizar um leilão a sete dias, através de linhas “swap”, oferecendo dólares em troca de euros. Numa outra acção, com a mesma maturidade, o BCE oferece-se para realizar empréstimos em dólares com uma taxa fixa de 2,03%.

O relevante nestes leilões é que o BCE vai aceitar todas as propostas efectuadas pelos bancos, que têm que ser submetidas junto dos banco central esta manhã.

Este é mais um esforço do BCE para restaurar a confiança no mercado de crédito, depois do tumulto iniciado com a falência da Lehman Brothers, que levou ao congelamento deste mercado, uma vez que os bancos escusaram-se a fazer empréstimos entre si.

Estas iniciativas, bem como as de outros bancos centrais, tem resultado para já numa descida das taxas de juro do mercado monetário, com a euribor e outras taxas deste mercado a registarem uma série se quedas diárias consecutivas,

“Os mercados financeiros vão estabilizar uma vez que as medidas coordenadas das últimas duas semanas vão ter um impacto positivo”, disse o membro do BCE, Ewald Nowotny, em entrevista à revista austríaca Falter.

“Ainda podem surgir recuos, mas acredito que o ponto de viragem já aconteceu”, acrescentou.a
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 102 visitantes