Página 1 de 2

Enviado:
3/11/2009 16:03
por Elias
Grupos defendem bloqueio da compra da Sun pela Oracle
20.10.2009
sol.pt
Vários grupos de consumidores e programadores estão a pedir à Comissão Europeia para bloquear a compra da Sun Microsystems por parte da Oracle, por receio de que a compra possa prejudicar o desenvolvimento da tecnologia MySQL, detida pela primeira
O apelo foi dirigido pelas organizações Open Rights Group e Knowledge Ecology International e o programador Richard Stallman numa carta enviada à comissária europeia Neelie Kroes, responsável pela Competitividade e que vai escrutinar o negócio, um dos maiores do ano no sector das Tecnologias de Informação, envolvendo uma oferta de 5.7 mil milhões de euros.
Depois de a aquisição ter sido aprovada pelas autoridades norte-americanas, o aval de Bruxelas é um dos próximos passos para que a compra seja finalizada.
A decisão final da comissária está prevista para o próximo dia 19 de Novembro, mas agora estes grupos resolveram pressionar o executivo comunitário para que a decisão seja negativa.
Para defenderem a sua posição, alegam que caso a aquisição vá em frente poderá prejudicar o desenvolvimento da tecnologia de bases de dados MySQL, detida pela Sun.
Na carta aberta os promotores da iniciativa afirmam que «se a Oracle conseguir adquirir [a tecnologia] MySQL, é previsível que limite o desenvolvimento de funcionalidades e da performance da plataforma de software MySQL, prejudicando gravemente os que utilizam software MySQL para melhorar as suas aplicações».
De acordo com a Reuters, o facto de a Oracle poder vir a controlar esta tecnologia está também no centro das preocupações de Bruxelas, que levaram a Comissão Europeia a querer escrutinar o negócio.

Enviado:
21/8/2009 15:58
por Elias
Compra da Sun Microsystems pela Oracle aprovada
O Departamento de Justiça dos EUA deu luz verde à Oracle para avançar com a compra da Sun Microsystems. O próximo passo para a finalização do negócio, que envolve 7,4 mil milhões de dólares, é a aprovação por parte das autoridades europeias
Este é o mais recente capítulo daquela que será a principal aquisição de 2009 no sector das Tecnologias de Informação, iniciada em Abril, quando a Oracle ofereceu 7,4 mil milhões de dólares pela Sun Microsystems, pouco tempo depois desta última ter rejeitado negociar com a IBM.
Depois de meses algo tensos, que envolveram os accionistas da Sun opositores à compra e alguns obstáculos impostos pela IBM, segundo refere o portal CNET News, o próximo passo é agora a aprovação pelas autoridades da concorrência comunitárias.
in sol.pt

Enviado:
21/4/2009 23:57
por Elgenedy
Boas,
Antes de mais, origado pelas respostas
Nova pergunta: a partir de que momento é que a Oracle já não pode voltar atrás? Pergunto isto porque, também estive a ver nos sites de ambas as empresas (Sun e Oracle) e ambas fazem referência ao negócio, dando um certo ar de "oficial".
Txs
Abraço,

Enviado:
21/4/2009 20:26
por batigol
Ok então pelo que percebo existe algum cepticismo face ao desfecho da OPA, o que vos leva a não estar interessados no gap de preço actual vs OPA (cerca de 5%).... mas ao mesmo tempo não estão seguros o suficiente para shortar a acção.... é isso?
Meus caros essa é a magia da especulação....eu decidi assumir uma posição longa em SUN, que tomei logo após o falhanço com a IBM, razões

i)o motivo que levou a IBM a desistir da operação, pelo menos o que comunicaram, foi ridiculo, alegaram que os bónus dos executivos eram excessivos...estamos a falar de um valor que comparado com o valor da OPA é marginal (ii) no due diligence feito pela IBM não se apurou nenhuma fraude ou inconsistência contabilistica e(iii) na altura da desistência da IBM surgiram vários interessados potenciais, Oracle, Cisco, HP, etc....
Na minha opinião o deal está feito, mas concordo que neste momento o trade off risco / retorno já não compensa...por isso é tempo de sair..e quem não entrou sinceramente acho que agora não vale a pena.
Re: dúvida de newbie

Enviado:
21/4/2009 18:20
por atomez
elgenedy Escreveu:ok, where's the catch?
O risco é a Oracle acabar por não comprar e ficares entalado com acções na mão que não consegues vender sem perder.
Ainda agora isso aconteceu quando a IBM desistiu da aquisição.

Enviado:
21/4/2009 17:04
por Elias
elgenedy,
conforme referi mais acima, se elas negociam 4% abaixo do preço da OPA, é porque o mercado está pouco convencido que seja um bom negócio.
Por outras palavras, há muita gente a querer vender a 9,20 porque não acredita nos 4% que faltam.
dúvida de newbie

Enviado:
21/4/2009 17:01
por Elgenedy
Boa tarde,
Provavelmente esta pergunta é absurda e típica de newbie, até porque me parece uma forma demasiado facil para ser verdade, mas aqui vai:
Se as acções estão a negociar a 9,2 e se a Oracle oferece 9,5, aparentemente esta é um optima opção, ou seja, comprar tudo o que se puder, e depois vender à Oracle com um ganho garantido de cerca de 3%...
ok, where's the catch?
Obrigado
Cumprimentos,

Enviado:
21/4/2009 15:44
por Elias
Aqui está o gráfico da JAVA actualizado com o fecho de ontem.
Hoje o título está a negociar num range muito apertado (9,15-9,21) continua bastante abaixo do preço da OPA.

Enviado:
20/4/2009 17:12
por atomez
Esta aquisição é um pouco estranha. A Oracle não tem qualquer experiência na venda de hardware...
Fazia mais sentido que fosse adquirida pela Apple ou até pela Google para popular os server farms.
Quem está também sob pressão de ser adquirida é a PALM que continua a subir quando os outros caem.

Enviado:
20/4/2009 16:52
por Elias
Com a Yahoo não me lembro mas lembro-me da OPA à PT, na qual salvo erro o preço oferecido pelo Belmiro de Azevedo nunca foi atingido.

Enviado:
20/4/2009 16:50
por - GOE -
Elias Escreveu:A empresa pode ter aceite mas o mercado não parece estar muito convencido.
Já vi este filme em OPAs anteriores: quando a cotação não atinge o valor da OPA, é porque o mercado não acredita e há alguma probabilidade de a OPA falhar...
Este cenário já aconteceu anteriormente com a Yahoo não foi


Enviado:
20/4/2009 16:49
por batigol
Pois geralmente assim é, mas dado o comunicado de ambas as empresas (Sun e Oracle) sobre a operação, as sinergias que a Oracle vai obter e mais importante o know-how em algumas linhas de produto que a Oracle vai adquirir com esta fusão, acho que esta operação faz muito mais sentido que com a IBM, onde a redundância era imensa ...basta ver que no atractivo mercado dos grandes servidores, a IBM e a SUN são concorrentes perfeitos.... mas enfim, veremos...

Enviado:
20/4/2009 16:43
por Elias
A empresa pode ter aceite mas o mercado não parece estar muito convencido.
Já vi este filme em OPAs anteriores: quando a cotação não atinge o valor da OPA, é porque o mercado não acredita e há alguma probabilidade de a OPA falhar...

Enviado:
20/4/2009 16:38
por batigol
Está a subir porque após o falhanço das negociações com a IBM, eis que hoje surge a noticia de que a Oracle ofereceu 9,50 usd por acção, ligeiramente abaixo do que a IBM tinha oferecido inicialmente....e ao que parece já foi aceite pela empresa.
Noticia no negócios.pt

Enviado:
20/4/2009 16:32
por Elias
Hoje a SUN está novamente em grande forma a subir 36%

Enviado:
19/3/2009 14:11
por atomez
Que a SUN seja alvo de uma OPA não é de admirar. Até eu já o tinha previsto em 21-10-08 ...
A empresa está em grandes dificuldades porque uma boa parte do seu mercado é o sector financeiro e as vendas aí secaram. Mas tem muito bons produtos e tecnologias que são atractivas para outras empresas do sector.
Só que sendo a IBM o potencial comprador levanta problemas de concentração de mercado e a OPA pode não ser aprovada. A IBM também é um grande player no segmento de servidores de alta performance e com a SUN ficaria com mais de 50% do mercado.
Por isso é arriscado contar com isso.
A mim parecia-me mais lógico que fosse a Google ou até a Apple a tentar uma OPA.

Enviado:
19/3/2009 11:22
por Elias
Aqui fica o gráfico actualizado após a sessão louca de ontem (nota: editei o título do post inicial)

Enviado:
18/3/2009 11:30
por Açor3
Sun dispara 61% com possível OPA de 5 mil milhões da IBM
A Sun Microsystems está a registar a maior valorização de sempre ao disparar mais de 60% na Alemanha, reagindo à notícia avançada pelo "The Wall Street Journal". A publicação norte-americana dá conta da intenção da IBM em avançar com uma proposta de aquisição no valor de 6,5 mil milhões de dólares (5 mil milhões de euros).
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt
A Sun Microsystems está a registar a maior valorização de sempre ao disparar mais de 60% na Alemanha, reagindo à notícia avançada pelo “The Wall Street Journal”. A publicação norte-americana dá conta da intenção da IBM em avançar com uma proposta de aquisição no valor de 6,5 mil milhões de dólares (5 mil milhões de euros).
O valor anunciado avalia as acções da Sun Microsystems no dobro do preço de fecho na sessão de ontem, os 4,97 dólares. Na praça alemã, os títulos estão a valer 5,99 euros, depois de terem avançado um máximo de 61,29% durante a sessão. Com este ganho, as acções da tecnológica já mais do que duplicam de valor em 2009.
Comprar a Sun Microsystems permitiria à IBM acentuar a liderança face à Hewlett-Packard no mercado dos servidores de computadores naquela que seria a maior aquisição de sempre realizada pela IBM. Consultados pela Bloomberg, os responsáveis das companhias rejeitaram comentar à notícia do “The Wall Street Journal”.
A Sun Microsystems prepara-se para apresentar prejuízos pelo terceiro trimestre consecutivo. O CEO, Jonathan Schwartz, tenta enfrentar o mau momento da companhia, penalizada pela crise económica global, com medidas para reduzir custos, como o despedimento de 6.000 funcionários.
JN

Enviado:
21/10/2008 23:51
por atomez
O principal produto da Sun (JAVA) são servidores de alta performance e alta fiabilidade.
O problema deles é que 20% do seu mercado são empresas financeiras, e com a hecatombe que o sector está a sofrer os investimentos em IT desaparecem...
Não admira que o profit caia por aí abaixo.
Se acções cairem muito ainda ficam vulneráveis a uma OPA.

Enviado:
21/10/2008 19:33
por Resina
The Mechanic Escreveu:-
WARNING !
SunMicrosystems warns the stock holders that you better get rid of them. Sell that crap . Right away. This bitch is going down ..! Profits look like sh**t and problems keep on showing ,the size of fu**ing Godzilla .
I`m sick of this company and after writting this I will put my stuff on a box and get the hell out of here.
Bye...
Brutal...


Enviado:
21/10/2008 19:26
por The Mechanic
- GOE -
Ulisses em que consiste o "profit warning" ?
Está no Site deles :
WARNING !
SunMicrosystems warns the stock holders that you better get rid of them. Sell that crap . Right away. This bitch is going down ..! Profits look like sh**t and problems keep on showing ,the size of fu**ing Godzilla .
I`m sick of this company and after writting this I will put my stuff on a box and get the hell out of here.
Bye...
Já o site da Yahoo diz coisas mais concretas :
Sun said it expects a loss of 25 cents a share to 35 cents a share on revenue of $2.95 billion to $3.05 billion. Excluding $60 million in restructuring charges, Sun anticipates a loss of 2 cents a share to 12 cents a share. Analysts surveyed by Thomson Reuters had forecast a loss of 1 cent a share on revenue of $3.14 billion.
Um abraço ,
The Mechanic

Enviado:
21/10/2008 19:18
por Ulisses Pereira
Apelida-se de "profit warning" quando uma empresa, antes da divulgação de resultados, avisa o mercado que vão ser abaixo do previsto anteriormente pela empresa.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
21/10/2008 19:15
por - GOE -
Ulisses Pereira Escreveu:A queda da Sun Microsystems (JAVA) que já vai em 18% tem a ver com o "profit warning" anunciado pela empresa. Sem dúvida.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses em que consiste o "profit warning" ?
Obrigado desde já e bons negócios


Enviado:
21/10/2008 19:05
por Ulisses Pereira
A pergunta inicial do Elias era saber o que aconteceu de extraordinário com a JAVA para hoje estar a cair aquele enormidade. E eu dei a resposta. Agora especular se podia estar a cair menos 2% ou mais 2% já é algo que me ultrapassa e que vai muito além da pergunta com toda a lógica do Elias.

Enviado:
21/10/2008 18:42
por R_Martins
Ulisses Pereira Escreveu:A queda da Sun Microsystems (JAVA) que já vai em 18% tem a ver com o "profit warning" anunciado pela empresa. Sem dúvida.
Um abraço,
Ulisses
A minha pergunta: Se ontem os índices americanos em vez de positivos fossem das mesma percentagem negativos será que Sun Microsystems hoje estava a cair 18%?...
Faço uma observação. já sei que me vais dizer que não sabes obviamente, embora sublinhe o teu sem dúvida.
Abraço
Rmartins
Fecho de ontem:
NASDAQ 1770.03 58.74 3.43%
DJIA 9265.43 413.21 4.67%
S&P 500 985.40 44.85 4.77%