Viva
De um outro tópico sobre médias móveis, tomo a liberdade de recuperar um excelente (mais um!) post do Cem:
"Aqui está outro bom sistema para o pessoal se entreter!
Com médias móveis é dos melhorzinhos que conheço.
Testei-o a partir de um artigo recente publicado na Revista "Stocks and Commodities" e, para minha surpresa, registou uma taxa de sucesso na casa dos 70% para trades vencedores / trades totais e um rácio de profit / loss a rondar os 2,3 , na casa dos sistemas muito bons!
Tem só um pequeno defeito, normalmente não dá mais de 3 a 5 trades por ano, o resto do tempo fecha a loja, se calhar é relaxante demais para quem tem o bichinho do trading...
É muito fácil.
As primeiras médias exponenciais a colocar nos gráficos são a de 150 sessões (EMA150) e a de 50 sessões (EMA50).
Conclusões a retirar:
a) Se a inclinação da EMA150 estiver virada para cima e a EMA50 for superior à EMA150, embora não seja necessário que a EMA50 aponte no sentido ascendente, temos definido um bull market.
b) Se a inclinação da EMA150 estiver virada para baixo e a EMA50 for inferior à EMA150, embora não seja necessário que a EMA50 aponte no sentido descendente, temos definido um bear market.
Se tivermos qualquer das condições definidas atrás, teremos de estar atentos à preparação dos alertas para os sinais.
Um pequeno intervalo para resumir a filosofia do sistema, muito simples: comprar as correcções em bull markets e vender os rallies em bear markets, uma estratégia primária mas que dá muito dinheiro!
Qual o primeiro alerta que o sistema irá dar quando estivermos no bull market ou bear market definidos?
Muito simples, definimos mais 2 médias móveis exponenciais: a de 5 dias (EMA5) e a de 15 sessões (EMA15) e comparamos:
a) Se num bull market a EMA 15 ultrapassar em alta a EMA5, estamos na presença de uma correcção à tendência ascendente dominante. Mantendo-se sempre as condições do bull market, marcamos no gráfico uma 5ª média móvel exponencial, a das 10 sessões (EMA10) e aguardamos pelo dia em que a EMA5 vier acima da EMA10 para gerar o sinal de compra. Coloca-se um stop de protecção de venda logo abaixo do mínimo feito pelo mercado durante a fase de correcção.
b) Se num bear market a EMA 15 for ultrapassada em alta pela EMA5, estamos na presença de um rally contrário à tendência descendente dominante.
Mantendo-se sempre as condições do bear market, marcamos no gráfico uma 5ª média móvel exponencial, a das 10 sessões (EMA10) e aguardamos pelo dia em que a EMA5 vier abaixo da EMA10 para gerar o sinal de venda ou short-selling. Coloca-se um stop de protecção de compra logo acima do máximo feito pelo mercado durante a fase do rally.
(...)
Cem"
...como anda tudo à procura do bear market rally perdido

, decidi pôr a negrito aquela parte do texto.
Se me permitem o conselho..., tomem atenção e testem a formula..., pode ser que venha a dar muito jeitinho...
BN