Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A derrocada do BPI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por R_Martins » 12/10/2008 23:53

Espanador Escreveu:Uma pergunta.... Que acontece ao cidadão que tem um emprestimo num banco e esse abre banca rota?

O Governo já disse, já mandou dizer, vai continuar a dizer que não á falências.
Se não existirem falências e mesmo com nacionalizações os depositantes de dinheiro tem direito ao dinheiro.
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

resgate

por rk0r794 » 12/10/2008 15:33

polar Escreveu:Este valor está como garantia ao pedido de empréstimo da empresas neste caso o juro é mais barato porque há uma garantia.

Os banco não emprestam dinheiro para construir uma empresa sem ter uma garantia.

Por outro lado eu não posso amortizar uma dívida de um empresa com dinheiros particulares. Ou seja posso emprestar o dinheiro á empresas para amortizar a dívida mas isso é um péssimo negócio para mim e para a empresa por variadissimas razões.

Abraço

No meu caso, lentamente vou levantar o meu dinheiro nos bancos.
neste momento só empresto dinheiro ao banco com garantias reais ou seja, par por dinheiro no banco, este tem prestar garantias reais sobre o memso. Não é o que esles fazem. Aumentam as taxas de juros consoante o risco. Agora, t~em que pagarem uma txa de juro superior ao risco inerente do mercado.
Se eu emprestar 1.000.000,00 a qualquer banco, exijo uma taxa de juros de 10% + uma garantia de um imóvel do mesmo valor.
Assim de fazem assim se pagam.
O mercado é assim, precisam, têm que pagar um prémio mais elevado, neste caso uma txa de juro mais elevada.

Pois! Bem me parecia que o assunto não podia ser assim tão linear.
As coisas que aprendemos no forum.
Esperemos que os nossos piores receios não se concretizem porque a acontecerem teriamos conflitos sociais de tal dimensão que extravasam a nossa imaginação, possivelmente muito mais gravosos dos que ocorreram na sequência da crise de 1929. Triste sina a nossa, temos sempre que levar por tabela com as asneiras dos américas. Se ao menos fossem apenas eles a suportar os erros que cometem!
Um abraço[/quote]

Registado: 20/9/2008 18:02

por polar » 12/10/2008 15:23

Este valor está como garantia ao pedido de empréstimo da empresas neste caso o juro é mais barato porque há uma garantia.

Os banco não emprestam dinheiro para construir uma empresa sem ter uma garantia.

Por outro lado eu não posso amortizar uma dívida de um empresa com dinheiros particulares. Ou seja posso emprestar o dinheiro á empresas para amortizar a dívida mas isso é um péssimo negócio para mim e para a empresa por variadissimas razões.

Abraço[/quote]

Pois! Bem me parecia que o assunto não podia ser assim tão linear.
As coisas que aprendemos no forum.
Esperemos que os nossos piores receios não se concretizem porque a acontecerem teriamos conflitos sociais de tal dimensão que extravasam a nossa imaginação, possivelmente muito mais gravosos dos que ocorreram na sequência da crise de 1929. Triste sina a nossa, temos sempre que levar por tabela com as asneiras dos américas. Se ao menos fossem apenas eles a suportar os erros que cometem!
Um abraço

Registado: 29/11/2007 12:09

por Pousada » 12/10/2008 15:00

polar Escreveu:
Pousada Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:É exactamente verdade, pousada e é uma excelente chamada de atenção.

Mas se isto acontecer eu vou para tribunal. Por uma razão muito simples.

O banco não me deixa mexer nos 250000€ porque estão cativos, ou seja, indexados á divida da empresa.
Logo se o banco falir a divida já está paga.

Abraço

Nesta situação há uma coisa que não compreendo! Pediu 250000€ para o seu negocio. Mas simultaneamente teve que constituir um deposito de identico valor que está cativo para garantir a divida que contrai. Qual a vantagem disso? Ou seja: Se tem o dinheiro cativo no banco para garantir o emprestimo que contraiu não pode simplesmente amortizar a divida? Se eu tiver que contrair um emprestimo num banco e esse banco me obrigar a constituir uma ganrantia no mesmo valor qual é o interesse de contrair esse emprestimo? É evidente que as coisas não funcionam assim certamente e devem existir ãspectos que não domino e por isso desde já as minhas desculpas pela minha ignorância em tão complexa matéria.

Este valor está como garantia ao pedido de empréstimo da empresas neste caso o juro é mais barato porque há uma garantia.

Abraço

Registado: 20/5/2006 11:13

por jony_cash » 12/10/2008 13:57

polar Escreveu:
Pousada Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:É exactamente verdade, pousada e é uma excelente chamada de atenção.

O banco não me deixa mexer nos 250000€ porque estão cativos, ou seja, indexados á divida da empresa.

Abraço

Nesta situação há uma coisa que não compreendo! Pediu 250000€ para o seu negocio. Mas simultaneamente teve que constituir um deposito de identico valor que está cativo para garantir a divida que contrai. Qual a vantagem disso? Ou seja: Se tem o dinheiro cativo no banco para garantir o emprestimo que contraiu não pode simplesmente amortizar a divida? Se eu tiver que contrair um emprestimo num banco e esse banco me obrigar a constituir uma ganrantia no mesmo valor qual é o interesse de contrair esse emprestimo? É evidente que as coisas não funcionam assim certamente e devem existir ãspectos que não domino e por isso desde já as minhas desculpas pela minha ignorância em tão complexa matéria.

Olá Polar,

Sem querer entrar em muito detalhe as empresas têm vantagens em ter emprestimos isto que depois pagam menos impostos IRC.

Abraço,

Registado: 31/8/2007 20:30

por polar » 12/10/2008 13:48

Pousada Escreveu:

Abraço

por Pousada » 12/10/2008 10:57

Abraço

por Pata-Hari » 12/10/2008 10:50

Infelizmente acho que a obrigação se extingue se o banco falir. As dividas são consolidadas. Por isso mesmo é tão popular declarar falência.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Sulla » 12/10/2008 10:20

Quico Escreveu:Caro Pousada:

Eu diria que num cenário de desconfiança (não sei se já lá estamos MESMO - fala-se muito, mas...), se alguém tem liquidez "parada" no banco, o melhor será usá-la para saldar as dívidas. Até porque as taxas de juro ajudam a essa decisão.

Abraço.

Aqui está uma questão que me tem atormentado.
Há uns meses fechei fundos e a questão tem sido:
DP ou amortizar CH?
Cada vez me inclino mais para a segunda...
Aproveito para dizer que gosto bastante desta nova apresentação do teu blog e é fantástica a recuperação financeira da tua carteira.
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Pousada » 12/10/2008 10:02

Quico Escreveu:Caro Pousada:

Eu diria que num cenário de desconfiança (não sei se já lá estamos MESMO - fala-se muito, mas...), se alguém tem liquidez "parada" no banco, o melhor será usá-la para saldar as dívidas. Até porque as taxas de juro ajudam a essa decisão.

Abraço.

Neste caso a taxa está fixa até ao final do emprestimo.

Mas tem outro problema eu não posso pagar o emprestimo da empresa com o meu dinheiro.
Ou melhor poder posso mas passo a fazer um mau negócio.

Abraço

por Dialmedia » 12/10/2008 9:57

Pousada Escreveu:E numa situação destas.

O que acontece aos negócios feitos com um Banco se esse Banco falir, passo a expor um exemplo.

Pedi a um Banco 250000€ para fazer um investimento (criar uma empresa)e depositei o mesmo valor nesse mesmo banco na minha conta como garantia (cativo).
Foi-me dito hoje que se o Banco falir fico sem os meus 250000€ e a empresa fica na mesma com a divida dos 250000€.

Isto será verdade.

Bons Negócios
Pousada

O Ulisses noutro tópico explicou muito bem e de forma simples o que acontece nesses casos:

Ulisses Pereira Escreveu:o Banco tem obrigação de te pagar o dinheiro que lá tiveres depositado. Mas pode não ter dinheiro para o pagar e, nesse caso, há um fundo de garantia que te assegura esses 25 mil euros. Mas a obrigação não se extingue...

Da mesma forma que se tu não tiveres dinheiro para pagar, continuas na mesma com essa obrigação e o Banco agirá, legalmente, para tentar receber o que lhe é devido.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por Quico » 12/10/2008 9:52

Caro Pousada:

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Pata-Hari » 12/10/2008 9:44

É exactamente verdade, pousada e é uma excelente chamada de atenção.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pousada » 12/10/2008 9:39

E numa situação destas.

O que acontece aos negócios feitos com um Banco se esse Banco falir, passo a expor um exemplo.

Pedi a um Banco 250000€ para fazer um investimento (criar uma empresa)e depositei o mesmo valor nesse mesmo banco na minha conta como garantia (cativo).
Foi-me dito hoje que se o Banco falir fico sem os meus 250000€ e a empresa fica na mesma com a divida dos 250000€.

Isto será verdade.

Bons Negócios
Pousada

por Açor3 » 12/10/2008 8:00

Se tiveres um depósito segundo as novas regras que vão entrar em vigor tens garantido 50000 euros.Para já tens 25000 euros.Depois há a boa vontade do governo que tem afirmado que as poupanças do portugueses estão todas garantidas mas......nunca fiar.

Abraço.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Espanador » 12/10/2008 2:51

Be Cool Escreveu:Será um crédito que alguém (algum banco ou outra entidade financeira) irá adquirir. Assim, ficarás a pagar o empréstimo à nova entidade credora.

E se em vez de um emprestimo, tiver em deposito uns 200 mil euros?

Registado: 28/12/2006 1:36

por Be Cool » 12/10/2008 2:06

Será um crédito que alguém (algum banco ou outra entidade financeira) irá adquirir. Assim, ficarás a pagar o empréstimo à nova entidade credora.

Registado: 5/10/2005 18:05

por Espanador » 12/10/2008 1:51

Uma pergunta.... Que acontece ao cidadão que tem um emprestimo num banco e esse abre banca rota?

Registado: 28/12/2006 1:36

por EuroVerde » 12/10/2008 1:38

Be Cool Escreveu:...
Estou curioso para assistir ao debate que amanhã vai decorrer no programa "Prós e Contras" na RTP1 sobre a situação da banca portuguesa, onde vão estar presentes os presidentes dos 4 grandes (BCP, CGD, BES e BPI). Claro que não dirão a verdade toda, só aquilo que lhes convém. Mas, mesmo assim, espero não ser tempo perdido...sempre se poderá ler alguma coisa nas entrelinhas.
...

O que os banqueiros dizem não se escreve.
Também muitos banqueiros Americanos em Junho/Julho/Agosto último diziam que o pior já tinha passado e que se podia começar a ver uma recuperação até ao fim do ano, e é o que se vê.
É uma contradição, há muita coisa oculta, mas por outro lado os resultados estão à vista de todos.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Be Cool » 12/10/2008 1:30

...
Estou curioso para assistir ao debate que amanhã vai decorrer no programa "Prós e Contras" na RTP1 sobre a situação da banca portuguesa, onde vão estar presentes os presidentes dos 4 grandes (BCP, CGD, BES e BPI). Claro que não dirão a verdade toda, só aquilo que lhes convém. Mas, mesmo assim, espero não ser tempo perdido...sempre se poderá ler alguma coisa nas entrelinhas.
...

Registado: 5/10/2005 18:05

por MarcoAntonio » 12/10/2008 1:04

O BES é dos 3 o que se tem portado melhor (mesmo assim está com uma queda desde os máximos bem significativa, 56%).

Mas entre o BCP e o BPI só há uma diferença entre as alturas em que foram mais penalizados pois no global estão bastante semelhantes e o BCP ligeiramente pior ainda. Tomando os máximos por referência, o BCP caiu 76% e o BPI 75%...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

A derrocada do BPI

por polar » 12/10/2008 0:57

O Banco BPI apresenta uma variação negativa de quase 67% no corrente ano. Há um ano atras a cotação era de 6,27€ pelo que a descida desde então é brutal. Nos últimos dias este titulo tem sido seriamente castigado com correcções muito acentuadas o que não se tem verificado com o BES e mesmo o BCP tem revelado um melhor desempenho, apesar dos ventos desfavoráveis que sopram de todas as direcção.
Tento procurar explicações para esta queda e não encontro respostas. Parece-me que o banco não estará tão mal assim. Fez recentemente um aumento de capital, reduziu a posição no BCP e ainda vendeu 49,5% do BFA em Angola (chantageado pelo governo de angolano claro), que embora não sendo grande negocio não tinha outra alternativa para continuar naquele mercado com grande potencial de crescimento. Curiosamente os depositos aumentaram e continuam a abrir balcões. De acordo com as informações que tenho é um banco que presentemente passou de uma posição de devedora para credora a outros bancos e sem necessidade de recorrer ao BCE. Será que existe alguma razão para esta queda para além da maré negra que assola todos os mercados e a queda da cotação esteja a reflectir essa situação desconhecida do cidadão comum? Comentarios agradecem-se.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: HFCA, iniciado1, PMP69 e 83 visitantes