Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise financeira/EUA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Crise financeira/EUA

por Bocciardi » 10/10/2008 15:00

Crise financeira/EUA
Mais de metade dos estados sem liquidez para pagar serviços públicos até ao final do mês
A crise financeira deixou quase sem liquidez vários estados dos EUA, entre eles a Califórnia, a maior economia do país, que poderá ficar sem fundos para pagar os seus serviços públicos antes do final do mês


Os problemas de acesso ao crédito que afectam empresas e particulares, prejudicaram a capacidade económica dos gestores públicos, que já anunciaram subidas de impostos, despedimentos de funcionários e redução de custos nos investimentos em saúde e educação.

Segundo dados do 'Center On Budget and Policy Priorities', encontram-se na situação de fraca liquidez a médio prazo mais de metade dos estados, 29 dos 50 estados, uma realidade imediata que já atingiu a Califórnia.

O executivo do governador Arnold Schwarzenegger porá à venda na próxima semana um pacote de títulos do Tesouro, com vista a obter liquidez suficiente para cobrir os gastos diários, contudo a crise financeira poderá limitar os ganhos da operação planificada por este governo estadual.

John Chiang, analista económico independente do governo californiano, assegurou que o executivo poderá ficar sem liquidez a 29 de Outubro se a operação de títulos não surtir efeito.

Schawarzenegger já escreveu uma carta ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos a pedir para que lhe sejam emprestados 7.000 milhões de dólares de fundos federais e sair da situação de apuro.

No Tennesse, as autoridades prevêem uma redução de postos de trabalho governamentais de pelo menos de 2.000 pessoas.

No Ilinois foram reduzidos os fundos destinados à assistência infantil, saúde mental e outros serviços de jovens.

No Nevada, o estado dos casinos e onde o governo não tem impostos estaduais, as receitas projectadas para o exercício fiscal de 2008 baixarão face a 2007, ou seja, 12% no consumo, 31 por cento no caso das taxas referentes às transacções imobiliárias e 16 por cento nos lucros decorrentes do jogo, o que provocou a redução das despesas sociais relacionadas com saúde e infância.

Também um estudo do Rockefeller Institute of Government, os estados do Arizona, Califórnia, Florida, Michigan e Rhode Island são neste momento os que sentiram mais a crise financeira, ainda que se aponte os poblemas fiscais que estenderam de imediato ao Connecticut, Nova Jersey e Nova Iorque.

Lusa/SOL
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 531
Registado: 17/1/2008 17:15
Localização: Aveiro

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, paul_invest e 62 visitantes