Página 1 de 1

MensagemEnviado: 10/10/2008 0:52
por Lion_Heart
artista Escreveu:
Serrano Escreveu: Aliás, foi o mesmo que fez o Bufette na Goldman e na GE.


Ou seja, a diferença entre uma Nacionalização e uma OPA pode ser apenas a do facto de o comprador ser ou não o estado! :)

abraços

artista


Não pq o estado entra mas fica com mais de 50% do capital, logo os restantes accionistas vem a sua posição diminuida nessa proporçao

MensagemEnviado: 10/10/2008 0:13
por artista_
Serrano Escreveu: Aliás, foi o mesmo que fez o Bufette na Goldman e na GE.


Ou seja, a diferença entre uma Nacionalização e uma OPA pode ser apenas a do facto de o comprador ser ou não o estado! :)

abraços

artista

MensagemEnviado: 10/10/2008 0:09
por Antonio7
Obrigado pelos vossos esclarecimentos

Cumprimentos

MensagemEnviado: 9/10/2008 23:47
por Serrano
Nesta embrulhada já aconteceram diferentes tipos de nacionalização:
- O governo da Holanda comprou todos os activos do Fortis naquele país e pagou, como é normal, pois não se trata de nenhuma revolução comunista, 16,7 mil milhões de € e deve ter feito um bom negócio, pelo menos assim é acusado na imprensa belga;
- De diferentes formas, na Inglaterra e nos EUA foram emitidas acções e obrigações preferênciais subscritas pelos governos, que pagam dividendos/juros elevados e os accionistas privados mantiveram as suas acção com a desvantagem de verem a sua quota na empresa diminuída. Aliás, foi o mesmo que fez o Bufette na Goldman e na GE.

MensagemEnviado: 9/10/2008 22:57
por elitegroup
e em caso de nacionalizaçao os obrigacionistas recebem?

MensagemEnviado: 9/10/2008 22:47
por Lion_Heart
Eu diria ainda que uma Nacionalização em caso de falência ou falta de liquidez implica que os actuais accionistas do banco não recebam nada pelas suas acções.

MensagemEnviado: 9/10/2008 22:43
por Branc0
Se adquiriu mais de 50% do banco então está tecnicamente nacionalizado. Se for menos adquiriu uma participação.

Quanto à origem do dinheiro, directa ou indirectamente, há-de ser através de emissão de divida... se alguém a comprar (e.g. Islândia)

Os contribuites pagam ao longo do prazo em que a divida foi negociada através dos seus impostos. Para termos uma pequena ideia um pequeno país como Portugal gastou este ano 80 mil milhões com a gestão da divida publica e não tivemos que nacionalizar nada (pelo contrário privatizamos).

Existe ainda a possibilidade de recorrerem às reservas de moeda estrageira e/ou ouro mas esse seria sempre o ultimo dos ultimos recursos.

Nacionalização ou compra...?

MensagemEnviado: 9/10/2008 22:32
por Antonio7
Boas,

é a minha primeira intervenção neste excelente forum,
:clap: e para ter uma opinião formulada sobre esta crise financeira, agradecia que me esclarececem as seguintes duvidas:
Qual a diferênça entre o Estado nacionalizar um banco e adquirir um banco, em termos de custos para o contribuinte? e em que espaço temporal esse custo se irá refletir no bolso dos contribuintes?
Que meios utilizará o Estado para se financiar para realizar estas operações? emisão de divida publica? outras?
Obrigado

Cumprimentos