Relevância do DJIA
4 mensagens
|Página 1 de 1
No caso do Dow a análise técnica deveria funcionar em termos de tendências, mas não em termos de pontos de inflexão (resistências+suportes), visto que esses pontos corresponderiam a valores dos componentes sem qualquer significado estatistico.
Repara que devido ao seu método de cálculo o indice estar a 8500 agora ou a 8500 há 5 anos não permite no caso do Dow extrair nenhuma conclusão quanto aos valores dos activos subjacentes. No caso dos indices tipo SP, ou Nikkei, permite, embora a correlação não seja perfeita por haver saídas e entradas, claro.
Isso leva a uma perda de significado dos pontos de inflexão. A explicação para eles se manterem é, quanto a mim, que os seguidores do Dow usam esses pontos e acabam por "mexer" no mercado devido às suas decisões de forma a que o indice acaba por se comportar como se esses pontos tivessem significado estatistico real.
Não sei se me expliquei bem?
Repara que devido ao seu método de cálculo o indice estar a 8500 agora ou a 8500 há 5 anos não permite no caso do Dow extrair nenhuma conclusão quanto aos valores dos activos subjacentes. No caso dos indices tipo SP, ou Nikkei, permite, embora a correlação não seja perfeita por haver saídas e entradas, claro.
Isso leva a uma perda de significado dos pontos de inflexão. A explicação para eles se manterem é, quanto a mim, que os seguidores do Dow usam esses pontos e acabam por "mexer" no mercado devido às suas decisões de forma a que o indice acaba por se comportar como se esses pontos tivessem significado estatistico real.
Não sei se me expliquei bem?
However elegant the method we should occasionally look at the results.
Re: Relevância do DJIA
rnbc Escreveu:Vou aqui dar o mote e depois fujo:
a) Qual é a relevância do valor absoluto do Dow Jones? Devido à forma de (não) ponderação usada e aos poucos componentes o valor do Dow não espelha basicamente nada em termos de mercado. Sendo assim que sentido faz usar análise baseada em resistências (pontos de inflexão) ?
A análise é passível de se fazer (embora eu não perca tempo a analisa-lo quando há índices melhores).
rnbc Escreveu:b) Supondo que isto de facto funciona, até que ponto é que isso prova cabalmente que a análise técnica não passa duma self-fulfilling prophecy?
Não prova cabalamente que a análise técnica não passa de um self-fulfilling prophecy. Antes indicia que funciona para sectores ou conjunto de acções...
A questão do peso de cada componente não altera grande coisa nessa questão. Basicamente estás a misturar duas questões diferentes...
Uma coisa é não ser representativa do mercado em geral, outra é (dever) "deixar de funcionar" por não ser representativa do mercado em geral.
Imagina que crias um PSI3 em Portugal. À partida não será um bom indicador do mercado em geral (ou por outra, será um proxy muito grosseiro). Mas não é por isso que os princípios da análise técnica têm de deixar de funcionar...
Da mesma forma que um sector pode seguir tendências próprias iguais ou diferentes ao mercado em geral. Ou ainda da mesma forma que uma acção individual pode seguir tendências próprias iguais ou diferentes ao mercado em geral.
Não há nenhuma razão, à partida, para dizer que o "teu" PSI3 não ia funcionar razoavelmente em termos de Análise Técnica. O que se poderia discutir (mas é outra questão) é em que medida a tua análise se aplicava ao mercado em geral...
rnbc Escreveu:c) As componentes do Dow são escolhidas de forma a "martelar" o indice para ele se parecer mais com um indice ponderado por capitalização tipo SP500 ? Em principio deveriam divergir a longo prazo de outro modo, mas não divergem! Até que ponto isso dá suporte a esta teoria?
Eles divergem e têm comportamentos históricos algo diferentes.
Alguns exemplos: na década de 70 o Dow Jones lateralizou durante bastante mais tempo (o S&P, logo o mercado em geral, voltou bastante antes ao Bull Market).
Estamos a falar de uma divergência de uns 5 anos...
No último Bear Market, quanto praticamente todos os índices tinham já desvalorizado bastante, o Dow Jones estava a lateralizar (teve um pequeno recuo mas se fosse o único índice do mundo diziamos que estava a lateralizar... contudo, olhavamos para os outros índices e era um Bear Market bem claro e evidente). Neste caso foi uma divergência de cerca de um ano...
E mais haveriam, mas estas são duas que me lembro de repente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A relevância do DJ é... vou dizer pouca, para não ser rude com um índice tão histórico. Ninguém, à excepção dos americanos que o adoram (vá-se lá entender aquela gente), lhe dá muita atenção.
Pessoalmente nem olho para ele. E pelo que tenho lido, há muitos outros como eu
Pessoalmente nem olho para ele. E pelo que tenho lido, há muitos outros como eu

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Relevância do DJIA
Vou aqui dar o mote e depois fujo:
a) Qual é a relevância do valor absoluto do Dow Jones? Devido à forma de (não) ponderação usada e aos poucos componentes o valor do Dow não espelha basicamente nada em termos de mercado. Sendo assim que sentido faz usar análise baseada em resistências (pontos de inflexão) ?
b) Supondo que isto de facto funciona, até que ponto é que isso prova cabalmente que a análise técnica não passa duma self-fulfilling prophecy?
c) As componentes do Dow são escolhidas de forma a "martelar" o indice para ele se parecer mais com um indice ponderado por capitalização tipo SP500 ? Em principio deveriam divergir a longo prazo de outro modo, mas não divergem! Até que ponto isso dá suporte a esta teoria?
PS: No caso de eu estar completamente insano nas minhas asserções avisem. Vou jantar, até logo!
b) Supondo que isto de facto funciona, até que ponto é que isso prova cabalmente que a análise técnica não passa duma self-fulfilling prophecy?
c) As componentes do Dow são escolhidas de forma a "martelar" o indice para ele se parecer mais com um indice ponderado por capitalização tipo SP500 ? Em principio deveriam divergir a longo prazo de outro modo, mas não divergem! Até que ponto isso dá suporte a esta teoria?
PS: No caso de eu estar completamente insano nas minhas asserções avisem. Vou jantar, até logo!
However elegant the method we should occasionally look at the results.
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, paul_invest e 78 visitantes