
Lion_Heart Escreveu:Se o dinheiro nao entra no sistema alguem o anda a acumular , sendo esse alguem a grande banca que compra ao bce dinheiro a cerca de 4% . O que ira fazer com ele depois do colapso veremos.
Enquanto estiver a acumular estamos nós safos de sermos limpos pela inflação, o problema é quando entrar em circulação...
Gosto de acompanhar o report do BCE para ter uma ideia da quantidade de "papel" que está a entrar na economia "real" que eu entendo como a M1/M2 (Dinheiro em circulação mais depositos com prazo máximo de 2 anos). Estas injecções de liquidez estão todas a ir parar à M3 (Money Market Funds, titulos de divida, etc.) como seria de esperar e se nota bem no gráfico com a M1 estacionária pela primeira vez desde que temos EUR e o crescimento da M3 a ir acima dos 10% também pela primeira vez.
Será interessante ver como é que a baixa da taxa de juro e esta nova medida afecta os dados e descobrir uma relação entre "o ovo e a galinha". É a M1 que causa inflação ou são as pessoas que retiram dinheiro da M3 (fundos de investimento em tesouraria, depositos a prazos maiores,etc.) para fazer face à inflação?
Se alguém conhecer algum autor/artigo que se foque na M1 mandem links pois normalmente o que vejo é sempre focado na M3.