Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Empréstimos ilimitados (!)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Branc0 » 9/10/2008 20:00

Lion_Heart Escreveu:Se o dinheiro nao entra no sistema alguem o anda a acumular , sendo esse alguem a grande banca que compra ao bce dinheiro a cerca de 4% . O que ira fazer com ele depois do colapso veremos.

Enquanto estiver a acumular estamos nós safos de sermos limpos pela inflação, o problema é quando entrar em circulação...

Gosto de acompanhar o report do BCE para ter uma ideia da quantidade de "papel" que está a entrar na economia "real" que eu entendo como a M1/M2 (Dinheiro em circulação mais depositos com prazo máximo de 2 anos). Estas injecções de liquidez estão todas a ir parar à M3 (Money Market Funds, titulos de divida, etc.) como seria de esperar e se nota bem no gráfico com a M1 estacionária pela primeira vez desde que temos EUR e o crescimento da M3 a ir acima dos 10% também pela primeira vez.

Será interessante ver como é que a baixa da taxa de juro e esta nova medida afecta os dados e descobrir uma relação entre "o ovo e a galinha". É a M1 que causa inflação ou são as pessoas que retiram dinheiro da M3 (fundos de investimento em tesouraria, depositos a prazos maiores,etc.) para fazer face à inflação?

Se alguém conhecer algum autor/artigo que se foque na M1 mandem links pois normalmente o que vejo é sempre focado na M3.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por JPtuga » 9/10/2008 19:24

Portanto passamos do risco de deflação, ou estagflação para a ameaça de hiperinflação?
É que com tanto "dinheiro" a ser injectado no sistema, a desvalorização das moedas e inflação deverá acelerar, ou não?
Uma coisa é certa, se a moeda desvalorizar, e houver inflação a dois digitos, haverá muita divida que irá desaparecer, ou diminuir artificialmente, penso eu.
Algum perito em teoria monetária que se pronuncie...

PS: será curioso observar os dados da massa monetaria do BCE, BoE e FEd daqui a ums tempos.

Registado: 29/3/2007 12:40

por Lion_Heart » 9/10/2008 18:37

Razão Pura digo com esta frase "the heaven for the pig" querendo com isto dizer que estamos na loucura total, ja não existe "remedio" para resolver isto portant penso estarem a dar bilioes para os ricos sairem de para-quedas dourados e os pobres irem a falencia.

Se o dinheiro nao entra no sistema alguem o anda a acumular , sendo esse alguem a grande banca que compra ao bce dinheiro a cerca de 4% . O que ira fazer com ele depois do colapso veremos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por pedrom » 9/10/2008 18:37

Razão Pura Escreveu:Prontos, lá está.
Conseguiram transformar um tópico perfeitamente sério, num tom técnico e até de fontes fidedigas, vá lá, num rol de boatos e "suponhamos" e agora vamos ficar sem saber se o BCE anda a imprimir notas de 200 aéreos em casa ou se fez outsourcing.
Isto sinceramente....
Crédito ilimitado para combater uma crise de excesso de crédito. Será que sou só eu que não estou a ver bem a coisa?
Nacionalizem a banca toda já! BCE incluído.

A culpa do descalabro do tópico foi minha, mas os "empréstimos ilimitados" ou a "garantia total das poupanças" são autênticas mentiras, pois são coisas impossiveis de acontecer na minha opinião!!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Razao_Pura » 9/10/2008 18:32

Prontos, lá está.
Conseguiram transformar um tópico perfeitamente sério, num tom técnico e até de fontes fidedigas, vá lá, num rol de boatos e "suponhamos" e agora vamos ficar sem saber se o BCE anda a imprimir notas de 200 aéreos em casa ou se fez outsourcing.
Isto sinceramente....
Crédito ilimitado para combater uma crise de excesso de crédito. Será que sou só eu que não estou a ver bem a coisa?
Nacionalizem a banca toda já! BCE incluído.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por rate » 9/10/2008 18:25

Brilhante:
mais papel = mais Portucel !!
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

por R_Martins » 9/10/2008 18:22

NuTav Escreveu:Amanha vou entrar 100% na Portucel ao melhor!!! :D
A fonte da noticia e de confiança nao e?

Cumprimentos e BN!

Bravo, é assim mesmo!!!
Eu diria mais: de preferência com as novas notas do BCE. Ok?...
Boa sorte
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por pedrom » 9/10/2008 18:21

NuTav Escreveu:Amanha vou entrar 100% na Portucel ao melhor!!! :D

Cumprimentos e BN!

Claro que é!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Outra boa noticia seria:

"Recente onde de assaltos tem prejudicado a liquidez dos bancos uma vez que não tem conseguido capatar o depósito do fruto do assalto"

por NuTav » 9/10/2008 18:14

Amanha vou entrar 100% na Portucel ao melhor!!! :D

Cumprimentos e BN!
Nao preciso de muito, so de sorte...

Registado: 13/10/2006 16:00

por Branc0 » 9/10/2008 18:04

Merceeiro Escreveu:Colateral em inglês é isso mesmo, garantia. Em portuguÊs não é bem o mesmo significado...

E tens toda a razão que por acaso depois de escrever até fui ver ao mesmo sitio que tu :)

É influências de só ler em inglês hoje em dia...

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Merceeiro » 9/10/2008 18:03

Colateral em inglês é isso mesmo, garantia. Em portuguÊs não é bem o mesmo significado...

colateral

adj. 2 gén.,
que está ao lado;
paralelo;
diz-se do que é parente de uma ou várias pessoas que descendem de um progenitor comum.

Cumpts
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por pedrom » 9/10/2008 18:00

A última cartada dos bancos centrais ainda está guardada!!!!

Alguém sabe qual é?

Pois eu como sou amigo vou colocar só o titulo da noticia:

"Bancos centrais pedem ajuda a todos falsificadores do mundo para colocarem no mercado todo o dinheiro que conseguirem fabricar que esteja dentro dos padrões de qualidade minimos dos BCs"

Um dia depois vai aparecer outra noticia:

"Venda de tinteiros e papel dispara. Acções da portucel sobem 554% para valro recod"

por Branc0 » 9/10/2008 17:56

Merceeiro Escreveu:Colateral? que é isso? Danos de guerra?

Acho que o sentido é outro. Será garantias? o português é muito traiçoeiro.... :mrgreen:

Colateral é, por exemplo, a tua casa quando pedes um empréstimo à habitação.

por Elias » 9/10/2008 17:56

Aqui fica finalmente a notícia completa:

BCE acelera combate à crise financeira

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

O Banco Central Europeu (BCE) está endurecer o combate à crise financeira. Um dia após ter reduzido a taxa de juro da Zona Euro, pela primeira vez em cinco anos, Jean-Claude Trichet anunciou que concederá empréstimos ilimitados aos bancos da região.

O Banco Central Europeu (BCE) vai conceder empréstimos ilimitados aos bancos da Zona Euro. Esta é mais uma medida do banco para tentar travar a actual crise financeira, e que vem juntar-se à injecção de liquidez anunciada esta manhã e ao corte de juros conjunto realizado ontem.

Com estas medidas o BCE endurece o combate à crise financeira e altera o rumo da política monetária que tem seguido até aqui. “Isto representa uma alteração de regime. O BCE apercebeu-se da realidade em torno da crise financeira”, comentou Robin Marshall, director da NCL Smith & Williamson, à agência Bloomberg.

Ontem, pela primeira vez em cinco anos o BCE anunciou um corte da taxa de juro de referência, em meio ponto percentual, num movimento conjunto com mais cinco bancos centrais. Questionado se este era um movimento único Trichet respondeu: “Não digo isso. Digo que faremos sempre o que for necessário”.

Para Julian Callow, economista do Barclays Capital, ontem foi um “dia histórico”. “Ficamos surpreendidos com a forma como o BCE mudou tão rapidamente”, disse Callow.

Medidas insuficientes para combater "furacão financeiro"

No entanto, o corte de juros anunciado ontem pelo BCE não provocou os efeitos desejados. As taxas Euribor voltaram a atingir máximos históricos e os economistas antecipam já novas reduções.

A descida de juros melhorou o sentimento mas é insuficiente para combater o "furacão financeiro", pelo que devem persistir as taxas de juro interbancárias elevadas, as injecções adicionais de liquidez por parte dos bancos centrais e novas nacionalizações de instituições financeiras, prevê o Millennium bcp investimento.

A maioria dos economistas contactados pela Bloomberg aplaudiram a medida mas consideram-na insuficiente, antecipando já novos cortes de juros antes do Natal. “O BCE vai realizar mais cortes dos juros, talvez até aos 2%”, antecipa Mark Wall, economista do Deutsche Bank.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Merceeiro » 9/10/2008 17:51

Colateral? que é isso? Danos de guerra?

Acho que o sentido é outro. Será garantias? o português é muito traiçoeiro.... :mrgreen:
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por Branc0 » 9/10/2008 17:47

Já agora encontrei o link, era mesmo da reuters:
http://www.reuters.com/article/bondsNew ... 2720081009

Já agora corrijo o que disse em cima, não tem nada a ver com o colateral (my bad).

Simplesmente vão alocar o capital directamente a todos (o capital era distribuido até agora por leilão) os que pedirem removendo assim competição e garantido que todos conseguem apanhar o capital à taxa de desconto de 4.25% em vez de estarem a pagar mais para ter acesso a mais capital.

Quando dizem ilimitado querem dizer que darão o capital que pedirem (e portanto não há alterações para já ao colateral aceite) ao contrário do sistema anterior em que haveria uma pool de 100 mil milhões para distribuir e era distribuida apenas por aqueles que pagassem mais podendo alguns bancos ficar de fora do processo se a pool fosse esgotada antes da sua oferta ser satisfeita.

Não sei se fui claro...
Editado pela última vez por Branc0 em 9/10/2008 17:55, num total de 1 vez.

por R_Martins » 9/10/2008 17:47

Branc0 Escreveu:
Razão Pura Escreveu:É lá, mesmo essa do colateral não me convence. Então estamos a tentar colmatar uma crise desencadeada pelo abuso dos critérios de risco aceitando tudo como colateral?
Isso não é combater um fogo com gasolina?
Penso eu de que.

Sim, mas isso era de esperar não?

A ultima vez que tentaram meter agua na fervura foi em 1929 e não gostaram portanto agora tentam o oposto.

O FED já teve esta iniciativa há muitos meses e aceita hoje colateral que não aceitava há 18 meses.

Há 18 meses era o MERCADO que definia, uma convicção profunda dos Buches e derivados.
Não se admirem se amanhã o George venha declarar que afinal até ele é muçulmano.
Rmartins

por Branc0 » 9/10/2008 17:41

Razão Pura Escreveu:É lá, mesmo essa do colateral não me convence. Então estamos a tentar colmatar uma crise desencadeada pelo abuso dos critérios de risco aceitando tudo como colateral?
Penso eu de que.

Sim, mas isso era de esperar não?

A ultima vez que tentaram meter agua na fervura foi em 1929 e não gostaram portanto agora tentam o oposto.

O FED já teve esta iniciativa há muitos meses e aceita hoje colateral que não aceitava há 18 meses.

Re: ???

por R_Martins » 9/10/2008 17:37

Razão Pura Escreveu:Então mas agora o dinheiro do BCE é ilimitado? Será que eles compraram uma impressora de notas aos States? lol

A sério, gostava de ver essas declarações "in writing" "s'il vous plait".
"Danke schön!"

Não Razão, não é ilimitado…
É a tecnocracia dos poderosos. A Bolsa continuam a cair depois das «medidas» dos senhores dos bancos centrais e então eles arrogam-se o direito de INVENTAR.
O Convencionalismo económico manda que estas sejam as medidas ditadas pelos compêndios do Tombo. Digo dos Tombos…
Pensam eles: «Não vai de uma maneira vai doutra». Claro está que mais tarde ou mais cedo o caminho será o mercado a defini-lo…
Deixas por a máquina a fazer notas, mais pinheiro menos pinheiro é igual…
Rmartins

por Razao_Pura » 9/10/2008 17:25

É lá, mesmo essa do colateral não me convence. Então estamos a tentar colmatar uma crise desencadeada pelo abuso dos critérios de risco aceitando tudo como colateral?
Penso eu de que.

R.P.
Trade the trend.

por pedrom » 9/10/2008 17:21

Filho podes gastar todo o dinheiro que tenho!!!! Quando ele acabar vamos passar fome, mas para já gasta o que quiseres!!!

Mas atenção filho mais tarde tens que devolver!!!

por Elias » 9/10/2008 17:20

Provavelmente é ilimitado "dentro de critérios de razoabilidade" :lol: :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: ???

por Branc0 » 9/10/2008 17:19

Razão Pura Escreveu:Então mas agora o dinheiro do BCE é ilimitado? Será que eles compraram uma impressora de notas aos States? lol

"Danke schön!"

O que ele quer dizer é que levantaram as restrições de colateral, agora aceitam praticamente tudo como colateral.

Vi isso hoje de manhã mas não me perguntes que não consegui voltar a encontrar.

???

por Razao_Pura » 9/10/2008 17:15

Então mas agora o dinheiro do BCE é ilimitado? Será que eles compraram uma impressora de notas aos States? lol

"Danke schön!"
Trade the trend.

por pesconde » 9/10/2008 17:06

Não acredito que seja uma boa politica, esta dos empréstimos ilimitados aos bancos.

Basta ver o efeito "turbo" na taxa euribor...

com os mercados a aproveitar "para comer" toda a liquidez :mrgreen:

Será que o BCE também vai pagar umas férias num Resort qualquer, como aconteceu nos E.U.A.?
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, iniciado1, PMP69 e 71 visitantes