Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Seguradoras pedem maior flexibilidade ao ISP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por luiz22 » 9/10/2008 7:46

Desvalorização dos mercados obriga seguradoras a aumentar capital

A necessidade de reconhecer nas contas as menos-valias potenciais associadas às carteiras de investimento está a obrigar várias companhias de seguros portuguesas a aumentarem o capital. Nos últimos dias, foi a vez da Groupama Seguros de Vida e da Europ Assistance reforçarem os seus fundos próprios. Mas medida idêntica já tinha sido adoptada pela Açoreana e pela Real Vida Seguros.O reconhecimento das perdas latentes implícitas nas carteiras das seguradoras é uma imposição das novas normas internacionais de contabilidade (NIC), que as companhias tiveram de adoptar em Janeiro deste ano. No entanto, perante o agudizar da crise financeira, que acentuou a desvalorização dos mercados bolsistas, algumas seguradoras terão pedido ao Instituto de Seguros de Portugal (ISP) para flexibilizar a adopção das NIC, segundo noticiou ontem o "Diário de Notícias". Uma reivindicação que nem a Associação Portuguesa de Seguradores nem a entidade de supervisão quiseram comentar.Fontes da indústria seguradora adiantaram ao Negócios que duvidam que o ISP tenha margem de manobra para flexibilizar a adopção das novas regras contabilísticas, uma vez que as NIC resultam de uma disposição comunitária.

2008/10/09 - 00:03
Fonte: Jornal de Negócios
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa

Seguradoras pedem maior flexibilidade ao ISP

por luiz22 » 8/10/2008 7:48

Seguradoras pedem maior flexibilidade ao ISP

Algumas seguradoras terão pedido ao Instituto de Seguros de Portugal (ISP) para aumentar a flexibilidade das regras contabilísticas devido à actual crise financeira. A notícia é avançada pelo «Diário de Notícias» que revela que algumas seguradoras terão pedido uma flexibilização das regras contabilísticas, que agora obriga as empresas a reflectir o impacto de potenciais menos-valias nas contas. As seguradoras quererão que o ISP aprove um deferimento da contabilização desse impacto nas contas actuais, numa altura em que os mercados estão a passar por fortes dificuldades. O «Diário de Notícias» realça que as bolsas já caíram entre 30% e 40% desde o início do ano e o mercado obrigacionista está a sofrer uma forte deterioração no valor dos títulos. Factores que estão a penalizar as carteiras de investimento não só da banca, mas também do sector segurador. Como tal, as seguradoras estão a procurar soluções para contornar o efeito que a crise financeira está a ter nas suas contas.

2008/10/08 - 07:35
Fonte: Jornal de Negócios
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, iniciado1, PMP69 e 71 visitantes