Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para quando uma descida da taxa de juros na Europa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

......

por AC Investor Blog » 7/10/2008 20:03

Enquanto isso não acontecer, jamais sairemos desta crise que parece ser muito profunda.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

Para quando uma descida da taxa de juros na Europa?

por Euromilhoes » 7/10/2008 19:41

Indexante a 3 meses sobe pela 17ª sessão
Taxas Euribor atingem novos recordes
As taxas Euribor continuam a atingir recordes consecutivos, mostrando que a crise de confiança no sistema financeiro está cada vez mais grave, uma vez que os bancos continuam relutantes em emprestar dinheiro entre si. A Euribor a 3 meses, um dos indexantes mais utilizados no crédito à habitação em Portugal, subiu hoje pela 17ª sessão consecutiva.


As taxas Euribor continuam a atingir recordes consecutivos, mostrando que a crise de confiança no sistema financeiro está cada vez mais grave, uma vez que os bancos continuam relutantes em emprestar dinheiro entre si. A Euribor a 3 meses, um dos indexantes mais utilizados no crédito à habitação em Portugal, subiu hoje pela 17ª sessão consecutiva.

A crise financeira continua a provocar uma escalada no preço do dinheiro, a reflectir a falta de confiança que existe entre as instituições financeiras, cada vez mais relutantes em emprestar dinheiro entre si.

Tal cenário, numa altura em que os líderes europeus são incapazes de dar uma resposta com medidas globais contra a crise, está a afectar directamente os bolsos dos portugueses.

É para já o reflexo mais directo e imediato da crise nos portugueses, que vêem aumentar substancialmente os encargos com os empréstimos à habitação. Pelo contrário, a escalda da Euribor beneficia os aforradores, já que os depósitos a prazo, muitos deles indexados à Euribor, estão cada vez mais atractivos.

Hoje as tensões no mercado de crédito voltaram a intensificar-se, numa altura em que os bancos britânicos estão em negociações com o Governo para a injecção de fundos de emergência e a Islândia vai receber um empréstimo de 4 mil milhões de euros da Rússia para estabilizar o mercado bancário.

Euribor 3 meses atinge oitavo recorde

A Euibor a seis meses, que é a mais utilizada no crédito à habitação em Portugal, atingiu hoje um novo recorde nos 5,435%. O indexante a três meses, que está sempre em alta desde 15 de Setembro, atingiu 5,377%. Foi o oitavo recorde consecutivo.

Mas a subida surgiu em todos os prazos. A Euribor a 1 mês subiu para 5,182%, a Euribor a 9 meses atingiu 5,455% e a Euribor 12 meses avançou para 5,493%. Na maturidade mais curta a Euribor a 1 semana subiu para 4,99%

Estas taxas de juro estão cada vez mais com vida própria, pois continuam em alta acentuada apesar de as pressões para o Banco Central Europeu descer os juros – actualmente nos 4,25% - são cada vez mais intensas.

Bancos centrais intervêm

Os bancos centrais continuam a intervir nos mercados, com injecções de liquidez, que pouco estão a surtir efeito. O Banco da Austrália efectuou mesmo um corte de um ponto percentual na sua taxa de juro de referência, aumentado a especulação de que terá que haver uma acção coordenada dos bancos centrais, com corte de juros, para travar a turbulência nos mercados.
 
Mensagens: 83
Registado: 19/4/2008 22:20
Localização: Sintra


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 118 visitantes