Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Era da Turbulência

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 9/10/2008 3:57

.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 9/10/2008 3:35

tiopatinhas Escreveu:... os governos atiraram para o lixo as ideologias e se tornaram gestores.

Totalmente verdade. Só que maus.

De modo que os governos neste momento refugiam-se nos 3 poderes monopolistas que detêm nas nossas sociedades abertas, democráticas, liberais, mercantis. A saber:

1 - Fabricar dinheiro
2 - Cobrar impostos
3 - Exercer a violência

Fora isso pouco lhes resta. Esta crise, ao contrário do que alguns dizem, não vem revelar a supremacia do político sobre o económico mas sim a sua total indigência.

O papel do estado é ... higiénico.

Serve para limpar a (porcaria com 5 letras) que os outros fizeram.
Editado pela última vez por atomez em 9/10/2008 3:58, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por tiopatinhas » 9/10/2008 0:37

Eu acho importante colocar aqui o artigo de opinião que se encontra na 1ª pág do negócios.
Parabéns pelo mesmo :lol:
Publicado 08 Outubro 2008 13:00Opinião Artigos deste autor
Fernando Sobral
Galinhas tontas
fsobral@mediafin.pt

--------------------------------------------------------------------------------


Depois do período de caça aos culpados no sector financeiro, actividade sempre simpática nestes momentos em que todos sacodem a culpa para o lado, o drama inicial ameaça tornar-se num filme de terror. O que se adivinhava. Os governos estão a comportar-se como as galinhas em momentos de pânico: fogem em todas as direcções. Depois de alimentados, anos a fio, com o milho do neo-liberalismo, vêem-se sem capoeira.


A actual geração de líderes formou-se no período pós-Thatcher e pós-Reagan, em que os governos atiraram para o lixo as ideologias e se tornaram gestores. Desde então nada diferenciava a esquerda da direita. Escolhia-se, apenas, quem aparentava ser o mais competente para gerir a economia de mercado.

O resultado está à vista: o delicado castelo de cartas financeiro ruiu com estrondo, e os governos refugiaram-se nos anti-depressivos. A economia criada a partir de ficções criou líderes de desenhos animados. Olhe-se para a resposta dos principais líderes europeus à crise: D’Artagnan (o do "um por todos, e todos por um!") teria vergonha de voltar a sair à rua. Já se sabia que a UE não tem uma política única de defesa. Mas acreditava-se que, num momento de crise financeira grave, tivesse uma política económica única. Não tem.

O que é uma vergonha para uma comunidade que começou a ser construída à volta de um mercado comum. Os novos políticos europeus estão órfãos. Nem têm ideologia, nem, agora, sabem usar o poder do Estado. Eram gestores. Agora são galinhas tontas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por kukulcan » 7/10/2008 13:35

Já li.
É engraçado e lê-se bem, mas não traz nada de novo. A primeira parte entretem, e a segunda constitui uma boa análise aos macro-trends que se assistem no plano economico-politico.

Mas se a pergunta é se ele previu este descalabro, pela leitura do livro a minha resposta é não. Fala sobre o aumento de crédito e os riscos que isso representa, mas não o coloca como sendo algo extremamente critico. O que aliás é consistente com a actuação dele durante o seu "reinado".

Um outro livro no mesmo genero, mas a meu ver melhor, é o do Robert Rubin "In an uncertain world" (o Rubin foi o secretário de tesouro do Clinton, e apanhou com as crises do méxico, asiática, LTCM, etc.). Este é bem melhor, tem mais sumo e ilustra muito bem o processo de decisão e os stresses que se vivem em alturas destas.

PS. Infelizmente li a versão portuguesa do Greenspan, e a tradução pareceu-me deixar muito a desejar... Ao ponto de achar que ele queria dizer uma coisa, mas na tradução estava outra...
 
Mensagens: 7
Registado: 30/6/2008 13:23

A Era da Turbulência

por tiopatinhas » 7/10/2008 11:52

De facto Greenspan andou lá a bater nas teclas....
mas adivinhou isto tudo? Quem já leu integralmente o livro? Eu apenas foheei...
Alguém que via MPrivada me ceda o livro, por favor?


Alan Greenspan: A Era da Turbulência
ALAN GREENSPAN

Quero comprar!Alan Greenspan: A Era da Turbulência é a análise incomparável de Alan Greenspan sobre a natureza desse novo mundo, sob as lentes de sua experiência de trabalho na sala de comando da economia global, durante mais tempo e com maior eficácia do que qualquer outro ser humano ainda vivo. Ele começa sua narrativa naquela semana de 11 de setembro, mas, em seguida, retrocede à própria infância e segue a trajetória de uma vida notável, percorrendo, inclusive, os mais de dezoito anos de seu mandato como chairman do Federal Reserve Board, de 1987 a 2006, um período de transformações radicais.

Ele conta a sua vida, primeiro com o objetivo de simplesmente narrar a extraordinária quantidade de eventos históricos de que participou e para os quais contribuiu. Mas seu outro objetivo é conduzir os leitores ao longo da mesma curva de aprendizado que percorreu, para que eles desenvolvam suas próprias percepções da visão desse observador privilegiado a respeito da dinâmica subjacente que impulsiona os acontecimentos mundiais. Na segunda metade do livro, depois de trazer-nos ao presente e de nos municiar com as ferramentas conceituais para acompanhá-lo rumo ao futuro, Greenspan embarca em formidável perscrutação dos horizontes da economia global. Analisa os princípios universais do crescimento econômico, prospecta fatos específicos no subsolo de cada uma das grandes economias e regiões do mundo e explica para onde nos conduzem as linhas de tendência da globalização daqui em diante. Resumo da sabedoria e dos insights de uma vida notável, sob a forma de manifestação elegante de uma visão de mundo coerente, Alan Greenspan: A Era da Turbulência se destacará como parte do legado pessoal e intelectual de Alan Greenspan.


in Administradores.com.br
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: HFCA, iniciado1, PMP69 e 83 visitantes