Recuperação impressionante da bovespa com vale e pbr a puxar...
marianonunes Escreveu:Ok... estamos como estamos e todos dizem que isto vai passar... e muitos começam a adivinhar fundos... mas...
Worst case scenario? Colapso do sistema financeiro mundial? É que estou a ficar com medo...
Viva,
Há coisa de um ano já cheirava, não só a mim, a desenho disso - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=58031 - (mas também achava em Junho que o petróleo não descia).
Diga-se de passagem também que, desde há um ano, tem sido sempre downhill... E agora sem shorts!
E o que é agora "estar fora"?... Mesmo fora, com a massa estacionada, os "estacionamentos" correm riscos, e se a massar marinar no colchão, com a inflacção que deve aí vir, passa a vender-se ao quilo e ao pague um maço e leve três... a desvalorizar tão depressa como a casa em que está e ninguém pode comprar, e vender oferecido também não... E manter? Como?
A coisa já é séria há bem mais de um ano, e se os especialistas que agora nos tentam salvar não viram... o bailout foi para safar os que ainda dava e já achavam que não se safavam... Agora é a moda dos bailouts, vende-se títulos disso? Acho que é bom material de especulação.. mais uma bolha... queres ver? Mas agora não é massa privada.
Isto é como o filho sempre teso, mas nas calmas, porque a sabe que a mãe lhe empresta massa, mesmo que resmungue muito e tal... e... se a mãe fica sem massaroca?
Agora, meuze amigozes, já fomos... Os tempos difíceis só o serão se insistirem em reparar o problema no mesmo contexto em que surgiu, pois nao tem solução, pois tem falhas sistémicas, e eis que surgiram, uniram-se numa falha fundamental, sem retorno possível - qualquer bailout é só para ganhar tempo e safar a malta, todo o sistema tornou-se insolvente. Responsabilize-se, inicie-se a caça, toca a localizar a massaroca, toca a mudar o sistema.
Eu acho que, eventualmente, liquidez suficiente poderá trazer algum sossego e piloto automático em bull - mas os efeitos secundários de criar tanta, são iguais ou piores, e isto até a mãe ficar sem dinheiro, ou com "muitíssimo" que nada vale, dada uma possível híper inflação.
Deviam estar a estudar modelos disto, antes que desapareça toda a documentação... e do quem vem atrás que feche a porta. Sugestões de novos modelos que permitam uma migração coerente deste?...
(Em 1929, o mundo era diferente, e não tão pequeno, não tão global... Não acho que seja sensato comparar, nem achar que não é sensato fazê-lo - eeh eh eh - fica o "koan").
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
PS - Na altura comparava isto ao pânico de 1907, BTW...