Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Alguém conhece o Banco Cajaduero ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Be Cool » 6/10/2008 16:31

Espanha aceita duplicar mínimo do fundo garantia depósitos

O governo espanhol aceita duplicar o actual Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), para cerca de 40 mil euros, mas essa medida tem de ser "coordenada" para evitar efeitos prejudiciais na opinião pública, segundo fontes do Executivo.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa

O governo espanhol aceita duplicar o actual Fundo de Garantia de Depósitos (FGD), para cerca de 40 mil euros, mas essa medida tem de ser "coordenada" para evitar efeitos prejudiciais na opinião pública, segundo fontes do Executivo.

Fontes do governo, ouvidas pela Lusa em Madrid, explicaram que essa posição será reiterada na reunião de terça-feira dos ministros da Economia europeus, onde a situação financeira será o principal ponto na agenda.

Em estudo, entre outras medidas para lidar com a crise financeira, está alterações na norma que regula as reservas que os bancos devem ter para cobertura de riscos, duplicando essa quantidade para 40 mil euros por cliente, por conta, por entidade.

No encontro Espanha reafirmará a sua posição de que qualquer alteração tem, porém, que se feita de forma "coordenada", e com a pré-condição de que Espanha possa manter o seu sistema.

Madrid insiste que o seu sistema é "melhor" que do resto dos países europeus, permitindo um FGD com suficientes fundos e com um património actual de 6.500 milhões de euros.

Esse valor equivale a 40 por cento do total de todos os fundos de garantia europeus.

O Banco de Espanha exige também às entidades bancárias que destinem uma parte dos seus lucros para provisões anticiclicas o que cria um fundo de 30 mil milhões de euros para situações complicadas.

Ao mesmo tempo o governo espanhol reforçará as suas criticas - hoje veiculadas pelo ministro da Economia Pedro Solbes, a qualquer iniciativa individual dos parceiros europeus, considerando que medidas como essa podem ser "contraproducentes"

Num ambiente onde todas as sondagens e indicadores demonstram uma forte queda na confiança, o governo espanhol considera que medidas individuais podem criar alarme social e levar os cidadãos a pensar que a situação é pior.

Recorde-se que nos últimos dias várias nações europeias tomaram medidas para apoio ao sector financeiro tendo o Reino Unido nacionalizado o Bradford & Binley e a Alemanha destinado 35 mil milhões de euros para salvar a Hypo Real Estate.

Os governos da França, Bélgica e Luxemburgo anunciaram a injecção de 6,4 mil milhões de euros na Dexia e a Holanda, Bélgica e Luxemburgo acordaram dividir o Fortis.

Tanto o Reino Unido como a Irlanda tomaram medidas para fortalecer as garantias de depósitos.

Registado: 5/10/2005 18:05

por Be Cool » 6/10/2008 15:47

...
O FDG em Espanha é 20.000 euros, mas funciona de forma mais eficiente que na maior parte dos países europeus, pois as provisões são feitas antecipadamente. Mas, como já referi noutro tópico, a banca espanhola, apesar da difícil situação do sector imobiliário, é considerada das melhores do mundo, com uma situação provisional bastante forte, que tem sido alvo de minuciosa supervisão por parte do BDE. Contudo, ninguém adivinha o futuro, se esta hecatombe se acentuar.

A Caja Duero é uma das maoires caixas de aforro de Espanha (foi a primeira a instalar-se em Portugal), e Caja não é sinónimo de La Caixa. As Cajas são consideradas mais seguras que os bancos em geral, porque têm o "respaldo" dos governos autonómicos, que não as querem deixar fazer má figura. Eu sou cliente da Caixa Duero em Portugal e da Caixa Galícia em Espanha ( para além do Popular e do Sabadell) e só posso dizer bem de ambas.
...

Registado: 5/10/2005 18:05

por Lion_Heart » 6/10/2008 13:46

Ja agora , atenção que a Banca espanhola não tem as mesmas garantias que a nossa (fundo garantia). Lembro-me que na caixa galicia o valor era menor que os 25.000€
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Re: ...

por tomae » 6/10/2008 12:34

Alex Tomás Escreveu:Bom dia,

por definicao, CAJA em Espanha é por norma um banco seguro pelo estado/governo espanhol ou pela comunidade espanhola onde se insere.

Não estás a confundir com "La Caixa" ? O equivalente à CGD: www.lacaixa.es.

Já agora, a www.cajaduero.pt por acaso tem o seguro dos 25.000 euros ? Eu penso que não.

Registado: 20/8/2008 16:15

...

por Negocios Mendes » 6/10/2008 12:33

Bom dia,

por definicao, CAJA em Espanha é por norma um banco seguro pelo estado/governo espanhol ou pela comunidade espanhola onde se insere.
Só que como diz o Nuno Faustino: neste momento nao se pode dizer qual o banco que é seguro ou nao.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Re: Alguém conhece o Banco Cajaduero ?

por CerealKiler » 6/10/2008 12:28

tomae Escreveu:
CerealKiler Escreveu:interessante também consegues negociar uma boa taxa. Igual para Santander, Deuthbank...

6,50% a 3 meses para novos capitais...

depende dos montantes e do prazo, eu não sou bancário, mas directamente no balcão têm SEMPRE mais alternativas para montantes consideráveis.

Ainda à pouco tempo a 2 anos negociavas 8% ao ano no Santander.

Registado: 1/4/2008 17:29

por tomae » 6/10/2008 12:22

CerealKiler Escreveu:interessante também consegues negociar uma boa taxa. Igual para Santander, Deuthbank...

6,50% a 3 meses para novos capitais...

por CerealKiler » 6/10/2008 12:20

tomae Escreveu:Boas,

A Cajaduero de Espanha ( www.cajaduero.es ) possui sucursais em Portugal: www.cajaduero.pt

Alguém conhece este cajaduero ?
É um Banco seguro, sem risco de falências ?

Pergunto isto, pois vai entrar numa conta que tenho nesse Banco uma soma relativamente grande proveniente de uma venda de uma casa, onde pretendo constituir um depósito a prazo de 3 meses.

espanhóis.

Se fosse eu não queria aplicar muito dinheiro nesse banco. Pode ser grande e conhecido em Espanhã, mas cá !?

Neste momento aconselho-te a CGD e se a quantia for interessante também consegues negociar uma boa taxa. Igual para Santander, Deuthbank...

Registado: 1/4/2008 17:29

por nunofaustino » 6/10/2008 12:13

Tomae, independentemente do que outras pessoas que te digam, não há bancos à prova de falência. Todos estão em risco de falência (com diferentes graus, como é óbvio).

Percebo a tua pergunta, e eu tenho as mesmas questões do que tu relativamente aos bancos onde tenho contas. Pessoalmente, e durante os próximos meses, vou fazer continhas para não ter mais de 25K€/titular em cada instituição bancária. Não vale a pena o risco (mesmo que isso implique deixar de receber 1000 ou 2000€ em juros) de perder parte do meu património desta forma.

Ficam os meus 2 cents para esta discussão.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Alguém conhece o Banco Cajaduero ?

por tomae » 6/10/2008 12:09

Boas,

A Cajaduero de Espanha ( www.cajaduero.es ) possui sucursais em Portugal: www.cajaduero.pt

Alguém conhece este cajaduero ?
É um Banco seguro, sem risco de falências ?

Pergunto isto, pois vai entrar numa conta que tenho nesse Banco uma soma relativamente grande proveniente de uma venda de uma casa, onde pretendo constituir um depósito a prazo de 3 meses.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 122 visitantes