
LOL! é um artigo curioso, com piada. Giro de ler.
No entanto, tenhamos algum espírito critico. Dizer que um fenómeno não tem explicação é uma fraca explicação cientifica. É dizer que a técnica utilizada tem deficiências de análise algures. O facto é que crescemos. Se o estudo não o consegue perceber, é porque algo está errado no estudo.
E há alguns pontos que confesso questionáveis. O nosso sistema educativo é mau. Sim, não é perfeito. Mas confesso que dos anos que vivi e estudei nos estados unidos SEMPRE achei que o sistema americano era MUIIIIITO pior, que o nível de ignorância e desinformação médio dos estudantes era de meter medo, como se não vivessem neste mundo. Mais, acho que um americano médio é culturalmente infinitamente mais pobre a nível de conhecimentos médios que um qualquer europeu, portugueses incluídos. Mais, os estudantes portugueses nas universidades e graduate schools estrangeiras são sempre conhecidos como tendo níveis de preparação bastante elevados e serem particularmente fortes em termos académicos. Penso que há alguma probabilidade que o estudo falhe algures na avaliação da qualidade do nosso ensino.
O outro argumento que me "incomoda" é a afirmação de que "Portugal tem, tradicionalmente, um dos sectores públicos mais paternalista, interventor e instável do mundo". Curiosamente o nosso sistema apoia-se em grande parte quer ideologicamente quer na estrutura de organização no sistema francês. É verdade que o Francês tem muitos defeitos e peca pelas mesmas coisas. Mas nunca ninguém vem afirmar que França deveria ser um falhanço económico por causa disso (apesar de provavelmente sofrer bastante com o excessivo proteccionismo). O reverso da medalha das atitudes comummente associadas com excessivo zelo intervencionismo é normalmente uma assistência social muito mais ampla e um acesso a melhor educação maior do que nos países que mais aplicam a lógica da eficiência dos mercados, como os estados unidos.
Penso que o estudo terá o seu interessa, mas não posso deixar de questionar a metodologia dada a constatação do crescimento, e estas são as questões que a mim me saltam aos olhos e que são mencionadas.
No entanto, tenhamos algum espírito critico. Dizer que um fenómeno não tem explicação é uma fraca explicação cientifica. É dizer que a técnica utilizada tem deficiências de análise algures. O facto é que crescemos. Se o estudo não o consegue perceber, é porque algo está errado no estudo.
E há alguns pontos que confesso questionáveis. O nosso sistema educativo é mau. Sim, não é perfeito. Mas confesso que dos anos que vivi e estudei nos estados unidos SEMPRE achei que o sistema americano era MUIIIIITO pior, que o nível de ignorância e desinformação médio dos estudantes era de meter medo, como se não vivessem neste mundo. Mais, acho que um americano médio é culturalmente infinitamente mais pobre a nível de conhecimentos médios que um qualquer europeu, portugueses incluídos. Mais, os estudantes portugueses nas universidades e graduate schools estrangeiras são sempre conhecidos como tendo níveis de preparação bastante elevados e serem particularmente fortes em termos académicos. Penso que há alguma probabilidade que o estudo falhe algures na avaliação da qualidade do nosso ensino.
O outro argumento que me "incomoda" é a afirmação de que "Portugal tem, tradicionalmente, um dos sectores públicos mais paternalista, interventor e instável do mundo". Curiosamente o nosso sistema apoia-se em grande parte quer ideologicamente quer na estrutura de organização no sistema francês. É verdade que o Francês tem muitos defeitos e peca pelas mesmas coisas. Mas nunca ninguém vem afirmar que França deveria ser um falhanço económico por causa disso (apesar de provavelmente sofrer bastante com o excessivo proteccionismo). O reverso da medalha das atitudes comummente associadas com excessivo zelo intervencionismo é normalmente uma assistência social muito mais ampla e um acesso a melhor educação maior do que nos países que mais aplicam a lógica da eficiência dos mercados, como os estados unidos.
Penso que o estudo terá o seu interessa, mas não posso deixar de questionar a metodologia dada a constatação do crescimento, e estas são as questões que a mim me saltam aos olhos e que são mencionadas.