Hedging - como fazer ?
15 mensagens
|Página 1 de 1
Ok muito obrigado Marco.
Se calhar esse procedimento so valera' a pena passados alguns anos quando o portfolio ficar bem maior (isto se ficar
)...
Talvez ai seja de proteger quando ha uma variaçao grande entre a cobertura inicial e a actual.
No entanto, esse acrescimo da cobertura o calculo e' feito com o excedente e a' cotaçao actual do par...tal como fiz no exemploa nterior correcto ?
Realmente tens razao a valorizaçoes pequenas n ira fazer grande diferença mas imaginemos que eu cubro a poisçao inicial de 100 000... Daqui a 10 anos o portfolio no total vale 300 000 o que da sensivelmente 12% ao ano... se calhar ja' sera de bom grado RECOBRIR...
Obrigado pelas valiosas explicaçoes
uma braço
Se calhar esse procedimento so valera' a pena passados alguns anos quando o portfolio ficar bem maior (isto se ficar

Talvez ai seja de proteger quando ha uma variaçao grande entre a cobertura inicial e a actual.
No entanto, esse acrescimo da cobertura o calculo e' feito com o excedente e a' cotaçao actual do par...tal como fiz no exemploa nterior correcto ?
Realmente tens razao a valorizaçoes pequenas n ira fazer grande diferença mas imaginemos que eu cubro a poisçao inicial de 100 000... Daqui a 10 anos o portfolio no total vale 300 000 o que da sensivelmente 12% ao ano... se calhar ja' sera de bom grado RECOBRIR...
Obrigado pelas valiosas explicaçoes
uma braço
Se não mexeres no hedging em função da (des/)valorização das acções então ficas com uma situação semelhante aos CFD's em que o que está sujeito ao cambio é o diferencial. A menos que haja variações brutais no cambio e/ou nas acções, o efeito é relativamente marginal.
Para simplificar, imagina que só tens uma posição: por exemplo, tens 100.000 USD em 5.000 acções a 20 USD.
Agora, estas registam uma valorização de 25% e passam a valer 25 USD. O teu lucro por acção é de 5USD.
Mas entretanto o USD desvalorizou 20%.
Ora, a tua exposição inicial está coberta, apenas a valorização será um pouco menor que a medida em USD porque este desvalorizou. Assim, os 5 USD de valorização vão render 20% menos em euros (é como na prática as tuas acções só tivessem valorizado de 20 para 24 USD, aos valores "iniciais" do USD).
É um efeito marginal que só vai atenuar/aumentar a mais ou menos valia (mas que não transforma uma mais valia em menos valia ou vice-versa). É o que se passa nos CFD's também essencialmente...
Para simplificar, imagina que só tens uma posição: por exemplo, tens 100.000 USD em 5.000 acções a 20 USD.
Agora, estas registam uma valorização de 25% e passam a valer 25 USD. O teu lucro por acção é de 5USD.
Mas entretanto o USD desvalorizou 20%.
Ora, a tua exposição inicial está coberta, apenas a valorização será um pouco menor que a medida em USD porque este desvalorizou. Assim, os 5 USD de valorização vão render 20% menos em euros (é como na prática as tuas acções só tivessem valorizado de 20 para 24 USD, aos valores "iniciais" do USD).
É um efeito marginal que só vai atenuar/aumentar a mais ou menos valia (mas que não transforma uma mais valia em menos valia ou vice-versa). É o que se passa nos CFD's também essencialmente...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
salvadorveiga Escreveu:Para ti Marco, qual seria uma boa alavancagem entao que ja nos desse uma boa margem ? 15x's ?
EDIT: Ja agora peço desculpa, estou a matutar nisto... a' medida que os valores nominais das acçoes tambem vao subindo digamos que hoje tenho 100 000 $ e hoje fiz uma cobertura em FOREX com os tais 71000 €ur em alavancagem...
Com alavancagem de 100 x's dava os tais 718€.
Imaginando que daqui a 1 ano o protfolio vale mais 25%. 125000 dollars portanto.
Tenho que aumentar a minhaa exposiçao no Forex correcto ate perfazer o valor?
Se sim, teria que usar o excedente 25,000$ a' cotaçao actual do EURUSD... logo usando 100x's e por exemplo o EUR tinha subido para 1,45:
25000/1,45 /100
Teria que aumentar a exposiçao em 172 € ?
Cito apenas, porque editei apos o MArco responder...
obrigado
As corretoras permitem facilmente 40 ou 50x. Mas se tu usares só metade da conta-margem estás efectivamente a alavancar (de início) apenas 20 ou 25x e isso é um bom ponto de partida na minha opinião.
Daí os 2 ou 3 mil euros que sugeri atrás...
Daí os 2 ou 3 mil euros que sugeri atrás...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Para ti Marco, qual seria uma boa alavancagem entao que ja nos desse uma boa margem ? 15x's ?
EDIT: Ja agora peço desculpa, estou a matutar nisto... a' medida que os valores nominais das acçoes tambem vao subindo digamos que hoje tenho 100 000 $ e hoje fiz uma cobertura em FOREX com os tais 71000 €ur em alavancagem...
Imaginando que daqui a 1 ano o protfolio vale mais 25%. 125000 dollars portanto.
Se sim, teria que usar o excedente 25,000$ a' cotaçao actual do EURUSD... logo usando 100x's e por exemplo o EUR tinha subido para 1,45:
25000/1,45 /100
25000/1,45 /100
Editado pela última vez por salvadorveiga em 4/10/2008 19:45, num total de 1 vez.
Acho também que esta solução é boa para o que pretendes pois não requere grandes investimentos adicionais e porque facilmente podes aumentar/diminuir o valor coberto conforme também mexes nas acções...
salvadorveiga Escreveu:(...)
Como existe alavancagem, nao sei como funciona o FOREX mas digamos que a alavancagem e' de 100x so preciso alocar 714,28 EUR. Agora a pergunta e'...
Tenho que ir aprovisionando a conta a' medida que o EUR desce certo ? Se ha uma alavancagem de 100x's um movimento de 1% corresponde a 100% do meu capital... (Eu sei que quando perco dum lado dps vou ganhar ao outro mas neste caso tenho q alimentar em caso de descida certo ? Obviamente se o EUR subir vou ficando cada vez mais folgado...)
Sim, mas para os montantes em questão e ainda para mais tratando-se de posições de longo-prazo faz mais sentido colocares mais algum na conta e ela estar provisionada por natureza contra movimentos maiores.
Senão, ainda te distrais, a conta leva com um margin call e ficas desprotegido. Se usares valores muito pequenos vais ter de andar sempre a provisionar a conta, não é lá muito prático/saudável e até pode ter custos...
Mesmo que a corretora permita alavancar 100x, mais vale usares menos alavancagem. Se andares muito perto dos limites qualquer valorização do USD coloca-te em situação de margin-call.
goncalonr Escreveu:salvadorveiga Escreveu:goncalonr Escreveu:Posso estar enganado, mas acho que a compra de um fwd Eur/Usd faz esse efeito... agora para montantes pequenos não lhe deve interessar nada. Só as comissões...
A compra de um fwd Eur/Usd permite-lhe fixar hoje o o valor em Eur de um recebimento futuro em USD.
Um abraço a todos.
Obrigado pela resposta gonçalo.
Bem o valor nao e' tao pequeno assim...o portfolio no total sao uns bons milhares dai eu querer assegurar os lucros e nao querer estar dependente do movimento do EURUSD...
Doulhe o exemplo, tenho 100 000 dollars investidos... de maneira a que a partir de agora o movimento do PAR nao influencie, sei que devo posicionarme do lado longo EURUSD... mas a nivel de valores tem q ser o mesmo do meu portfolio ? Se assim for nao tenho possibilidades disso...
Ou que tipo de instrumento usar para esse fim ?
obrigado
Pelo que entendi, aquilo que pretende é fixar hoje o recebimento futuro em € de USD 100.000, certo? Assim, deve comprar um fwd cambial que o proteja desse valor...
Na prática, no vencimento do contrato aquilo que vai acontecer é que fixou a taxa de câmbio. Vende as acções em USD e troca-as pelo câmbio hoje definido, protegendo assim a sua carteira em €. Os fluxos ocorrem no fim, se não estou em erro...
Na prática está a proteger a sua carteira apenas de variação cambial e pode correr o risco dela desvalorizar e daqui a 1 ano não ter os 100.000 USD para entregar... e já agora, quando vender as acções vai receber USD ou €?
hmmm...mas sendo contratual isso significa que o meu prtofolio tem que ter uma janela temporal ?
O meu portfolio nao tem limite temporal, sao anos e anos... o objectio e' proteger as variaçoes cambiais. Se ao fim desse tempo tenho que arrnjar liquidez, nao a terei porque a liquidez que terei sera' quando vender uma posiçao ou outra e fazer ajustes no portfolio. O turnover do portfolio sera' no maximo 1, anualmente.
O recebimento das acçoes, bem penso ser Dollars nao ? as acçoes assim estao cotadas... A corretora e' que depois faz o cambio, isto dependendo se for Portuguesa ou nao...
MarcoAntonio Escreveu:Salvadorveiga, tens pelo menos duas hipoteses: uma é negociar via CFD's em vez de directamente em acções (isto evita teres de dispor de capital extra bem como de custos acrescidos para a posição de cobertura, é uma espécie de dois em um). Quando negoceias com CFD's ficas praticamente totalmente imune à variação cambial (uma vez que esta só afectará marginalmente o valor final do negócio).
Outra alternativa é tomares uma posição curta no USD via Forex por forma a que a tua exposição ao dolar seja semelhante à exposição em dolars que tens nas acções. Se fizeres bastantes movimentos e essa exposição mudar bastante à medida que abres e fechas posições nas acções, terás de ir também aumentado/diminuindo a posição no EURUSD.
Como o Forex permite alavancar bastante, o montante de que dispões para a posição de cobertura é bastante menor ao utilizado para a compra das acções (nota que o que tem de ser igual é a exposição total em USD's na posição EURUSD ao total das posições em acções).
Se alavancares muito e levares com margin calls, tens de reprovisionar a conta mas lembra-te que se isso acontecer (caso o USD valorize muito) é porque o que estás a perder no cross, estás a ganhar nas acções.
Marco, CFD's para acçoes esta' fora de questao... São acçoes que pretendo ter durante uns belos anos e os movimentos sao poucos...neste momento estou cerca de 55% investido e detenho 19 empresas.
No fundo isto vai ser um fundo, os unicos movimentos que vou ter e' a restante alocaçao do capital portanto devera' haver no maximo mais 12 movimentos. Por ano os movimentos nao serao grandes...serao apenas ajustes no portfolio mas penso que nao passarao dos 4-5 movimentos.
Marco, eu pensei nisso no Forex, entao imaginando que eu tenho 100 000 dollars em acçoes e imaginando que ja estou 100% investido para manter as contas faceis.
Tenho que criar uma posição equivalente em Eur longa dos 100 000 $... se o EURUSD estiver a 1.40, entao tenho que estar em Forex 71428,57 EUR, isto valor facial.
Como existe alavancagem, nao sei como funciona o FOREX mas digamos que a alavancagem e' de 100x so preciso alocar 714,28 EUR. Agora a pergunta e'...
Tenho que ir aprovisionando a conta a' medida que o EUR desce certo ? Se ha uma alavancagem de 100x's um movimento de 1% corresponde a 100% do meu capital... (Eu sei que quando perco dum lado dps vou ganhar ao outro mas neste caso tenho q alimentar em caso de descida certo ? Obviamente se o EUR subir vou ficando cada vez mais folgado...)
Obrigado...se puderes elucidar melhor....
um abraço
salvadorveiga Escreveu:goncalonr Escreveu:Posso estar enganado, mas acho que a compra de um fwd Eur/Usd faz esse efeito... agora para montantes pequenos não lhe deve interessar nada. Só as comissões...
A compra de um fwd Eur/Usd permite-lhe fixar hoje o o valor em Eur de um recebimento futuro em USD.
Um abraço a todos.
Bem o valor nao e' tao pequeno assim...o portfolio no total sao uns bons milhares dai eu querer assegurar os lucros e nao querer estar dependente do movimento do EURUSD...
Doulhe o exemplo, tenho 100 000 dollars investidos... de maneira a que a partir de agora o movimento do PAR nao influencie, sei que devo posicionarme do lado longo EURUSD... mas a nivel de valores tem q ser o mesmo do meu portfolio ? Se assim for nao tenho possibilidades disso...
obrigado
Pelo que entendi, aquilo que pretende é fixar hoje o recebimento futuro em € de USD 100.000, certo? Assim, deve comprar um fwd cambial que o proteja desse valor...
Na prática, no vencimento do contrato aquilo que vai acontecer é que fixou a taxa de câmbio. Vende as acções em USD e troca-as pelo câmbio hoje definido, protegendo assim a sua carteira em €. Os fluxos ocorrem no fim, se não estou em erro...
Na prática está a proteger a sua carteira apenas de variação cambial e pode correr o risco dela desvalorizar e daqui a 1 ano não ter os 100.000 USD para entregar... e já agora, quando vender as acções vai receber USD ou €?
O post que coloquei enquanto escrevias o teu já responde às tuas questões. Quanto ao montante exacto, depende da alavancagem que a corretora que utilizares permitir mas com valores típicos/correntes tu com 2 ou 3 mil euros consegues cobrir esses montantes de acções em USD.
Salvadorveiga, tens pelo menos duas hipoteses: uma é negociar via CFD's em vez de directamente em acções (isto evita teres de dispor de capital extra bem como de custos acrescidos para a posição de cobertura, é uma espécie de dois em um). Quando negoceias com CFD's ficas praticamente totalmente imune à variação cambial (uma vez que esta só afectará marginalmente o valor final do negócio).
Outra alternativa é tomares uma posição curta no USD via Forex por forma a que a tua exposição ao dolar seja semelhante à exposição em dolars que tens nas acções. Se fizeres bastantes movimentos e essa exposição mudar bastante à medida que abres e fechas posições nas acções, terás de ir também aumentado/diminuindo a posição no EURUSD.
Como o Forex permite alavancar bastante, o montante de que dispões para a posição de cobertura é bastante menor ao utilizado para a compra das acções (nota que o que tem de ser igual é a exposição total em USD's na posição EURUSD ao total das posições em acções).
Se alavancares muito e levares com margin calls, tens de reprovisionar a conta mas lembra-te que se isso acontecer (caso o USD valorize muito) é porque o que estás a perder no cross, estás a ganhar nas acções.
goncalonr Escreveu:Posso estar enganado, mas acho que a compra de um fwd Eur/Usd faz esse efeito... agora para montantes pequenos não lhe deve interessar nada. Só as comissões...
Um abraço a todos.
obrigado
Hedging - como fazer ?
Boas a todos... ora a pergunta e' bem simples.
Provavelmente alguns de vós, eu tenho um portfolio de Longo Prazo que inclusivamente tenho um topico sobre o mesmo aqui...
No entanto, o mesmo e' quase todo ele composto por acçoes nos States, logo cotadas em dólares.
Eu quero fazer hedging nas movimentaçoes do dolar, para entao ficar apenas dependente da variaçao das empresas e nao do EURUSD.
Nao percebo muito, mas sei que para tal tenho que cirar uma posiçao longa no PAR EURUSD, mas a nivel de calculos a minha posiçao no par tem de ser igual ao portfolio ?
Imaginemos que tenho no portfolio 100 000 dollars, como e' que faço o hedging disto ?
Obrigado e cumps
Provavelmente alguns de vós, eu tenho um portfolio de Longo Prazo que inclusivamente tenho um topico sobre o mesmo aqui...
No entanto, o mesmo e' quase todo ele composto por acçoes nos States, logo cotadas em dólares.
Eu quero fazer hedging nas movimentaçoes do dolar, para entao ficar apenas dependente da variaçao das empresas e nao do EURUSD.
Nao percebo muito, mas sei que para tal tenho que cirar uma posiçao longa no PAR EURUSD, mas a nivel de calculos a minha posiçao no par tem de ser igual ao portfolio ?
Imaginemos que tenho no portfolio 100 000 dollars, como e' que faço o hedging disto ?
Obrigado e cumps
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom e 132 visitantes