Página 1 de 1

“Não queremos que o pânico destrua o sistema financeiro”

MensagemEnviado: 30/9/2008 1:11
por luiz22
Entrevista a Martin Wolf, Economista e colunista do Financial Times 2008-09-30 00:05

“Não queremos que o pânico destrua o sistema financeiro”


Mónica Silvares


Após o chumbo do Plano Paulson o que acontecerá?
Honestamente não sei. Não creio que alguém saiba. Ainda é possível aprovar alguma versão do plano nos próximos dias. Se não o fizeram um grande número de bancos será incapaz de se financiar nos mercados e poderá falir. A questão será então se o Governo dos EUA será capaz de os salvar individualmente, se as autoridades vão utilizar a Reserva Federal para os salvar ou se vão ter de deixá-los falir porque já não os conseguem financiar. Creio que farão tudo o que está ao seu alcance para os salvar, mas é possível que haja uma série de falências.

Se muitos bancos falirem isso terá efeitos mundiais…
Se uma grande parte do sistema bancário americano desaparecer teremos uma depressão. Não digo que isso vai acontecer. A Fed pode financiá-los, imprimindo dinheiro – o que poderá levar a um colapso do dólar – e teremos inflação. O Congresso ainda pode dar autoridade ao Governo para salvar os bancos comprando activos.

Dessas soluções qual lhe parece ser a melhor?
Precisamos que algumas instituições americanas vão à falência, precisamos que os accionistas percam grandes quantidades de dinheiro, mas não queremos que o pânico destrua todo o sistema financeiro, porque não podemos funcionar sem ele. De uma maneira ou de outra, o núcleo do sistema financeiro vai ter de ser salvo, as perdas vão ter de ser contabilizadas e a maior parte dos accionistas vão perder quase todo o seu dinheiro.

Quais as implicações do chumbo do Plano na Europa? O que pode fazer o banco central?
Vai ter um impacto directo nos bancos, que vão perder muito dinheiro porque têm investidores americanos. Haverá efeitos indirectos porque se a economia norte-americana cair levará atrás a actividade económica dos países europeus. Haverá efeitos ao nível das taxas de juro que são muito difíceis de prever. Se isto for tão mau como se receia, então a Europa entrará numa forte recessão. É preciso sublinhar que o sistema bancário europeu está muito exposto.

Há um perigo real das pessoas acorrerem aos bancos para levantar todas as suas poupanças?
Na maior parte dos países os depósitos são seguros. Vai ser possível salvar o sistema bancário, porque não têm os problemas orçamentais que Congresso norte-americano se impôs a si próprio. Não vejo razão para que haja um colapso do sistema bancário no resto do mundo.

Após esta crise espera-se um aumento da regulação?
Creio que sim, mas durante algum tempo nem sequer será necessária porque isto será um choque tão grande. Mas sim, haverá muito mais regulamentação e também s erão feitas mudanças na política monetária. O futuro mais lato vai depender do que acontecerá nos próximos meses. Depende da gravidade com que estar crise nos vai afectar.

Vamos assistir a uma crise semelhante à dos anos 20?
Até hoje dizia que era absolutamente impossível, mas a partir de hoje… tudo vai depender do que acontecer nas próximas semanas.



http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 70342.html