Elias Escreveu:pvg80713 Escreveu:seria neste caso desvalorização do Eur, porque dez mil milhoes de dolares valem mil milhoe de euro... como foi escrito, cotava o EUR/USD de 1,43 para.... 0,1
era ao contrário, neste caso passava era para 10.
1 abraço,
Elias
sim elias.
deixo só aqui a noticia original para que não fiquem duvidas.
Citigroup aumenta capital em 10 mil milhões para comprar negócio do Wachovia
O Citigroup está a preparar um aumento de capital no valor de 10 mil milhões de dólares (mil milhões de euros), montante que será utilizado para financiar a aquisição do Wachovia num negócio de mais de 2 mil milhões, em acções, que contou com o apoio do Federal Reserve Insurance Corporation (FDIC), da Reserva Federal e do Departamento do Tesouro. O dividendo trimestral foi reduzido em 50%.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
O Citigroup está a preparar um aumento de capital no valor de 10 mil milhões de dólares (6,95 mil milhões de euros), montante que será utilizado para financiar a aquisição do Wachovia num negócio de mais de 2 mil milhões, em acções, que contou com o apoio do Federal Reserve Insurance Corporation (FDIC), da Reserva Federal e do Departamento do Tesouro. O dividendo trimestral foi reduzido em 50%.
Segundo a FDIC, o “Wachovia não faliu, foi comprado”, uma situação distinta da observada na semana passada com o Washington Mutual, que foi comprado pelo JPMorgan depois de ter entrado em situação ruptura. Depois dos rumores de sexta-feira, o Citigroup formalizou hoje a aquisição do banco americano por uma soma que ascende aos 2,16 mil milhões de dólares, via acções.
Para financiar a operação, para a qual contribuiu o apoio do FDIC, da Reserva Federal e do Departamento do Tesouro, o Citigroup, o maior banco dos EUA, por activos, anunciou que vai realizar um aumento de capital de 10 mil milhões e, ao mesmo tempo, efectuou um corte de 50% no dividendo trimestral que cai assim para 0,16 dólares por acção.
Com este negócio o Citigroup fica com a base de crédito do Wachovia, avaliada num total de 312 mil milhões de dólares. O banco vai assumir perdas relacionadas com a dívida sénior e subordinada do Wachovia até um limite de 42 mil milhões de dólares, sendo que o FDIC irá assumir as perdas que excedem este montante. Para compensar o risco, o FDIC vai receber 12 milhões de dólares em acções preferenciais e “warrants”.
O Citigroup passará assim a contar com um total de 3.300 balcões e dependências em 21 estados dos EUA. A instituição financeira liderada por Winfried Bischoff já anunciou que menos de 5% dos balcões serão encerrados devido à sobreposição de dependências.