Página 1 de 1

Bolsa do Dubai vai permitir a prática do "short selling

MensagemEnviado: 29/9/2008 10:20
por Resina
10:11 Bolsa do Dubai vai permitir a prática do "short selling"
A Dubai International Financial Exchange (DIFX), uma das três praças dos Emirados Árabes Unidos, está a planear permitir aos investidores o recurso ao “short selling”, prática que tem gerado controvérsia a nível global e que foi mesmo suspensa em vários mercados.

De acordo com o “Arabian Business”, que entrevistou o presidente executivo da DIFX, Jeffrey Singer, até ao final de Novembro irá ser implementada uma fase de testes para as vendas a descoberto, mecanismo que é, no entanto, considerado “ilegal” por parte do regulador, o Emirates Securities Commodities Authority.

A venda a descoberto, ou “short selling”, consiste na venda de títulos emprestados, na esperança de que a cotação dessas mesmas acções desvalorizem para que depois sejam recompradas a um valor inferior. A diferença entre os preços resulta num ganho para o investidor.

Esta prática está proibida em vários mercados accionistas mundiais, essencialmente sobre títulos do sector financeiro. O “short selling” foi apontado como responsável pela dimensão das quedas nos títulos da banca, tendo sido proibido por um período limitado de tempo nos EUA e na Europa.