Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acções EDP Renováveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EUA

por rufa » 24/9/2008 10:20

rufa Escreveu: As acções da EDP Renováveis seguem em queda de 0,5%, nos 5,92 euros.

Cumps

Nahhhh :P

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

EUA

por rufa » 24/9/2008 10:19

O Senado norte-americano aprovou a extensão do pacote de apoio às energias renováveis, uma medida que irá “diminuir o risco de execução” dos projectos da EDP Renováveis, empresa portuguesa que tem nos EUA um mercado estratégico.

O pacote de 18 mil milhões de dólares (mil milhões de euros) em créditos fiscais para apoio à produção de energia através de fontes renováveis, foi aprovado ontem pelo Senado dos EUA.

Estes créditos, os Productions Tax Credit, para a energia eólica foram estendidos por um ano, em oito anos para a energia solar e para outras fontes de geração de energia a partir de recursos renováveis em dois anos.

O CaixaBI reage à aprovação do pacote salientando que “os incentivos à produção de energia por fontes renováveis nos EUA continuam a ser importantes para os investimentos da EDP Renováveis neste mercado estratégico”.

Esta “aprovação vem diminuir o risco de execução do ‘pipeline’ da empresa” neste mercado, destacam os analistas Pedro Morais e Fernando Garcia do Espírito Santo Research.

Ambos os bancos de investimento mantiveram inalteradas as recomendações de “comprar”, e as avaliações de 8,50 euros (ESR) e 9,10 euros (CaixaBI). As acções da EDP Renováveis seguem em queda de 0,5%, nos 5,92 euros.

Cumps

Registado: 29/11/2007 12:52

Já foram...

por rasteiro » 24/9/2008 9:53

As minhas que tinha comprado ontem.
Se calhar precipitei-me, mas já está.
Vendias a 6.145.
Nada mau.....

Já tinha saudades de fazer um negócio assim.

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

Tive que entrar

por tarzan tchetcheno » 24/9/2008 8:17

no call dez 7 eur a 0,09 com 23000

mais um warrant que considero a preço de saldo

Registado: 19/3/2008 20:29

por MikeCorp » 24/9/2008 0:32

Fica aqui o gráfico para ajudar à discussão.
Abraços bolsistas
Anexos
EDPR.jpg
Analise EDPR
EDPR.jpg (125.19 KiB) Visualizado 1228 vezes

Registado: 30/7/2008 22:22

Re: Este preço está convidativo??

por CerealKiler » 23/9/2008 17:24

tarzan tchetcheno Escreveu:O que acha a malta do caldeirão em relação às EDPR???

Estou tentado a ir lá buscar uma milena :mrgreen:

onde é que já ouvi este profecta da desgraça EDPr :mrgreen:

Registado: 1/4/2008 17:29

Re: Este preço está convidativo??

por rasteiro » 23/9/2008 16:13

Eu entrei hoje a 5.90€
Mas por este andar estou a ver que as tenho de despachar até ao final da sessão.
Vamos ver

tarzan tchetcheno Escreveu:O que acha a malta do caldeirão em relação às EDPR???

Registado: 29/11/2007 12:24

Este preço está convidativo??

por tarzan tchetcheno » 23/9/2008 15:37

O que acha a malta do caldeirão em relação às EDPR???

Registado: 19/3/2008 20:29

Quem me dera a mim?!?!

por LeoCip » 23/9/2008 14:59

Se eu tivesse essa possibilidade, não pensaria duas vezes... :roll:

E já agora era 310 x 2

Bons negócios
Quem nada arrisca nada pode esperar.

Registado: 29/11/2007 9:40

Re: Venda

por Celsius-reloaded » 23/9/2008 14:55

LeoCip Escreveu:Rafael,

Se acreditas que a acção tem potencial de crescimento, vende ao teu banco e volta a comprar a preços actuais:

OPS - 310 Acções 8 Euros = 2.480 Euros

Venda ao Banco - 5% - 124 Euros ( negativos )

Volta a comprar - 390 Acções a 5.95 = 2.320 Euros

Excluíndo as comissões e afins, aumentas o Nº de acções e o potencial de crescimento com o mesmo valor.
Espero que tenha sido claro :shock:

E já agora aconselha os teus amigos que querem manter as acções a fazerem o que foi descrito.

Claro que o Banco é que não vai gostar mto, mas contratos são contratos.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

Venda

por LeoCip » 23/9/2008 14:36

Rafael,

Se acreditas que a acção tem potencial de crescimento, vende ao teu banco e volta a comprar a preços actuais:

OPS - 310 Acções 8 Euros = 2.480 Euros

Venda ao Banco - 5% - 124 Euros ( negativos )

Volta a comprar - 390 Acções a 5.95 = 2.320 Euros

Excluíndo as comissões e afins, aumentas o Nº de acções e o potencial de crescimento com o mesmo valor.
Espero que tenha sido claro :shock:
Quem nada arrisca nada pode esperar.

Registado: 29/11/2007 9:40

por Celsius-reloaded » 23/9/2008 12:21

Digamos que se me tivessem oferecido esse "seguro" qdo foi a privatização não teria hesitado em ir à OPV!

Claro que acabei por não ir...
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por CerealKiler » 23/9/2008 11:22

entrega as tuas e se quiseres as minhas que pago os 5 % da perda total. :mrgreen: :mrgreen:

ou seja com perdas potênciais imediatas muito superiores, mais vale ter coragem de assumir hoje os 5 % receber liquidez e podes comprar as mesmas acções MUITO mais baratas hoje,. Quem acredita numa subida a mlprazo..faz contas e vê quanto tem de subir para recuperares os 5 % ou recuperares os 8 €...
Editado pela última vez por CerealKiler em 23/9/2008 17:24, num total de 1 vez.

Registado: 1/4/2008 17:29

por SilverTrader » 23/9/2008 10:56

Eu sei que cada um decide por si, mas neste caso acho que não se aperceberem da benece que têm e desperdiçarem-na assim...

Como é possível considerarem ficar com as acções quando as cotações estão a rondar os 6€.

Estamos a falar de 1,60€/acção valha-me!! Uma poupança brutal!

Se eu encontrasse compradores a 7.60€ fazia um empréstimo e comprava 1, 2, 3... milhões delas em bolsa e acho que ficava com umas mais-valias jeitosas 8-)

Registado: 29/11/2007 13:21

por artista_ » 23/9/2008 10:02

rafaelcruzz Escreveu:No banco alguns dos meus colegas vão ficar com as acções...

Isso tem unicamente a ver com facto de não querem assumir prejuízos, esquecendo que estão a assumir maiores, enfim um problema comum, sobretudo nos menos experientes na bolsa...

Imagina que banco criava uma linha de crédito para a compra de acções da EDPr, só que o preço de compra era 7.60€ e não os preços de mercado!!! Alguém comprava??! toda a gente se ria, mas não têm discernimento para ver que é isso que está a acontecer, estão a fazer um crédito para comprar acções muito mais caras do que o preço a que elas estão no mercado... para não perderem uns trocos!?!?!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rafaelcruzz » 22/9/2008 23:19

Caro FT

Este foi o meu primeiro investimento e ainda não estava totalmente desperto para estes 'negócios' e como dizes e bem

Flying Turtle Escreveu:No teu caso concreto, a perspectiva de o título poder vir a subir estava a impedir-te de ver que, independentemente disso, podias fazer já um excelente negócio.

No banco alguns dos meus colegas vão ficar com as acções, outros vão fazer a dação e eu não estava a conseguir tomar a minha decisão, porque não estava a arrumar as ideias e pensar racionalmente .

É sempre bom contar com as opiniões do forúm...

cumps

Registado: 22/9/2008 19:04

por Flying Turtle » 22/9/2008 22:29

rafaelcruzz Escreveu:Vou fazer a dação das acções, acho que é a melhor opção dado as respostas do forum.

Exacto, em face do que expuseste é a única decisão lógica. Independentemente do que vieres a fazer a seguir (comprar outra vez ou não).

Aproveito para realçar que muitas vezes os pequenos investidores se vêem envolvidos neste tipo de vício de raciocínio como aquele em que, se me permites, estavas a incorrer. Ao contrário da tendência natural, a partir do momento em que investiste num título qualquer, o preço de compra passou a ser completamente irrelevante:

Mesmo que, por exemplo, tivesses comprado um título a 100 e ele agora só valesse 2, deverias vender agora caso estiveses convicto de que poderia só valer 1,50 daqui a algum tempo. Ao fazê-lo, estarias a evitar ter uma perda adicional de 0,50 por título.

Se, mais tarde, viesses a considerar que o título teria probabilidades de vir a subir a cotação, comprarias de novo e, a partir desse momento, a história repetir-se-ia: O preço de compra deixaria de interessar e apenas a perspectiva de ganho ou perda no futuro face ao momento actual interessaria.

No teu caso concreto, a perspectiva de o título poder vir a subir (é uma expectativa que terás tu próprio de avaliar, ninguém to poderá garantir e não deves nunca embarcar em julgamentos alheios) estava a impedir-te de ver que, independentemente disso, podias fazer já um excelente negócio. Quer a cotação venha a subir quer venha a descer. Arrumar as ideias e pensar racionalmente nos factores que condicionam a decisão em cada momento é muito importante.

Boa sorte,
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por artista_ » 22/9/2008 22:12

A diferença é tão grande que é capaz de valer a pena vender os 310 títulos a perder os 5% e fazer um crédito pessoal para os recomprar ao preço de mercado... mas aos preços actuais são apenas cerca de 1800 euros, acho que podes usar umas poupanças e comprar os títulos sem pagar juros de empréstimos, caso os queiras manter claro!

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rafaelcruzz » 22/9/2008 20:15

SilverTrader Escreveu:Ou seja, vendes ao banco a 7.60€?!
Então pensa assim: tens um comprador a 7.60€ de acções que valem 6€.

Não tinha pensado assim, provalvelmente porque até agora ainda não tive nenhum custo com as acções e estava só a pensar no que 'não ia ganhar' e estava a esquecer-me do que 'não vou perder' face aos investidores que não tiveram as condições que eu tive.

Vou fazer a dação das acções, acho que é a melhor opção dado as respostas do forum.

Obrigado a todos e MarcoAntonio, obrigado pelo acolhimento.

cumps a todos e estou disponivel sempre que necessário.

por majomo » 22/9/2008 20:08

Exactamente, com um seguro desses que o banco te ofereceu... é aproveitar para, dentro do contexto, "só" perder 5%...

E mais uma vez, "os grandes", neste caso um banco, também perdem! :roll:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Crómio » 22/9/2008 20:03

Essa resposta minguém ta vai dar de forma honesta.

Claro que vai, todas as que vi aqui o foram (excepto a piadinha da astrologia...) e até incluo a tua...

O Artista, o Tartaruga, a Silver e o Marco (tudo gente de bem...) foram bem explícitos e concordo com eles a 100%:

Se podes sair hoje só com 5% de prejuizo, és um sortudo, porque há muito boa gente que está a arder com 20%.

É uma vantagem incrível, um seguro muito bom.

Repara que com isto ganhas 15% ao só perderes 5%, pensa nisso...

E deixa andar... isto ainda desce mais que a coisa não está nada bonita, até chegar aos 8€ muitos meses vão passar (digo eu que hoje tenho de adivinhar sem o Prof. Karamba) :mrgreen:

Boa Sorte (já a tiveste! Pudera muitos...)
e
Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por jjoliveiramath » 22/9/2008 20:02

Rafael.

Peço desculpa se usei palavras menos simpáticas, mas usei-as com a intenção de ficar vincada a ideia de que deves largar as acções. :wink:

Eu também fiquei desapontado com o que aconteceu com a EDPR, mas é algo que devemos estar preparados quando investimos em acções.

Agora, depois de teres o dinheiro na mão pensa assim:
Ao preço a que elas estão, compraria acções de EDPR?

Se a resposta for sim, compra. Se a resposta for não aguarda.

Conselho de um amigo: "Não se deve investir dinheiro em acções que, em caso de perda, nos deixe numa situação financeira débil.

Um abraço :wink:

Registado: 29/11/2007 4:14

por MarcoAntonio » 22/9/2008 19:46

rafaelcruzz Escreveu:a dúvida é: Será que vão haver ganhos a longo prazo?

Ganhos, se a EDPR se mantiver em Bolsa nos próximos anos, muito provavelmente irão surgir. Quando e como, ninguém pode dizer com toda a certeza e o quando e como farão toda a diferença. Imagina que o quando e como é daqui a 10 anos com uma valorização marginal de 5%. Não bateu sequer a inflacção (para não falar de outros custos associados ao negócio).

É claro que o quando e como podem ser totalmente diferentes também.

Pretendo apenas mostrar que o haver ganhos no longo-prazo por si só não respondem a nada (muito embora sejam expectáveis). Faço-me entender?

A natureza dos mercados é a incerteza. A certeza só reside nos investidores e não é real, ninguém pode afirmar com toda a certeza o que vai acontecer nos mercados e muito menos exactamente o que vai acontecer.

As pessoas, sejam investidores ou sejam analistas, meramente emitem opiniões sobre o que pensam que irá acontecer (ou sobre o que pensam que os activos valem). Isto é para tentar ajudar a contextualizar algumas respostas que surgiram e o seu porquê.

Aproveito e deixo um gráfico com todo o histórico da EDP Renováveis em bolsa e um brevíssimo comentário:

A EDP Renováveis apresenta uma tendência de baixa desde que entrou em Bolsa. Ainda não deu sinais concretos ou credíveis de que essa tendência tenha terminado. Nos últimos dias chegou a quebrar em baixa um suporte que existia no papel junto dos 6 euros, seguindo-se depois várias sessões extremamente atribuladas e em linha com o que tem ocorrido nos mercados internacionais.

Tecnicamente falando e por enquanto, a EDPR não está interessante. Quanto a Fundamentais, não opino.
Anexos
EDPR080922.png
EDPR080922.png (15.96 KiB) Visualizado 2267 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por SilverTrader » 22/9/2008 19:46

Ou seja, vendes ao banco a 7.60€?!
Então pensa assim: tens um comprador a 7.60€ de acções que valem 6€.
Se fosse eu vendia ao banco e comprava na bolsa.
Aliás, não comprei com empréstimo mas com capitais próprios, ao mesmo preço que todos e vendi a perder (claro!).
Recomprei bem abaixo e vendi um pouco acima. E posso dizer-te que se tivesse ficado com elas estava bem pior! Neste momento não tenho nenhumas.
Por vezes é melhor assumir perdas menores do que ficar entalado e ainda por cima com uma dívida! Para mim não há dúvida nenhuma: vendia logo.
A acção desceu mais do que suficiente para assumir essas perdas agora e evitar potenciais perdas mais tarde.
Além disso, se acreditas na acção, no mercado estão a vendê-las por uma bagatela - aproveita!

Sei que estás a pensar que só se perde dinheiro quando as vendemos, mas neste momento tens uma boa oferta e não sabes se no futuro próximo a acção vai chegar lá (aos 7,60€) quanto mais ultrapassar os 8.1€ (com os custos do empréstimo e das comissões, o teu lucro=0 é superior a 8€). Para já verfica-se uma resistência nos 7.20€.
Imagina dois cenários, daqui a um ano:
I)a acção chega aos 10.50€ (para já pouco provável)
II)a acção está a 5.50€ (mais provável que o cenário I)
Estás bem com qualquer um dos cenários? Assumes os ganhos tão bem como assumes a perdas?

Mais acrescento que muitos investidores ficaram dasapontados e entalados com essas acções e se se aproximar dos 8€ é de prever alguma pressão vendedora.
Editado pela última vez por SilverTrader em 22/9/2008 19:47, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 13:21

por rafaelcruzz » 22/9/2008 19:44

MarcoAntonio Escreveu:Eu chamo a atenção para algumas respostas, especialmente tendo em conta que se trata de um participante estreante no forum.

Já agora, bem-vindo ao forum rafaelcruzz.

Obrigado MarcoAntonio.

E já agora qual é que é a sua opinião?

cumps

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Luzemburg e 86 visitantes